Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/01/2024

São Timóteo e São Tito, bispos - Ano B - Branca
1ª Leitura: 2Tm 1,1-8 ou Tt 1,1-5 Salmo: Sl 117(116) - Anunciai a Boa-Nova a toda criatura.
evangelho
Rogai, portanto, ao Senhor da messe que mande trabalhadores à sua messe - Lc 10,1-9

Depois disso, o Senhor designou outros setenta e dois, e os enviou à sua frente, dois a dois, a todo povoado e lugar para onde ele pretendia ir. E dizia‑lhes: “A messe é abundante, mas os trabalhadores são poucos; rogai, portanto, ao Senhor da messe que mande trabalhadores à sua messe. Ide! Eu vos envio como cordeiros no meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias; e a ninguém saudeis pelo caminho. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘Paz para esta casa!’; e, se ali houver um filho da paz, vossa paz repousará sobre ele; caso contrário, ela voltará a vós. Permanecei nessa casa, comendo e bebendo o que vos oferecerem, pois o trabalhador é digno de seu salário. Não vos desloqueis de casa em casa. Em qualquer cidade em que entrardes e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei‑lhes: ‘Aproximou‑se de vós o Reino de Deus’.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje, na liturgia celebramos dois grandes colaboradores do apóstolo São Paulo: São Timóteo e São Tito. No Evangelho Jesus envia os discípulos em missão. A missão é um serviço em favor do Reino de Deus e um convite a todo aquele que deseja viver o seguimento de Jesus. Todos nós batizados somos também enviados como apóstolos, para falarmos e agirmos como em nome de Jesus.


Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina minha mente e abre meu coração para meditar e viver a Palavra de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Em silêncio, relacione o texto à sua vida e coloque-se entre estes escolhidos e enviados.
Quem nos envia? Para onde nos envia? O que nos é recomendado levar em missão? Qual mensagem deve ser anunciada? Como deve ser nosso comportamento durante a missão?

Evangelho: Lc 10,1-9Depois disso, o Senhor designou outros setenta e dois, e os enviou à sua frente, dois a dois, a todo povoado e lugar para onde ele pretendia ir. E dizia‑lhes: “A messe é abundante, mas os trabalhadores são poucos; rogai, portanto, ao Senhor da messe que mande trabalhadores à sua messe. Ide! Eu vos envio como cordeiros no meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias; e a ninguém saudeis pelo caminho. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘Paz para esta casa!’; e, se ali houver um filho da paz, vossa paz repousará sobre ele; caso contrário, ela voltará a vós. Permanecei nessa casa, comendo e bebendo o que vos oferecerem, pois o trabalhador é digno de seu salário. Não vos desloqueis de casa em casa. Em qualquer cidade em que entrardes e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei‑lhes: ‘Aproximou‑se de vós o Reino de Deus’.”

“Na época em que os Evangelhos foram escritos, supunha-se que o mundo fosse formado por 72 nações, número que sinaliza a universalidade da salvação. Hoje comemoramos a vida de Timóteo e Tito, grandes colaboradores na atividade missionária das primeiras comunidades. Escolhidos pela graça de Deus e pelo testemunho de Paulo, eles puseram em prática as recomendações de Jesus.
A construção da paz, da civilização do amor, continua a exigir trabalho conjunto e testemunho comunitário, porque cordeiros e lobos convivem no mesmo espaço. O convite para acordos de paz é urgente, imperativo e cheio de inquietações. É preciso nos unir em prol da paz que nasce do Evangelho”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Os discípulos são enviados de dois em dois para lugares aonde Jesus devia ir. Jesus nos quer onde Ele sente a necessidade de estar. Somos mensageiros do Mestre Jesus e devemos levar sua mensagem a todos os lugares.
Quais realidades e lugares, hoje, necessitam de missionários que anunciem Jesus Cristo?
Jesus pede aos discípulos que anunciem primeiramente a paz. Aonde deve chegar essa paz tão desejada por Jesus?
Você transmite a paz onde está: família, trabalho, comunidade, lazer, etc ?

Oração (Vida)

Jesus nos diz: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita”. Por isso, atendendo ao pedido do Senhor, rezemos:
“Senhor Jesus, que chamaste quem Tu quiseste, chama muitos de nós para trabalhar para ti, para trabalhar contigo. Tu, que iluminaste com a tua palavra aqueles que chamaste, ilumina-nos com o dom da fé em ti. Tu, que os amparaste nas dificuldades, ajuda-nos a vencer as nossas dificuldades de jovens de hoje. E se chamas algum de nós, para o consagrar totalmente a ti, que o teu amor anime essa vocação desde o seu germinar e a faça crescer e perseverar até o fim. Assim seja!” (São João Paulo II).

Contemplação (Vida e Missão)

O que a Palavra o/a leva a viver hoje? Para qual missão Jesus o/a envia? Que sentimento você experimenta neste momento? Que palavra deseja viver hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Celebramos Tito e Timóteo logo após a conversão de São Paulo, porque foram dois grandes colaboradores do apóstolo em sua atividade missionária. Tito não era judeu e Timóteo era filho de mãe judia e de pai pagão. Timóteo, ainda muito jovem, deixou sua família em Listra e acompanhou Paulo, Silas e Lucas em sua segunda viagem apostólica. Mais tarde se estabeleceu em Éfeso e tornou-se bispo da comunidade cristã. Tito, depois de ter ouvido alguma pregação de Paulo, acompanhou-o em suas viagens, até se estabelecer na ilha de Creta, onde organizou a comunidade cristã local. Atribuídas a Paulo, temos duas Cartas a Timóteo e uma a Tito. A segunda Carta a Timóteo é de autoria paulina. Timóteo e Tito não fizeram parte dos setenta e dois discípulos e provavelmente não conheceram Jesus, mas se tornaram apóstolos com a graça de Deus.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.