Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/02/2024

2ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Dn 9,4b-10 Salmo: Sl 79(78) - O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.
evangelho
Sede compassivos como vosso Pai é compassivo - Lc 6,36-38

Sede compassivos como vosso Pai é compassivo. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados. Perdoai e sereis perdoados; dai e vos será dado. Verterão em vosso regaço uma medida boa, comprimida, sacudida, transbordante. Com a medida com que medirdes sereis medidos”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.



Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina minha mente e abre meu coração para meditar e viver a Palavra de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia atentamente este Evangelho observando o que Jesus nos pede. Quais as condições que Ele coloca como parâmetro de sintonia com seus ensinamentos.

Evangelho: Lc 6,36-38 “Sede compassivos como vosso Pai é compassivo. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados. Perdoai e sereis perdoados; dai e vos será dado. Verterão em vosso regaço uma medida boa, comprimida, sacudida, transbordante. Com a medida com que medirdes sereis medidos. “Este Evangelho é um apelo para sermos misericordiosos como é o Pai. Sua misericórdia se manifesta na bondade para com todos, justos e injustos, como no caso da mulher adúltera, do filho pródigo, do bom ladrão etc. Por maior que seja nossa miséria, Deus sempre nos visita com sua misericórdia. Quando nosso amor ficar parecido com o jeito misericordioso de Deus amar, seremos capazes de reerguer as pessoas. Ficar próximo ao irmão, sem julgamento, cura muitas dores. Contudo, é preciso que a misericórdia esteja, por primeiro, em nosso julgar para que se concretize depois nas relações. Cantemos com o Pe. Antônio Maria: “Cura, Senhor, onde dói! Cura, Senhor, bem aqui! Cura, Senhor, onde eu não posso ir!”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Faça a sua meditação procurando escutar o que Jesus quer lhe dizer por meio do texto.
Quem é de Deus faz as coisas de Deus. Como são suas atitudes?
Como você cultiva seus pensamentos, julgamentos e ações?

Oração (Vida)

O convite à misericórdia nos é dirigido mais uma vez neste tempo quaresmal. Hoje, é o próprio Senhor quem nos pede: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”. Não julgueis..., perdoai...

Rezemos: Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender, memória para lembrar, vontade dócil para praticar, coração generoso para corresponder aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra para substituí-lo com um coração sensível, compassivo, isento de juízos precipitados, capaz de perdoar, um coração manso e humilde, semelhante ao de Jesus. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

O que a Palavra o/a leva a viver hoje? Que sentimento você experimenta neste momento?

Bênção

- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria de receber o abraço do Pai.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Quaresma é tempo de nos aproximarmos mais de Deus e sentir a sua perfeição. Ouvimos em São Mateus que é preciso ser perfeito como o Pai celeste é perfeito, e nos perguntamos: como isso é possível? São Lucas nos ajuda e nos esclarece quando escreve: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”. A perfeição de Deus se mostra na sua misericórdia; por isso, mais do que compreendê-la, nós a sentimos. O que quer dizer na prática ser misericordioso? Temos uma resposta no texto de São Lucas: não julgar, não condenar, perdoar, dar com generosidade, medir com largueza são ações da misericórdia. Dizem que nossas ações são concebidas primeiro na mente e depois no corpo. A concepção mental viria antes da concepção no ventre. Temos então um bom exercício quaresmal, que consiste em examinar e purificar a nossa mente. Nela se elaboram os julgamentos e as condenações, mas também o perdão. Depois vem a concepção no corpo. Mãos e pés se movimentam para a ação: doar com generosidade, medir com largueza. O resultado é que não seremos julgados, não seremos condenados, seremos perdoados. Sirva-nos de estímulo pensar que seremos medidos com a medida que usamos para medir os outros. Misericórdia não pode ser apenas uma palavra que repetimos à exaustão. Ela existe e se deixa ver em atitudes concretas, muitas vezes silenciosas.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.