Fundo
Sábado, 03 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 05/05/2020

4ª Semana da Páscoa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 11,19-26 Salmo: Sl 87(86) - O Senhor ama as portas de Sião.
evangelho
Se tu és o Cristo, dize-nos abertamente! - Jo 10,22-30

Em Jerusalém celebrava-se a festa da Dedicação. Era inverno. Jesus andava pelo templo, no pórtico de Salomão. Os judeus, então, o rodearam e disseram-lhe: “Até quando nos deixarás em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-nos abertamente!” Jesus respondeu: “Eu já vos disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim. Vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna. Por isso, elas nunca se perderão e ninguém vai arrancá-las da minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior do que todos, e ninguém pode arrancá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Na acolhida da Palavra de Deus, que vem ao nosso encontro neste dia, reconheceremos que Jesus é verdadeiramente o Messias da parte de Deus e que suas obras atestam que Ele é o enviado do Pai.
Para bem compreendermos a Palavra que vamos meditar, peçamos as luzes do Espírito Santo rezando: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”


Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho pausadamente, atentando-se aos personagens, ao contexto, aos diálogos... Depois, procure recontar a narrativa utilizando suas próprias palavras. Qual é a preocupação dos judeus ao procurarem por Jesus? De que forma Jesus reage? Quais questionamentos apresentam os judeus? O que Jesus quer dizer quando afirma: “Eu e o Pai somos um”?

“Os judeus querem uma resposta clara, sem rodeios: ‘Se tu és o Cristo, dize-nos abertamente!’. No entanto, nenhuma resposta seria convincente. Em nenhum dos evangelhos Jesus diz claramente ser o Messias. Jesus não irá responder com a clareza pretendida por eles. Ao invés de responder diretamente à questão, Jesus passa a falar de suas ovelhas. Lembremo-nos de que em todo o Antigo Testamento o povo de Israel se compara a um rebanho, e Deus, a um pastor (cf. Sl 23[22]). As ovelhas que escutam a voz é que conhecem o Pastor. A afirmação de Jesus referida às suas ovelhas, ‘eu lhes dou a vida eterna’, estarrece os judeus, pois quem pode dar a vida eterna, a não ser Deus? As ovelhas são confiadas a Jesus pelo Pai. É nas mãos do Filho e do Pai que as ovelhas estão. Nas mãos de Deus as ovelhas estão em segurança. Nas mãos fortes do Filho as ovelhas jamais se perderão. Jesus afirma uma unidade profunda entre ele e o Pai: ‘Eu e o Pai somos um’. Para quem todo dia recitava o Shemá Israel, a afirmação de Jesus soava a blasfêmia e escândalo” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como as palavras de Jesus encontraram acolhida em minha vida? Jesus afirma que as obras que Ele realiza em nome do Pai dão testemunho dele. A que obras Jesus se refere? Quais gestos e palavras de Jesus testemunham que Ele é o enviado do Pai? Os judeus se dirigiram a Jesus manifestando um desejo: “Se tu és o Cristo, dize-nos abertamente!” Qual pergunta está no meu coração hoje com a qual eu desejo conhecer melhor Jesus?

Oração (Vida)

Apresente ao Senhor a oração que brotou em seu coração ao ouvir a Palavra. Faça sua prece de agradecimento, pedido, intercessão. Recorde as pessoas e realidades que você quer apresentar nesta oração.

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Verbo feito carne, enviado pelo Pai para ensinar aos homens a verdade que dá a vida. Sois a verdade incriada, o único Mestre. Somente Vós tendes palavras de vida eterna. Nós vos louvamos e agradecemos, porque nos concedestes a luz da inteligência e da fé e nos chamastes à luz da glória. Nós cremos e abrimos a nossa inteligência e todo o nosso ser para aceitar e viver a vossa Palavra. Mostrai-nos, ó Senhor e Mestre, os tesouros da vossa sabedoria. Fazei que conheçamos o Pai e sejamos vossos discípulos autênticos. Aumentai nossa fé, para que vos possamos contemplar eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em minha vida? Qual foi a resposta de Jesus a minha pergunta sobre Ele? Qual apelo desejo colocar em prática neste dia.

Bênção

Cristo, a maior bênção do Pai, apareceu no Evangelho abençoando os irmãos, principalmente os mais humildes, e elevando ao Pai uma oração de bênção. Finalmente, tendo sido glorificado pelo Pai e subido ao Céu, derramou sobre os irmãos, remidos com o seu Sangue, o dom do Espírito, para que, movidos pelo seu poder, pudessem louvar e glorificar em todas as coisas a Deus Pai, adorá-l'o e dar-lhe graças, e, praticando obras de caridade, merecessem ser contados entre os benditos do seu reino. A benção de Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo desça sobre nós. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus diz que os judeus do seu tempo não acreditavam nele nem em suas palavras. Perguntavam se ele era ou não o Cristo e, no entanto, podiam ver as obras que ele fazia em nome do seu Pai. Não acreditam, diz Jesus, “porque não são das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem”. Quem são de fato as ovelhas do rebanho de Jesus? Santo Agostinho nos ajuda a responder com outra pergunta que ele mesmo faz: “São todos os que estão? E estão todos os que são?”. Ele pergunta se todos os que estão na Igreja são de fato discípulos de Jesus e se todos os que são de verdade discípulos de Jesus estão na Igreja. Muitos podem estar na Igreja sem pertencer ao rebanho, porque não ouvem a voz do Pastor. Outros, porém, que estão fisicamente fora do rebanho, participam do mistério pascal de Cristo de um modo que só Deus conhece. Suas obras realizam a vontade do Pai. O melhor será estar no rebanho, fazer parte dele de forma consciente, ouvir a voz do Pastor e segui-lo com muita disposição.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.