Fundo
Quinta-feira, 01 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 11/05/2020

5ª Semana da Páscoa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 14,5-18 Salmo: Sl 115(113B) - Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória!
evangelho
Se alguém me ama, guardará a minha palavra - Jo 14,21-26

“Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.” Judas (não o Iscariotes) perguntou-lhe: “Senhor, como se explica que tu te manifestarás a nós e não ao mundo?” Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou. Eu vos tenho dito estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial



Iniciamos uma nova semana acolhendo o convite de Jesus para observarmos os seus mandamentos. Que durante este dia possamos conservar a Palavra em nosso coração e compreender com maior profundidade os seus ensinamentos.
Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho Jo 14,21-16 e observe as palavras que mais se repetem. O que elas significam no contexto da narrativa? O que significa acolher e observar os mandamentos do Senhor? Como conservamos a Palavra de Jesus em nossa vida? Como você percebe a ação do Espírito Santo, que nos ensina e recorda as palavras e ensinamentos de Jesus?

“A palavra “amor” se presta a muitas ambiguidades e confusões. Os jovens namorados dizem: “Nós nos amamos e isto basta”. Jesus ilumina o tema falando da necessária ligação entre o amor e a observância da Palavra. Para evitar confusões, Jesus aponta para aquele que virá recordar tudo o que ele tinha dito. É o papel do Espírito Santo, que é chamado por Jesus de Defensor. Enquanto o diabo é aquele que divide e acusa os irmãos, o Espírito Santo é o defensor e o advogado junto ao Pai. Fica estabelecida a comunhão entre Jesus e o Pai e entre Jesus e seus discípulos. O sinal do amor, insiste Jesus, é guardar suas palavras e seus mandamentos. O apóstolo Tiago, mais tarde, fará uma síntese maravilhosa entre fé e obras.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Qual palavra encontrou sintonia em minha vida? Qual mensagem o texto me comunica hoje? A Palavra de Jesus se transforma em vida na minha vida? Acolho a ação do Espírito Santo, que me ajuda a compreender os ensinamentos de Jesus?

Oração (Vida)

Entregue ao Senhor os apelos que a Palavra lhe fez e o desejo de vivê-los ao longo do dia.
Rezar com o salmista:

A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma.
Os testemunhos do Senhor
são dignos de confiança
e tornam sábios os inexperientes.

Os preceitos do Senhor são justos
e dão alegria ao coração.
Os mandamentos do Senhor são límpidos
e trazem luz aos olhos.

O temor do Senhor é puro
e dura para sempre.
As ordenanças do Senhor são verdadeiras,
são todas elas justas.

São mais desejáveis do que o ouro,
do que muito ouro puro;
são mais doces do que o mel,
do que as gotas do favo.

Por elas o teu servo é advertido;
há grande recompensa em obedecer-lhes. (cf. Sl 19, 7-11).

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que a Palavra colocou em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Desde o início, as comunidades cristãs são missionárias, não no sentido de proselitistas, mas de comunicadoras de uma Boa Notícia. Boa notícia alegra o coração. Os cristãos são pessoas felizes por terem encontrado Jesus Cristo em suas vidas. A alegria do encontro é visível e se irradia. Comunicamos o que nos alegrou para que outros participem do que nos fez bem. Queremos comunicar o que nos fez bem, porque também experimentamos muitas coisas que nos fazem mal. Destas pedimos que Deus nos livre. Paulo, Barnabé e seus companheiros estavam numa região chamada Licônia e lá fizeram alguns milagres. O povo do lugar e os sacerdotes começaram a adorá-los como se fossem deuses. Foi a oportunidade para eles mesmos tomarem consciência de que eram homens e não deuses e de anunciarem o Deus vivo e seu Filho Jesus. Esses discípulos missionários contavam com a presença do Espírito Santo, que o Pai enviou para ensinar tudo e recordar o que Jesus tinha dito. A sabedoria do Espírito impediu que Paulo e Barnabé aceitassem um culto que só a Deus é devido.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.