Fundo
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 09/05/2020

4ª Semana da Páscoa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 13,44-52 Salmo: Sl 98(97) - Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
evangelho
Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta - Jo 14,7-14

“Se me conhecestes, conhecereis também o meu Pai. Desde já o conheceis e o tendes visto.” Filipe disse: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta”. Jesus respondeu: “Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Crede, ao menos, por causa destas obras. Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai. E o que pedirdes em meu nome, eu o farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste início da nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreendermos o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta: a sua relação com o Pai. Entremos na intimidade de nosso ser para rezar:


“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia-o e procure compreender o contexto do relato evangélico. Quais são as palavras ou gestos de Jesus? Qual tema perpassa a discussão dos personagens? De que forma Jesus manifesta o Pai?

“Filipe parece, enfim, entender o projeto de Jesus. Suas pregações sempre apontavam para duas prioridades: o Pai e o Reino. As referências ao Pai podem parecer aos discípulos meras abstrações. Por isso Jesus responde a Filipe mostrando que, vê-lo, é ver o Pai, e, ainda mais, as obras que ele realiza manifestam o Pai que age por ele. Aqueles que creem continuarão a obra de Jesus e a estenderão a toda parte. Com isso, suas obras, confirmadas pelo Espírito, serão maiores até que as de Jesus. A insegurança de Filipe, muitas vezes, é a nossa. O Mestre está sempre conosco, mas nem sempre temos consciência de sua presença e das extraordinárias possibilidades que ele nos deixou. E ele estará sempre ao nosso dispor.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Qual mensagem a Palavra de Deus lhe revela hoje? Você crê que Jesus revela o Pai? Como vive sua fé no Filho de Deus que veio ao mundo e é o Caminho para o Pai?

A falta de fé impediu Filipe de fazer a experiência de que estar diante de Jesus é estar diante de Deus. Também nós podemos estar vivendo esta mesma dificuldade. Filipe teve que fazer o longo e duro percurso da fé para poder compreender que Jesus é o enviado e revela o Pai. Somente por meio de Jesus conhecemos o Pai, e as obras que Ele realiza dão testemunho de que o Pai está nele.

Oração (Vida)

Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.
“Senhor Jesus, te agradecemos porque vivo estás em nosso meio, caminha conosco, partilha as nossas dores e alegrias, enche a nossa vida de paz e de esperança. [Inclua outros agradecimentos.

Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe viver hoje?

Bênção

Benção de São Francisco: O Senhor te abençoe e te guarde,
Mostre a ti o seu rosto e tenha misericórdia de ti.
Volte para ti o seu olhar
e te dê a paz.

Ir. Carmen Maria Pulga

Depois da Páscoa vem a Ascensão e a expectativa dos últimos tempos. Queremos ver o Pai, queremos ver a Deus. É a tua face, Senhor, que eu procuro. Não me escondas a tua face. Pode haver desejo maior e melhor? Escrevendo sobre sua vida, o Padre de Foucauld dizia: “Comecei a ir à igreja sem crer. Aí me sentia bem e fazia esta prece estranha: Meu Deus, se vós existis, fazei que eu vos conheça”. Conhecimento que começa aqui na terra pela fé e se realiza plenamente na eternidade, na visão face a face. Quantas pessoas conhecemos que já partiram? O que é feito delas? Ressuscitaram, podemos responder, ou estão vivas diante de Deus esperando a ressurreição da carne. Como se deu a passagem, como é estar em Deus, o que é feito da nossa individualidade, não sabemos exatamente. Ouvimos Jesus falar do Pai e cremos em suas palavras. Nós o ouvimos também dizendo: “Se pedirem alguma coisa em meu nome, eu o farei”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.