Fundo
Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 09/01/2023

Batismo do Senhor, Festa - Ano A - Branca
1ª Leitura: Is 42,1-4.6-7 ou At 10,34-38 Salmo: Sl 29(28) - O Senhor abençoa seu povo com a paz.
evangelho
Sou eu quem necessita ser batizado por ti - Mt 3,13-17

Nesse tempo, Jesus foi da Galileia ao Jordão para ser batizado por João, mas este tentava dissuadi‑lo: “Tu vens a mim? Sou eu quem necessita ser batizado por ti”. Jesus, porém, lhe respondeu: “Consente por ora, pois assim nos convém cumprir toda a justiça”. Então João consentiu. Tendo sido batizado, Jesus saiu da água e, nesse momento, os céus se abriram e ele viu o Espírito de Deus descer como pomba e vir sobre ele. E uma voz do céu disse: “Este é meu Filho Amado, nele me comprazo”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Na oração nos dispomos a dialogar com Deus, sobretudo escutá-lo. Hoje, a liturgia nos convida a celebrar o Batismo de Jesus. “Este é o meu Filho amado; nele está o meu agrado”. Essa é a revelação que o Pai faz a respeito de Jesus, o homem batizado por João Batista. Acolhamos o que o Senhor quer nos dizer por meio de sua Palavra.


Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

Este é o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia-o com calma e silenciosamente. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. O que acontece no Rio Jordão? O que significam as palavras: “Este é o meu Filho amado; nele está o meu agrado”.

Evangelho: Mt 3,13-17 Nesse tempo, Jesus foi da Galileia ao Jordão para ser batizado por João, mas este tentava dissuadi‑lo: “Tu vens a mim? Sou eu quem necessita ser batizado por ti”. Jesus, porém, lhe respondeu: “Consente por ora, pois assim nos convém cumprir toda a justiça”. Então João consentiu. Tendo sido batizado, Jesus saiu da água e, nesse momento, os céus se abriram e ele viu o Espírito de Deus descer como pomba e vir sobre ele. E uma voz do céu disse: “Este é meu Filho Amado, nele me comprazo”.

“Jesus não precisava ser batizado, pois ele é o autor do batismo. No entanto, na sua humildade, não destoa do ritual praticado por João Batista. Vai até o rio Jordão para chegar ao coração de todos, inclusive em nosso coração, por meio do Espírito Santo. O batismo é a porta que se abre para a vivência na família cristã. O dia do batizado é festivo, pois ser cristão é participar da alegria que desconhece fim. A mesma voz que confirmou a filiação divina de Jesus nos acolhe e nos indica como viver. O mundo está sedento e somente o amor de Deus será capaz de saciar essa sede de amor, de justiça, de paz e de solidariedade. Vivamos alegremente o dom do nosso batismo.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Vamos trazer o texto para a nossa vida. De que forma a Palavra de Deus está em sintonia com a realidade em que eu vivo? Como vivo meu batismo? Quais sentimentos a Palavra de Deus despertou em mim?
Fique em silêncio por alguns instantes para compreender melhor o sentido de seu batismo.

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Com a Festa do Batismo do Senhor, a Igreja conclui o Ciclo do Natal, iniciado no Primeiro Domingo do Advento. Jesus vai inaugurar seu ministério público. A cena do batismo de Jesus é narrada por Mateus, Marcos e Lucas. João Batista, às margens do Jordão, prega um batismo para a remissão dos pecados. Jesus se apresenta a João, mas não vem para um banho de purificação. Ele dá um novo sentido ao batismo: inaugura-se o tempo do Reino. Jesus se solidariza plenamente com a humanidade. João batiza o autor do batismo, cumprindo toda a justiça do Reino. No batismo, o Pai manifesta a identidade e a missão messiânica do Filho. Os céus se abrem e o Espírito repousa sobre Jesus, ungindo-o para a missão. A voz do Pai o confirma: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”. Mas o que faz o sacramento do Batismo em nós? Ele nos torna filhos do mesmo Pai; irmãos e discípulos de Jesus; criaturas novas, cheias de dons e carismas, na força do Espírito; membros de uma comunidade eclesial missionária; regenerados no banho da graça; testemunhas e fermento do Evangelho no mundo. Boa missão a você!

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.