Fundo
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/02/2023

São Paulo Miki e Companheiros Mártires, Memória - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: Gn 1,1-19 Salmo: Sl 104(103) - O Senhor se alegra com suas obras.
evangelho
Suplicavam‑lhe que os deixasse tocar sua veste - Mc 6,53-56

Tendo terminado a travessia, chegaram a terra, a Genesaré, e aportaram. Quando eles saíram do barco, logo o reconheceram. Percorriam toda aquela região e, onde ouvissem que estivesse, começavam a trazer sobre os leitos os que estavam mal. E onde entrasse, em um povoado, em uma cidade, ou em um campo, colocavam os doentes nas praças e suplicavam‑lhe que os deixasse tocar a orla de sua veste. Quantos a tocavam ficavam curados.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Jesus é o Senhor da vida, ele não se esconde do povo. Ao contrário, vai ao se encontro e todos os que o tocam ficam curados, libertos e cheios de vida e fé dinâmica. As curas que ele fazia eram sinal de que alguma coisa nova e muito divina estava acontecendo. Mas, este poder de Jesus atuava em sintonia com o querer de cada coração humano. Vamos permitir que o Cristo Jesus olhe profundamente lá onde nascem nossos sentimentos e emoções, e também, nos liberte e nos plenifique com a alegria de seu amor.


Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos salvação, cura e confiança plena. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia pausadamente o Evangelho. Identifique o rosto da multidão que vai ao encontro de Jesus. O que buscam as pessoas que ouvem falar da presença de Jesus na sua região?

Evangelho: Mc 6,53-56 Tendo terminado a travessia, chegaram a terra, a Genesaré, e aportaram. Quando eles saíram do barco, logo o reconheceram. Percorriam toda aquela região e, onde ouvissem que estivesse, começavam a trazer sobre os leitos os que estavam mal. E onde entrasse, em um povoado, em uma cidade, ou em um campo, colocavam os doentes nas praças e suplicavam-lhe que os deixasse tocar a orla de sua veste. Quantos a tocavam ficavam curados.

“Jesus é a esperança de todos em todos os tempos. Aqueles que não sabiam mais a quem recorrer encontraram nele uma porta aberta, uma sensível acolhida e um amor sem fim. A fé era tão grande, que bastava tocarem em Jesus e ficavam curados. Os séculos e milênios passaram, mas ele continua atraindo as multidões. Contudo, para segui-lo é necessário esvaziar o coração e desapegar-se de tudo o que materializa a alma. A medicina continuará evoluindo; porém, o vazio existencial segue machucando e diminuindo o sentido do viver. O amor é a medicação eficaz que imuniza contra o contágio do mal. Permaneçamos no barco de Jesus para viver com sentido e com profunda alegria, na contínua doação ao próximo.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Leia-o novamente e repita as palavras que chamaram sua atenção. Tente imaginar a narrativa e coloque-se dentro da cena, com a multidão de doentes levados até Jesus para ao menos tocarem a franja do seu manto e serem curados. Jesus acolhe e cura os doentes, manifestando o amor e a misericórdia de Deus para com seus filhos, pois deseja que todos tenham vida, e vida em plenitude. O encontro de Jesus com cada doente é um encontro misericordioso. Com esse mesmo amor, Ele acolhe a cada um de nós. Entregue-se sem medo e sem reservas a esse amor infinito, poderoso e compassivo.

Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o/a cercam.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém Contemplação (vida e missão) = Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O mar da Galileia, também conhecido como lago de Genesaré ou de Tiberíades, é um imenso lago de água doce. Em torno dele, Jesus desenvolveu seu ministério público. O lago se tornou o grande caminho da missão: entre Cafarnaum e Genesaré; entre Tabga e Betsaida; entre Magdala e a Decápole. Jesus se tornou um missionário popular e conhecido. Logo é reconhecido pelas multidões. Esperam dele uma palavra, uma cura, um favor. O texto de hoje apresenta um sumário da atividade missionária e curativa de Jesus. Percorrendo aquela região, Jesus é buscado por muitos doentes. É bom não esquecer que não havia um Sistema Único de Saúde, como conhecemos. O Império Romano se interessa apenas pelos impostos. A presença do exército romano é odiosa e violenta. Levam, então, os doentes ao profeta compassivo e misericordioso. Dos campos, aldeias e cidades, aparecem doentes de todas as categorias. Eles só querem ser amados, escutados, curados. Sua esperança consiste ao menos em tocar a barra de sua veste. Em cada toque salvífico e libertador, Deus realiza a plenitude do seu Reino. Não sem motivo, Jesus significa “Deus salva”.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.