Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 23/09/2023

São Pio de Pietralcina, Presbítero - Ano A - Branca
1ª Leitura: 1Tm 6,13-16 Salmo: Sl 100(99) - Servi ao Senhor com alegria.
evangelho
Saiu o semeador a semear sua semente - Lc 8,4-15

Reunindo-se uma grande multidão e acorrendo até ele gente de toda cidade, Jesus disse mediante uma parábola: “Saiu o semeador a semear sua semente. Ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, foi pisada e as aves do céu a devoraram. Outra parte caiu sobre a rocha e, tendo germinado, secou por falta de umidade. Outra parte caiu no meio dos espinhos, e os espinhos, crescendo ao mesmo tempo, a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa e, tendo germinado, deu fruto, cem por um”. Depois de dizer isso, exclamou: “Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça!” Seus discípulos lhe perguntaram o que significava essa parábola, e ele disse: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus; aos demais, porém, fala-se em parábolas, para que vendo não vejam, e ouvindo não entendam. A parábola significa isto: a ‘semente’ é a Palavra de Deus. Aqueles ‘à beira do caminho’ são os que escutam, mas logo vem o Diabo e lhes tira a Palavra do coração, para que não creiam e não sejam salvos. Aqueles ‘sobre a rocha’ são os que, ao ouvi-la, recebem a Palavra com alegria, mas não têm raízes; são os que por algum tempo creem, mas no momento da prova desistem. Aquilo que ‘caiu no meio dos espinhos’ são os que ouviram, mas, por causa das angústias, da riqueza e dos prazeres da vida, são sufocados e seu fruto não amadurece. E aquilo ‘em terra boa’ são aqueles que, tendo ouvido com coração nobre e bom, conservam a Palavra e, pela perseverança, dão fruto”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A parábola do semeador nos ajuda a compreender as diferentes formas com as quais acolhemos a Palavra de Deus em nossa vida. Neste novo dia que o Senhor nos concede, acolhamos com fé e alegria a Palavra de Deus.




"Envia, Senhor, teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra!
Que eu Te conheça e Te faça conhecido,
Te ame e Te faça amado,
Te sirva e Te faça servido,
Te louve e Te faça louvado por todas as criaturas.
Faze, ó Pai, que pela leitura da palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente e perceba como a Palavra ressoa em seu coração.

Evangelho: Lc 8,4-15 Reunindo-se uma grande multidão e acorrendo até ele gente de toda cidade, Jesus disse mediante uma parábola: “Saiu o semeador a semear sua semente. Ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, foi pisada e as aves do céu a devoraram. Outra parte caiu sobre a rocha e, tendo germinado, secou por falta de umidade. Outra parte caiu no meio dos espinhos, e os espinhos, crescendo ao mesmo tempo, a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa e, tendo germinado, deu fruto, cem por um”. Depois de dizer isso, exclamou: “Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça!” Seus discípulos lhe perguntaram o que significava essa parábola, e ele disse: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus; aos demais, porém, fala-se em parábolas, para que vendo não vejam, e ouvindo não entendam. A parábola significa isto: a ‘semente’ é a Palavra de Deus. Aqueles ‘à beira do caminho’ são os que escutam, mas logo vem o Diabo e lhes tira a Palavra do coração, para que não creiam e não sejam salvos. Aqueles ‘sobre a rocha’ são os que, ao ouvi-la, recebem a Palavra com alegria, mas não têm raízes; são os que por algum tempo creem, mas no momento da prova desistem. Aquilo que ‘caiu no meio dos espinhos’ são os que ouviram, mas, por causa das angústias, da riqueza e dos prazeres da vida, são sufocados e seu fruto não amadurece. E aquilo ‘em terra boa’ são aqueles que, tendo ouvido com coração nobre e bom, conservam a Palavra e, pela perseverança, dão fruto”.

“A parábola do semeador traz presente o dinamismo do Reino de Deus e a persistência de quem lança a semente. Em alguns momentos somos semeadores, em outros, somos os diferentes tipos de solo. A semente, que é a Palavra de Deus, tem germinação garantida. O testemunho cristão pode fazer toda diferença em um mundo que já dá sinais de cansaço do excesso de materialismo. Semeadores dinâmicos podem reverter as situações classificadas como impossíveis. A semente aguarda a oportunidade de germinação. O coração humano anda necessitado da boa semente para fazer surgir um novo tempo, com novas manifestações de vida. A hora já vai muito adiantada. É tempo de lançar a semente da esperança e do amor”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

É na Palavra de Deus que encontramos a força e as luzes para enfrentarmos os desafios do dia a dia, porque o encontro com a Palavra é o encontro com o próprio Cristo.
Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, nos lembra: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria”.

Você cultiva em sua vida o desejo de conhecer e aprofundar a Palavra de Deus pelo estudo e pela oração?
A Palavra que você reza e medita permanece em sua vida e orienta as suas ações?
Neste Mês da Bíblia, qual é o tempo que tem dedicado ao encontro com a Palavra? Qual apelo hoje a Palavra lhe faz?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? Na oração, temos um encontro direto com Deus. Ele está conosco e quer nos ouvir. Aproxime-se do Senhor com confiança e faça a sua oração, apresentando-lhe suas necessidades e preocupações.

“Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre meus olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça.” Amém. (S. João Crisóstomo)

Contemplação (Vida e Missão)

Tome como prática fazer esta oração de S. Crisóstomo sempre antes de ler a Bíblia. Ele fazia isso e nos legou esta preciosidade.

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Ir. Carmen Maria Pulga

De todas as partes, as multidões acorrem para escutar Jesus. A proclamação do Evangelho do Reino é central para Lucas. O esquema do texto é simples: parábola, pergunta dos discípulos e explicação de Jesus. Nas parábolas que tratam do campo, a relação entre semeador, semente e tipo de terreno é fundamental. Nesta parábola, o agricultor é diligente e a semente, generosa e fecunda. São apresentados quatro tipos de terreno: o caminho, as pedras, os espinhos e a terra boa. Os três primeiros se revelam infrutíferos: no primeiro, a semente não germina; no segundo, germina, mas não cresce; no terceiro, germina e cresce, mas não frutifica. Somente a terra boa produz fruto, cem por um, sinal grandioso da bênção de Deus. A semente da Palavra encontra muitas dificuldades para crescer, mas o semeador tem clareza: é preciso sempre semear. Dá a impressão de que ele nem escolhe o tipo de terreno, tal sua determinação em semear. A semeadura é sempre sinal de esperança, mas tudo depende de nossa disposição em acolher a Palavra. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.