Fundo
Quarta-feira, 30 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 29/07/2025

Ss. Marta, Maria e Lázaro - Ano C - Verde
1ª Leitura: 1Jo 4,7-16 Salmo: Sl 33(34) - Quero bendizer o Senhor durante todo o tempo. Evangelho Opcional: Lc 10,38-42
evangelho
Sou eu a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá, e quem vive e crê em mim jamais morrerá. - Jo 11,19-27

Muitos judeus tinham vindo até Marta e Maria para consolá-las pelo irmão. Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, foi encontrá-lo. Maria, porém, ficou em casa sentada. Disse, então, Marta a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas ainda agora sei que, quanto pedires a Deus, Deus te dará”. Disse-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. Disse-lhe Marta: “Sei que ressuscitará, na ressurreição, no último dia”. Disse-lhe Jesus: “Sou eu a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá, e quem vive e crê em mim jamais morrerá. Crês isso?” Disse-lhe: “Sim, Senhor! Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que vem ao mundo”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Jesus entrou numa aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.
Em união com toda a Igreja, celebramos hoje, na liturgia, a memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro. Esses irmãos, amigos de Jesus, trazem para todos os cristãos um testemunho de fé. Na escuta e na meditação da Palavra de Deus, peçamos que o Espírito Santo nos conceda também esta graça: a fé na ressurreição.


Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O Evangelho segundo João, identifica bem o temperamento de cada uma das irmãs de Lázaro. Marta sai ao encontro de Jesus, que acabara de chegar, enquanto Maria permanece em casa sentada. Sejamos as duas em momentos diferentes. Vamos ao encontro de Jesus e paremos para escutá-lo.

Evangelho: Jo 11,19-27 “Muitos judeus tinham vindo até Marta e Maria para consolá-las pelo irmão. Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, foi encontrá-lo. Maria, porém, ficou em casa sentada. Disse, então, Marta a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas ainda agora sei que, quanto pedires a Deus, Deus te dará”. Disse-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. Disse-lhe Marta: “Sei que ressuscitará, na ressurreição, no último dia”. Disse-lhe Jesus: “Sou eu a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá, e quem vive e crê em mim jamais morrerá. Crês isso?” Disse-lhe: “Sim, Senhor! Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que vem ao mundo”.

“As irmãs de Lázaro, amigas de Jesus e dos discípulos, completavam-se muito bem: Maria era voltada para a reflexão e a calma, enquanto Marta rapidamente tomava decisões e ia realizá-las. A prontidão valeu para ela o privilégio de manter com o Senhor o mais belo e límpido diálogo acerca dos mistérios da morte e da imortalidade. Suas dúvidas são as nossas, e as respostas do Senhor são as mesmas que ansiamos por ouvir e entender. Marta lamenta a morte do irmão, que Jesus poderia ter evitado, e, ao mesmo tempo, espera que este último interceda junto de Deus Pai. Seu consolo é a ressurreição no fim dos tempos. O Senhor lhe abre os olhos para uma luz muito mais próxima e clara: quem nele crê não morrerá.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp (Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Em silêncio meditativo observe como ressoam em sua vida as palavras de Jesus:

O que o texto diz a você?
Como ressoam em sua vida as palavras de Jesus: “Teu irmão ressuscitará” e “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá”?
Você também professa, como Marta: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que deve vir ao mundo”? Faça sua profissão de fé, aquela que brota em seu coração neste momento de sua vida.
Diga a ele de coração: “Senhor, eu creio, mas aumenta a minha fé.”

Oração (Vida)

Como Marta, Maria e lazaro ore: Pai, dá-me a graça de compreender a ressurreição de Jesus como vitória da vida e como sinal de que a morte não tem a última palavra sobre o destino daqueles que creem.

“Deus, nosso Pai, cremos na ressurreição, pois tudo caminha para a definitiva comunhão convosco. É para a vida, não para a morte, que fomos criados, pois como sementes que se guardam na palha, nós nos guardamos para a ressurreição. Temos certeza de que vós nos ressuscitareis no último dia, pois na vida dos vossos santos tais promessas se confirmaram. O vosso reino já está acontecendo no meio de nós, porque cada vez mais aumenta no homem a sede, a fome de justiça e de verdade e a indignação contra toda forma de mentiras. Temos certeza de que todos os nossos medos serão vencidos; toda dor e sofrimento serão mitigados, porque vosso anjo, nosso defensor, nos escudará contra todo mal. Cremos que vós sois o Deus vivo e verdadeiro, porque os tronos caem, os impérios se sucedem, os prepotentes se calam, os espertos e velhacos tropeçarão e ficarão mudos, mas vós permaneceis conosco para sempre. Que nos proteja na nova vida hoje e sempre.”

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize, em poucas palavras, o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Hoje celebramos a memória dos amigos de Jesus que residiam em Betânia, não muito distante de Jerusalém. Lá é lugar de encontro, de descanso e, na ocasião de hoje, da manifestação de mais um sinal do Messias. Marta é cheia de preocupações, com muitas ocupações e proativa. É ela que vai ao encontro de Jesus reivindicando sua presença como garantia de vida de seu irmão. Maria é a discípula, que fica aos pés do Mestre e os unge como prefiguração da sepultura de Jesus. Na morte de Lázaro, ela fica em casa, de luto, recebendo os pêsames. Lázaro, irmão das duas, adoece e morre. Jesus poderia ter ido antes curar sua enfermidade, mas resolve atrasar a visita propositalmente para manifestar algo ainda maior. Marta acredita no poder da oração de Jesus e em sua promessa de ressurreição de Lázaro; porém, ela não entende que será agora, mas só no último dia. O Mestre explica que ele mesmo é a ressurreição e a vida. Questiona se Marta crê nisso. Sua resposta é uma profissão de fé completa. Ela já anuncia o que acontecerá com Lázaro e com todo o que crer em Jesus: vencerão a morte.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.