Fundo
Domingo, 06 de Outubro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/07/2024

14ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Os 2,16.17b-18.21-22 Salmo: Sl 145(144) - Misericórdia e piedade é o Senhor.
evangelho
Sai dele e nunca mais entres nele! - Mt 9,18-26

Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: "Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá". Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia, há doze anos, veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. Ela pensava consigo: "Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada". Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: "Coragem, filha! A tua fé te salvou". E a mulher ficou curada a partir daquele instante. Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, e disse: "Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo". E começaram a caçoar dele. Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Façamos com devoção o sinal da cruz. Coloquemo-nos na presença de Deus, silenciando a mente e o coração.


Peçamos: “Ó Jesus, Mestre Divino, iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta oração com a Palavra produza em mim frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Observe o que de profundo e essencial essas duas pessoas tem para se apresentar a Jesus com tanta confiança. Detenha-se na atitude das pessoas que se aproximam de Jesus para pedir VIDA. E na resposta de Jesus para com elas.

Evangelho: Mt 9,18-26 Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: "Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá". Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia, há doze anos, veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. Ela pensava consigo: "Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada". Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: "Coragem, filha! A tua fé te salvou". E a mulher ficou curada a partir daquele instante. Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, e disse: "Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo". E começaram a caçoar dele. Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

“Jesus está em missão e um pai o interrompe em súplica. Jesus para tudo e se põe a caminho. No trajeto, é surpreendido por um toque em seu manto. Ele para novamente e encoraja a fé de uma mulher sofrida e humilhada. Na casa do chefe da sinagoga, Jesus encontra uma multidão emocionalmente agitada e manda que todos se aquietem. No silêncio, ele sintoniza com o Pai e desperta a vida adormecida pela agitação humana. O pai, a mulher e a menina são pessoas desejosas de vida e interagem com Jesus. No encontro de corações abertos, confiantes, dispostos a colaborar com o amor divino, Deus não resiste. Ele nos desperta de nosso sono e nos coloca em ação para uma vida mais feliz.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

"Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá". “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele ficarei curada”. A fé se revela importantíssima para que aconteça o milagre.
Como eu me apresento ao Senhor quando desejo e suplico sua ajuda? Deixo-me contagiar por sua presença e seu amor?
Peça continuamente o dom da fé, fé profunda e confiante de que Ele está no controle de tudo. A fé não nos livra de todos os problemas da vida, mas nos dá luz e força para enfrentá-los.
Você cultiva essa fé confiante? Ou você desanima quando a oração não lhe dá a resposta imediata, conforme suas expectativas?

Oração (Vida)

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor suas preces, suas preocupações e seus pedidos.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que atitude de vida nova você assumirá hoje?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Um chefe de sinagoga se aproximou de Jesus, que estava falando ao povo. Ele veio pedir mais do que a cura de uma doença. Veio pedir a vida de sua filha que acabara de falecer. Ele acreditava que Jesus podia ressuscitá-la. “Vem impor a mão sobre ela e viverá”, foi o que aquele homem sofrido disse a Jesus. Imediatamente Jesus se levantou e foi à casa do chefe da sinagoga. Os discípulos também foram. O ambiente já era de funeral, conforme o costume dos judeus da época. Jesus pediu que se retirassem e disse a todos: “A menina não morreu, ela dorme”. Riram dele porque sabiam que a menina tinha morrido de verdade. Quem dorme, desperta. O corpo de quem morre se torna rígido, sem movimento. Dormir todos queremos; morrer, não! Queremos dormir e despertar, e, ao despertar, ver a face do Senhor. Jesus pegou a menina pela mão e ela se levantou. E viu a face de Jesus. Ela foi sinal da ressurreição.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.