Fundo
Sábado, 11 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 28/04/2024

5º Domingo da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 9,26-31 Salmo: Sl 22(21) - Tu és o meu louvor na grande assembleia. 2ª Leitura: 1Jo 3,18-24
evangelho
Sou eu a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor - Jo 15,1-8

“Sou eu a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não produz fruto, ele o corta, e todo que produz fruto, ele o limpa para que produza ainda mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, como eu em vós. Como o ramo não pode produzir fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Sou eu a videira; vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanece em mim será lançado fora como o ramo, e secará. Com outros ramos será recolhido, lançado ao fogo e queimado. Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e assim será para vós. Nisso, meu Pai será glorificado: se derdes muito fruto e vos tornardes meus discípulos.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

5º Domingo da Páscoa. No Evangelho deste domingo Jesus nos convida a permanecer nele, pois nele está a vida. Somente unidos a Cristo teremos vida plena, eterna. Nutridos por seu amor é que somos capazes de dar frutos de vida. Portanto, coloquemo-nos conscientemente na presença divina para que Ele – o Deus da Vida – nos transforme, assim como o Sol dá crescimento e vida à natureza.



Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”

Leitura (Verdade)

Leia atentamente este Evangelho. Depois, faça uma nova leitura, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Quem é Jesus segundo o texto? Quem somos nós nesta parábola? Qual a insistente preocupação de Jesus?

Evangelho: Jo 15,1-8 “Sou eu a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não produz fruto, ele o corta, e todo que produz fruto, ele o limpa para que produza ainda mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, como eu em vós. Como o ramo não pode produzir fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Sou eu a videira; vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanece em mim será lançado fora como o ramo, e secará. Com outros ramos será recolhido, lançado ao fogo e queimado. Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e assim será para vós. Nisso, meu Pai será glorificado: se derdes muito fruto e vos tornardes meus discípulos.

“Jesus se compara com uma videira, mas poderia ser qualquer outra planta. O que Jesus quer nos ensinar é que Ele é o tronco ao qual nós, os discípulos, estamos ligados. Somente ligados ao tronco é que os ramos recebem a seiva que possibilita dar frutos. E, se o tronco é verdadeiro, os ramos produzirão bons frutos. Ouvindo esta palavra de Jesus, peçamos que ele nos pode e vivifique. Que ele permaneça em nós e nós nele, porque sem ele nada podemos produzir para a santidade. Permanecer em Jesus é essencial para viver e frutificar. Como batizados, nossa vocação é produzir frutos segundo o coração do Pai. Permaneçamos unidos em Cristo, na fraternidade, para que nossa vida seja plena e gratificante”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Leia o Evangelho mais uma vez, faça a sua meditação e deixe-se tocar pela Palavra. Não tenha pressa, faça a leitura calmamente e sinta o toque de Jesus por meio do texto.
Quais são os frutos do Reino que a verdadeira videira produz?
Os frutos do seu agir são segundo os valores do Reino?
Você se sente vinculado ao Senhor, nosso Deus, por isso vive na serenidade e na confiança?

Oração (Vida)

Orar quer dizer falar com Deus, por isso, aproxime-se do Senhor e fale com Ele. Apresente-lhe suas preocupações e intenções. Reze pelas realidades que o/a cercam e agradeça ao Senhor sua vida e o grande amor que Ele tem por você. Agradeça pela luz da fé e pela presença de Deus em sua vida.
“Senhor, nosso Deus, que nos concedeis muito mais do que ousamos pedir e esperar, dai-nos um coração confiante e atento às surpresas do vosso amor. Por Cristo Senhor nosso.

Contemplação (Vida e Missão)

É o momento de responder à presença de Deus em nossa vida com um compromisso, um gesto concreto. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em seu coração neste dia?

Bênção

Benção da saúde:
- O Senhor esteja convosco.
- Ele esta entre nós.
- Oremos: Senhor nosso Deus, que enviastes vosso Filho ao mundo para carregar as nossas enfermidades e levar sobre si as nossas dores, nós vos suplicamos por todas as pessoas doentes para que com a paciência fortalecida e a fé renovada superem a doença por vossa benção e voltem a gozar saúde por vossa ajuda.
- Por Cristo Nosso Senhor.
- Amém.
- Deus de toda a consolação , que cuida de tidas as criaturas, vos dê a sua benção.
Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus se compara com uma videira. Quem não vive no campo ou em áreas onde não se plantam uvas, não tem ideia exata de uma videira e de todo o seu simbolismo. A comparação, porém, é válida para qualquer planta que dê frutos. A videira é um pé de uva. Estamos no Tempo Pascal e é sempre o Ressuscitado quem está falando. A planta tem ramos. O ramo que não dá frutos é cortado. O ramo que dá frutos é limpo pelo agricultor para que dê mais frutos. Os discípulos que ouvem Jesus falar já estão limpos pela palavra que Jesus lhes dirigiu. A palavra os purificou. Depois da proclamação do Evangelho se diz em voz baixa: “Pelos ditos evangélicos, sejam apagados os nossos delitos”. Portanto, que a Palavra proclamada nos limpe e purifique. Nós o ouvimos e, aceitando o que ele diz, afirmamos: “Nós permanecemos em Jesus e ele permanece em nós”. Se não permanecermos em Jesus, não poderemos dar fruto. Sem ele nada podemos

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.