Fundo
Sábado, 21 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 09/08/2024

18ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Na 2,1.3, 3,1-3.6-7 Salmo: (Sl)Dt 32,35cd-36ab - Não há quem liberte de minha mão.
evangelho
Se alguém quiser vir atrás de mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me! - Mt 16,24-28

Então Jesus disse a seus discípulos: “Se alguém quiser vir atrás de mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me! Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro se arruinar sua vida? Que poderá dar o homem em troca de sua vida? O Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com seus anjos, e, então, retribuirá a cada um de acordo com seu modo de agir. Amém, eu vos digo: alguns dos aqui presentes não provarão a morte antes de terem visto o Filho do Homem chegando em seu reino”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Faça o sinal da Cruz com devoção, colocando-se na presença da Santíssima Trindade.
“Jesus eu creio que estás aqui comigo, ajuda-me a permanecer na tua presença e acolher tua Palavra”.
A caminhada para o seguimento de Jesus implica tomar e carregar com amor nossa cruz. Foi assim que o próprio Filho de Deus fez em sua caminhada no Projeto do Pai. Não somos seguidores de uma celebridade, mas sim de um Servo Fiel que carregou a cruz até a morte para nos garantir a vida.



Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

A bondade de nosso Senhor dá valor infinito a todos os nossos sofrimentos e necessidades no presente e no futuro.

Evangelho: Mt 16,24-28 Então Jesus disse a seus discípulos: “Se alguém quiser vir atrás de mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me! Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro se arruinar sua vida? Que poderá dar o homem em troca de sua vida? O Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com seus anjos, e, então, retribuirá a cada um de acordo com seu modo de agir. Amém, eu vos digo: alguns dos aqui presentes não provarão a morte antes de terem visto o Filho do Homem chegando em seu reino”.

“Jesus nos coloca diante de um bem inestimável: a vida, cujo valor não pode ser negociado. Há os que fazem da vida uma mercadoria de troca, há os que a destroem por motivos torpes. A vida é o grande tesouro que Deus nos concedeu e colocou sob nossa responsabilidade. É nosso dever zelar para que ela se desenvolva com dignidade, sem barganhas com as propostas sedutoras deste mundo. Ou seja, é preciso fazer opções e orientar toda a existência de acordo com o projeto de Jesus. Renunciar a si mesmo não significa anular-se, mas viver impulsionado por esse dinamismo de entrega radical da vida a Deus e ao próximo. Ter consciência de que a vida é breve, o tempo é curto e, aqui, viveremos uma só vez.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus não nos ilude: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. Sua cruz é vida doada e partilhada para nossa redenção.
Como você avalia sua capacidade de renúncia para ser fiel à proposta de Jesus?
Para seguir Jesus a cada momento, exige-se perseverança, fidelidade e muito amor. Como você se encontra na estrada de Jesus?
Há os que perdem tudo, para tudo ganharem. São os santos, são os heróis do Evangelho. Seja você um deles e terá tudo em abundância!

Oração (Vida)

Apresente ao Senhor o apelo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

Oração ao Espírito Santo, do Papa Paulo VI:
“Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o/a levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra?
Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

No seguimento de Jesus o decisivo não está nos cargos, funções ou títulos. Está no discipulado. Para o discípulo se usa o verbo seguir. Siga-me, venha comigo, com a sua cruz. Negue-se a si mesmo. Não se vai atrás de Jesus com projetos pessoais, com afirmação de personalidade, com bens, vontade própria e muitos laços afetivos. Negar a si mesmo e tomar a cruz significa caminhar com liberdade, sem apego à própria vida para não perdê-la. Descobrir em que Jesus crê e entregar o próprio ser em suas mãos é resultado de uma experiência concedida de graça ao discípulo fiel. Depois vem o resto. Diante do principal, tudo o mais se torna secundário. Na tentação do deserto, o demônio ofereceu o mundo todo em troca da vida do homem Jesus. Para ter a vida de Jesus, o demônio lhe daria tudo, porque o demônio valoriza a vida. Que poderá alguém dar em troca da própria vida? Se perdermos a vida por causa de Cristo, então nós a encontraremos. Que se perca esta vida por uma renúncia total para que a recuperemos quando o Senhor vier na glória do Pai. “Ditoso o coração enamorado que só em Deus coloca o pensamento e vive até de si mesmo descuidado.”

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.