Fundo
Quarta-feira, 07 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/08/2021

18ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Dt 6,4-13 Salmo: Sl 18(17) - Senhor, minha força.
evangelho
Se tiverdes fé, nada vos será impossível - Mt 17,14-20

Quando voltaram para junto da multidão, alguém se aproximou de Jesus, caiu de joelhos e disse: “Senhor, tem compaixão do meu filho. Ele tem crises de epilepsia e passa mal. Muitas vezes cai no fogo ou na água. Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!” Jesus tomou a palavra: “Ó geração sem fé e perversa! Até quando vou ficar convosco? Até quando vou suportar-vos? Trazei aqui o menino”. Então Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino, que ficou curado a partir dessa hora. Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: “Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?” Ele respondeu: “Por causa da fraqueza de vossa fé! Em verdade vos digo: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’, e ela irá. Nada vos será impossível”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que nos convida a crescer na fé.
A fraqueza de fé dos discípulos não permitiu que eles realizassem a cura do jovem com crises de epilepsia. Jesus então os adverte para que cresçam e amadureçam na fé. Em nossa meditação, tenhamos em mente esse convite que Jesus faz também a cada um de nós


“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura atenta do Evangelho. Destaque as instruções que Jesus dá aos discípulos. Qual é o tema central da narrativa? O que Jesus pede aos seus discípulos? Por que a necessidade de crescerem na fé?

Evangelho: Mt 17,14-20 Quando voltaram para junto da multidão, alguém se aproximou de Jesus, caiu de joelhos e disse: “Senhor, tem compaixão do meu filho. Ele tem crises de epilepsia e passa mal. Muitas vezes cai no fogo ou na água. Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!” Jesus tomou a palavra: “Ó geração sem fé e perversa! Até quando vou ficar convosco? Até quando vou suportar-vos? Trazei aqui o menino”. Então Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino, que ficou curado a partir dessa hora. Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: “Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?” Ele respondeu: “Por causa da fraqueza de vossa fé! Em verdade vos digo: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’, e ela irá. Nada vos será impossível”.

“A fé é um dom de Deus, ele a concede a todos, mas isso leva em conta nossa aceitação. Os discípulos, que estão iniciando o trabalho de continuar a obra de Jesus, falham nas primeiras tentativas. Não se trata de algo mágico, mas que supõe a fé. Eles ainda não estão convictos de que o poder de Deus, que age na pessoa de Jesus, pode agir neles também. A Igreja de Jesus não é uma sociedade como as outras, sujeita apenas a estratégias humanas bem-sucedidas. Ela caminha na fé. E o resultado dos seus discípulos depende desta fé. Significa não confiar nas próprias forças, mas crer que tudo depende dele. Nossa fé, mesmo limitada, é aceita por Deus. Devemos dizer como aquele pai: “Creio, Senhor, mas ajuda minha falta de fé” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

É a fé que nos abre o caminho para o coração do nosso Deus, que é pleno de amor e de misericórdia. A fé fraca de um crente é uma péssima atitude. Sem fé, nada tem sentido para nossa vida. Sem fé, Jesus é uma fantasia e o Evangelho, uma ideologia. Jesus lamenta a falta de fé dos discípulos de ontem. O que ele diria da fé dos discípulos de hoje? A minha fé e a sua fé são fracas ou fortes?

Oração (Vida)

É o momento do diálogo com Deus, em resposta ao que Ele revelou por meio de sua Palavra. Silencie o coração e faça a sua prece.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

Bênção

“Que o Senhor todo-poderoso me abençoe e me proteja; volte para mim os seus olhos misericordiosos, derrame sobre mim as suas copiosas graças, aumente minha fé, me dê me dê a paz, a tranquilidade e a força para ser sua testemunha no meio da sociedade. Amém”

Ir. Carmen Maria Pulga

Situações infra-humanas são atribuídas ao poder demoníaco. O demônio mesmo ou seus agentes diminuem o ser humano, tiram dele o que lhe é próprio, a começar pela dignidade. Enfermidades aparecem como manifestações de possessão diabólica, causadas pela maldade do demônio. Este último entra na pessoa, grita, espuma, faz com que ela caia na água ou no fogo. Possessão? Doença? Seja lá o que for, é algo desumano. Sendo que Deus se fez homem para humanizar a humanidade, aí está uma tarefa importante, que importa muito ao ser humano sofrido pelas enfermidades. Se tudo é consequência do pecado original, introduzido no mundo pelo demônio, temos que nos livrar do pecado original e do poder do demônio. Jesus mesmo apela para a fé. “Ó geração sem fé.” “Se vocês tiverem um pouquinho de fé, poderão transportar montanhas.” “Geração perversa”, se continuar alimentando o que é desumano.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.