Fundo
Sábado, 27 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 28/03/2024

Missa vespertina da Ceia do Senhor - Ano B - Branca
1ª Leitura: Ex 12,1-8.11-14 Salmo: Sl 116B(115) - Erguerei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. 2ª Leitura: 1Cor 11,23-26
evangelho
Senhor, tu, lavar‑me os pés? - Jo 13,1-15

Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara sua hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou‑os até o fim. Durante a ceia – o Diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o desígnio de entrega‑lo –, sabendo que o Pai tudo dera em suas mãos e que de junto de Deus ele saíra e que para Deus voltava, levantou‑se de seu lugar na ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu‑se com ela. Depois, colocou água em uma bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxuga‑los com a toalha com a qual estava cingido. Veio, então, a Simão Pedro, que lhe disse: “Senhor, tu, lavar‑me os pés?” Respondeu‑lhe Jesus: “O que eu estou fazendo não o sabes agora; passadas estas coisas, porém, tu o compreenderás”. Disse‑lhe Pedro: “Jamais me lavarás os pés”. Respondeu‑lhe Jesus: “Se não te lavar, não terás parte comigo”. Disse‑lhe Simão Pedro: “Senhor, não somente meus pés, mas também as mãos e a cabeça”. Disse‑lhe Jesus: “Quem já se banhou não tem necessidade senão de lavar os pés, pois já está todo puro. Vós também estais puros, mas não todos”. Ele sabia quem iria entrega‑lo, por isso disse: “Nem todos estais puros”. Quando terminou de lavar‑lhes os pés, retomou seu manto, voltou para seu lugar na ceia e disse‑lhes: “Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais de mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Se eu, Senhor e mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Eu vos dei um exemplo para que, como eu vos fiz, também vós façais. Jesus: “O que eu estou fazendo não o sabes agora; passadas estas coisas, porém, tu o compreenderás”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Conforme a concepção judaica, os dias de festa iniciam sempre na tarde do dia anterior. A liturgia cristã segue a mesma compreensão. Por isso, a tardinha da Quinta-feira Santa já faz parte do Tríduo Pascal.
A liturgia de hoje é marcada sobretudo pela comemoração da última ceia e a instituição da Eucaristia, com a cerimônia do lava-pés, que nos ensina que o discípulo que deseja seguir ao mestre Jesus Cristo, deve pôr-se a serviço do próximo.



Oração: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em Tua Palavra. Envia Teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a Tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em Ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

A Palavra faz ressoar na Igreja e em cada coração, a verdade do amor, manifestado na solidariedade e na entrega da vida.

Evangelho: Jo 13,1-15 Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara sua hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou‑os até o fim. Durante a ceia – o Diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o desígnio de entrega‑lo –, sabendo que o Pai tudo dera em suas mãos e que de junto de Deus ele saíra e que para Deus voltava, levantou‑se de seu lugar na ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu‑se com ela. Depois, colocou água em uma bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxuga‑los com a toalha com a qual estava cingido. Veio, então, a Simão Pedro, que lhe disse: “Senhor, tu, lavar‑me os pés?” Respondeu‑lhe Jesus: “O que eu estou fazendo não o sabes agora; passadas estas coisas, porém, tu o compreenderás”. Disse‑lhe Pedro: “Jamais me lavarás os pés”. Respondeu‑lhe Jesus: “Se não te lavar, não terás parte comigo”. Disse‑lhe Simão Pedro: “Senhor, não somente meus pés, mas também as mãos e a cabeça”. Disse‑lhe Jesus: “Quem já se banhou não tem necessidade senão de lavar os pés, pois já está todo puro. Vós também estais puros, mas não todos”. Ele sabia quem iria entrega‑lo, por isso disse: “Nem todos estais puros”. Quando terminou de lavar‑lhes os pés, retomou seu manto, voltou para seu lugar na ceia e disse‑lhes: “Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais de mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Se eu, Senhor e mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Eu vos dei um exemplo para que, como eu vos fiz, também vós façais. Jesus: “O que eu estou fazendo não o sabes agora; passadas estas coisas, porém, tu o compreenderás”.

“O rito do lava-pés é um gesto carregado de amor, misericórdia e doação total. O Mestre dos mestres se curva para lavar os pés, abaixa-se para servir o ser humano. Com esse gesto, Jesus desconcerta seus discípulos, invertendo a lógica social comum. Declara, pontualmente, uma atitude fundamental para alguém sentar-se à mesa em seu Reino: o amor-serviço, em que o maior serve o menor. E dá o exemplo. Pratica um gesto de amor-serviço; um gesto provocador, um dos mais expressivos da identidade cristã. “Se compreenderdes isso, sereis felizes se o praticardes” (Jo 13,17). Na Eucaristia, encontramos força para servir mais e melhor, que é a fonte da verdadeira felicidade”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Tome consciência do movimento interno que a palavra suscitou em você, preste atenção aos seus pensamentos, sentimentos, iluminação, inspiração, apelos...
Do gesto do lava-pés Jesus não exclui nem mesmo aquele que o irá trair. A pergunta é: Como nós, cristãos, tratamos os que nos traem, abandonam, decepcionam e nos ferem?

Oração (Vida)

Este é o momento de permanecer em profunda contemplação e gratidão pelo grande dom da Eucaristia e do sacerdócio...

Se desejar pode concluir com esta prece do beato Tiago Alberione:

“Ó Jesus Divino Mestre, dou graças e bendigo ao vosso amorosíssimo Coração pelo grande dom da Eucaristia. Vosso amor vos leva a habitar no santo tabernáculo, e renovar vossa Paixão na Santa Missa, a dar-vos em alimento de nossas almas na comunhão.
Que eu vos conheça ó Deus escondido. Que eu beba das águas salutares na fonte de vosso amor. Concedei-me a graça de compreender e participar ativamente da missa, de comungar frequentemente com as devidas disposições.”

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple a presença de Deus iluminando, trazendo paz, apontando sentido para algum serviço que você possa realizar ao próximo ou á reconciliação com alguém com o qual você tem dificuldade de aceitar porque te traiu ou machucou.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Lava-pés e Eucaristia estão intimamente ligados. Quem participa da comunhão eucarística é chamado a lavar os pés de seus irmãos. O exemplo foi dado por Jesus, Mestre e Senhor, que consagrou o pão e lavou os pés dos discípulos.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.