Fundo
Terça-feira, 20 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/02/2021

1ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Ez 18,21-28 Salmo: Sl 130(129) - Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?
evangelho
Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus - Mt 5,20-26

“Eu vos digo: Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não cometerás homicídio! Quem cometer homicídio deverá responder no tribunal’. Ora, eu vos digo: todo aquele que tratar seu irmão com raiva deverá responder no tribunal; quem disser ao seu irmão ‘imbecil’ deverá responder perante o sinédrio; quem chamar seu irmão de ‘louco’ poderá ser condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferenda diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferenda. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto ele caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade, te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

“Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina minha mente e abre meu coração para meditar e viver a Palavra de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Evangelho: Mt 5,20-26 “Eu vos digo: Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não cometerás homicídio! Quem cometer homicídio deverá responder no tribunal’. Ora, eu vos digo: todo aquele que tratar seu irmão com raiva deverá responder no tribunal; […] quem chamar seu irmão de ‘louco’ poderá ser condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferenda diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda.” […]

Em silêncio, relacione o texto à sua vida e responda para você mesmo(a). Quais palavras do Evangelho mais chamaram sua atenção?

“As sementes do Verbo estão presentes ao longo dos tempos; a sabedoria humana alcançou bons patamares. Mas com Jesus começa um novo tempo: “porém eu vos digo…”. Não basta o legalismo, que salva apenas as aparências. Os discípulos de Jesus, ao entrarem no Reino, assumem uma nova postura. Trata-se de aceitar a adorável pessoa de Jesus e seus ensinamentos. Ele ensina um novo modo de orar, um novo modo de agir, uma nova ética, um novo modo de se relacionar com o Pai e com os irmãos. Tudo se faz novo. Em vez da lei, o valor; em vez da atitude racional, o coração. E tudo isso é centrado no amor. E o amor de Deus significa amar sem medida; é amar do jeito do Pai. Este é o primeiro ato da liturgia da vida.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Faça a sua meditação procurando escutar o que Jesus quer lhe dizer por meio do texto.
O que diz, para você, a expressão: “... vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda”?
Cuidar do nosso modo de pensar e do nosso coração parece ser o que Jesus quer nos ensinar.
Como você se prepara para fazer a sua oferenda, para entrar na intimidade de Deus junto com seus irmãos?.

Oração (Vida)

Concede-me a graça, Pai querido, que ao longo desta Quaresma, eu possa progredir no conhecimento de teu Projeto – revelado em teu Filho Jesus Cristo; sustentado pelo Espírito Santo - e corresponder com minhas atitudes, ao teu imenso amor. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

O que a hoje Palavra o(a) leva a viver? Que sentimento você experimenta neste momento? Que palavra deseja viver hoje?

Bênção

- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria de receber o abraço do Pai.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus.” Todos os mandamentos e preceitos que estão na Bíblia se resumem na prática do amor fraterno, que tem, por regra de ouro, o fazer ao outro o que queremos que seja feito a nós. Esta regra pode exigir um pouco mais do que a mera observância da letra da Lei. “Não matei e não roubei” pode não dizer tudo. A maledicência rouba o bom nome e mata a boa fama das vítimas da língua. Os habitantes de Nínive se converteram da violência que tinham nas mãos. Mãos violentas matam, roubam, manejam armas letais. Quanto à língua, escreve São Tiago, “ninguém consegue domá-la”. Ela é um mal irrequieto e está cheia de veneno mortífero. Jesus propõe o remédio da reconciliação para os feridos de morte.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.