Fundo
Quinta-feira, 01 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 14/02/2023

São Cirilo e São Metódio, Memória - Ano A - Branca
1ª Leitura: Gn 6,5-8, 7,1-5.10 Salmo: Sl 29(28) - O Senhor abençoa seu povo com a paz.
evangelho
Tendes vosso coração endurecido? - Mc 8,14-21

E esqueceram‑se de levar pães e não tinham senão um só pão com eles no barco. Ele os advertia: “Vede, ficai atentos ao fermento dos fariseus e ao fermento de Herodes”. Eles discutiam entre si: “É porque não temos pães”. Tendo tomado conhecimento, ele lhes disse: “Por que discutis que é porque não tendes pães? Ainda não entendeis nem compreendeis? Tendes vosso coração endurecido? Tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis? Não vos lembrais de quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes?” Disseram‑lhe: “Doze”. “Quando os sete para os quatro mil, quantos balaios cheios de pedaços recolhestes?” Disseram‑lhe: “Sete”. E dizia‑lhes: “Ainda não compreendeis?”

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciemos a nossa oração pedindo ao Espírito Santo que nos guie e ilumine:


Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, rompe todo tipo de preconceito diante das pessoas necessitadas. Amém.”

Leitura (Verdade)

Jesus se entristece com a incompreensão dos apóstolos, alertando-os para que firmem sua fé nele. Observe o alerta que o Mestre faz aos discípulos.

Evangelho: Mc 8,14-21 E esqueceram‑se de levar pães e não tinham senão um só pão com eles no barco. Ele os advertia: “Vede, ficai atentos ao fermento dos fariseus e ao fermento de Herodes”. Eles discutiam entre si: “É porque não temos pães”. Tendo tomado conhecimento, ele lhes disse: “Por que discutis que é porque não tendes pães? Ainda não entendeis nem compreendeis? Tendes vosso coração endurecido? Tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis? Não vos lembrais de quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes?” Disseram‑lhe: “Doze”. “Quando os sete para os quatro mil, quantos balaios cheios de pedaços recolhestes?” Disseram‑lhe: “Sete”. E dizia‑lhes: “Ainda não compreendeis?”

“Entre acolher as multidões, curar os enfermos e prestar atenção nas contradições dos fariseus, Jesus ainda assim não esquece a caminhada catequética dos apóstolos. Na condição de enviado do Pai, ele desejava que os apóstolos fossem exímios conhecedores da vontade de Deus. O contratestemunho das autoridades e dos cegos observantes da lei serve de conteúdo para a formação dos doze apóstolos. Jesus mostra quais as atitudes que não devem ser seguidas. A multiplicação dos pães havia encantado a todos. Jesus, no entanto, mostra outra realidade: o compromisso com o Reino de Deus. Ao referir-se ao fermento dos fariseus e de Herodes, Jesus traz presente o quanto o mal pode desvirtuar e fragilizar a fé. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus se entristece com a dureza do coração e a cegueira espiritual dos discípulos e lhes mostra quais as atitudes que não devem ser seguidas.
Você tem um coração agradecido?
Qual é o seu critério para compreender as coisas de Deus?
Um coração endurecido não consegue penetrar nas coisas de Deus.

Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o/a cercam.

Contemplação (Vida e Missão)

Deixe-se provocar pela ação de Jesus. Perceber os sinais de Deus na história humana é estar de coração aberto a Deus.
Qual será sua ação concreta de hoje, a partir da escuta, meditação e contemplação do Evangelho?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

No início do capítulo 8, Jesus realizou o segundo milagre do pão. Os discípulos esqueceram-se de levar pão, na barca, para a refeição. Do pão, Jesus passa à metáfora do fermento: o fermento dos fariseus e de Herodes. Jesus fala da incredulidade que contamina. Eles não creem que Deus atue em Jesus Cristo, e os discípulos também não compreendem nada. Essa cegueira dos discípulos é típica do Evangelho de Marcos. Jesus está profundamente decepcionado com eles, os repreende e recorda um texto do profeta Jeremias: “Tendo olhos, não vedes; tendo ouvidos, não ouvis”. Jesus faz uma série de perguntas para ajudá-los a passar dos sinais do pão à fé, mas eles não conseguem perceber que aquele que alimentou duas vezes a multidão faminta, no deserto, é capaz de resolver o problema da falta de pão na barca. O que está em jogo é a dureza do coração dos discípulos. Isso quase os iguala aos fariseus e herodianos.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.