Fundo
Sábado, 28 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 28/09/2024

S. Venceslau – S. Lourenço Ruiz e comps – 25º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Ecl 11,9–12,8 Salmo: Sl 90(89) - Senhor, tu te tornaste uma habitação para nós.
evangelho
Segundo anúncio da paixão - Lc 9,43b-45

Enquanto todos se admiravam por tudo o que ele fazia, Jesus disse a seus discípulos: “Prestai atenção a estas palavras: o Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens!” Eles ignoravam esse assunto, permanecia-lhes velado para que não o entendessem, mas temiam interrogá-lo sobre este assunto.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste novo dia que nos é concedido, renovemos nossa fé e nossa gratidão ao Deus que habita em nós:
“Jesus eu creio que estás aqui comigo. Ajuda-me a permanecer na tua presença”
Jesus é nosso Redentor e nosso Mestre e somente nele encontramos a vida em plenitude. É o que o Evangelho nos ensina: estamos irmanados e em sintonia com Deus quando ouvimos e praticamos seus ensinamentos.
Num momento de silencio interior criemos as disposições para ouvir e orar com sua Palavra.


“Senhor nosso Deus, que pela ação de teu Espírito possamos compreender a tua Palavra.”

Leitura (Verdade)

Procure estar focado/a, alerta e consciente à exortação de Jesus: Prestai atenção a essas palavras...

Evangelho: Lc 9,43b-45 Enquanto todos se admiravam por tudo o que ele fazia, Jesus disse a seus discípulos: “Prestai atenção a estas palavras: o Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens”. Contudo, eles não compreendiam essa afirmação; permanecia-lhes velada para que não a entendessem, mas temiam perguntar-lhe sobre o assunto.

“Os três Evangelhos sinóticos registram três anúncios sobre a paixão, nos quais Jesus procura antecipar aos discípulos o que lhe iria acontecer em breve. Nos Evangelhos, os acontecimentos da vida de Jesus e as suas palavras não são relatados da mesma maneira pelos evangelistas. O arranjo dos fatos tem a ver com a visão própria de cada um e o contexto da comunidade a quem se destina. No texto de hoje, Lucas acentua que os discípulos não compreendiam o significado das palavras de Jesus. Compreenderão mais tarde, após a ressurreição. Seguir a Jesus é caminhar na luz da fé. Essa luz ilumina o caminho à medida que avançamos, confiantes na promessa do Senhor: “Estarei convosco todos os dias!”. (Viver a Palavra – 2021. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

No Evangelho de hoje Jesus nos manda prestar bastante atenção em suas palavras. Elas nos falam da maneira concreta como ele será entregue nas mãos dos homens. E nos recordam mais uma vez que o amor não consiste em dar coisas, mas em doar-se a si próprio.
Retome o texto mais uma vez. Permaneça em silêncio por alguns instantes para que o Senhor fale ao seu coração.

Oração (Vida)

Este é o momento do diálogo com Deus, em resposta ao que Ele revelou por meio de sua Palavra. Silencie seu coração e faça sua prece.
Apresente ao Senhor os propósitos que brotaram em seu coração para que se concretizem em sua vida.
Peça também o dom da fé e a graça de levar a bom termo a missão que lhe foi confiada.

Contemplação (Vida e Missão)

Busque na contemplação do Mistério da Cruz a força em seus sofrimentos. Verbalize algum fato ou circunstância em que você precisa de força para ser fiel a Deus.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém..

Ir. Carmen Maria Pulga

Os discípulos não entenderam o anúncio da morte de Jesus. Não é o que esperavam, e menos ainda o que desejavam. Este foi o segundo anúncio em São Lucas: “O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens”. Eles não entenderam, e nós também não entendemos. Não entendemos o porquê da morte nem o porquê dos sofrimentos. Jesus não poderia ter salvado o mundo morrendo tranquilamente em uma cama? Pensando em termos teológicos, vemos o mal do mundo que se concentra na Paixão e Morte de Jesus. Tudo o que Jesus sofre enquanto homem mostra o que fazemos uns com os outros, mostra a maldade do pecado, que ele, o Cordeiro de Deus, veio tirar do mundo. Em termos históricos, não é de estranhar que maltratassem Jesus e o eliminassem. João se tornou uma ameaça para Herodes, o qual simplesmente o decapitou. Diz São Lucas que os fariseus avisaram Jesus que Herodes queria matá-lo e que Jesus chamou Herodes de raposa. Ele se tornou uma ameaça potencial aos romanos, que não tinham nenhum escrúpulo em executar seus opositores. Os romanos não podiam suportar a ideia de um Messias- -Rei agitando o povo. Embora não fosse esse o caso de Jesus, “Pilatos o condenou à cruz pela acusação de nossos homens mais importantes”, escreve o historiador Flávio Josefo. A crucifixão para qualquer pessoa era, ainda no dizer de Josefo, “a mais cruel, humilhante e miserável das mortes”. Sêneca preferia suicidar-se a ser posto na cruz.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.