Fundo
Sábado, 21 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 23/08/2024

Santa Rosa de Lima, Padroeira da América Latina, Festa - Ano B - Branca
1ª Leitura: 2Cor 10,17–11,2 Salmo: Sl 148 - Louvai todos o nome do Senhor.
evangelho
Tendo encontrado uma pérola de grande valor, foi vender tudo o que possuía e a comprou. - Mt 13,44-46

“O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo. Quando um homem o encontra, volta a escondê-lo e, em sua alegria, vai e vende tudo o que possui e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é semelhante a um comerciante que andava à procura de pérolas finas. Tendo encontrado uma pérola de grande valor, foi vender tudo o que possuía e a comprou”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Memória de Santa Rosa de Lima. Rosa padroeira da América Latina.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

As coisas de Deus, sua ação, a salvação que nos oferece são realidades que escapam à nossa inteligência. São como tesouro escondido, como pérolas, cujo valor escapa a quem não os sabe valorizar. Que o Espirito Santo, nos ilumine e fortaleça na busca dos valores espirituais.


Rezemos: “Ó Divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra para substituí-lo com um coração sensível. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia com calma e silenciosamente o Evangelho. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente. Quais parábolas são utilizadas para falar do Reino dos Céus? Destaque as palavras que mais chamaram sua atenção e procure compreender o seu significado no contexto da narrativa.

Evangelho: Mt 13,44-46 “O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo. Quando um homem o encontra, volta a escondê-lo e, em sua alegria, vai e vende tudo o que possui e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é semelhante a um comerciante que andava à procura de pérolas finas. Tendo encontrado uma pérola de grande valor, foi vender tudo o que possuía e a comprou.”

“Jesus nos revela duas características da vivência do Reino dos Céus aqui na terra. A primeira diz respeito a um tesouro escondido e a segunda decorre da primeira: é preciso encontrar a pérola preciosa. Por fim, para possuir esse tesouro é necessário desapegar-se de outros bens, a fim de entrar no espaço interior onde ele se encontra e descobrir porque ele nos enche de alegria e encanto ao vislumbrá-lo. Aqui, Mateus nos leva a refletir sobre a experiência humana dessa descoberta, que plenifica nosso ser a ponto de abandonarmos tudo para garantir a riqueza que ela nos oferece. É aquela felicidade que se alcança pelo processo de amadurecimento na fé, firme e gradual, em nosso modo de ser e de agir.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Que perguntas o texto desperta em seu coração? Permaneça em silêncio por alguns instantes e contemple esta Palavra.
Você reconhece que o ensinamento de Jesus é o grande tesouro e a pérola valiosa que você tem procurado?
O texto enfatiza que o pescador de pérolas vai cheio de alegria. Como você avalia seu entusiasmo, o pulsar forte e confiante pelo Reino?

Oração (Vida)

Faça sua prece de agradecimento pelas pérolas que a Palavra de Deus lhe oferece, pelos amigos que nos indicam meios, técnicas e apoio para descobrirmos e avaliar as pérolas mais preciosas para uma vida verdadeira.

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrificio, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Apresente ao Senhor o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça tudo para não desperdiçar as pérolas que lhe são oferecidas durante este dia.

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

Mais do que todos os bens que alguém possui, vale o tesouro encontrado. Vende tudo o que tem o sábio negociante para ficar com a pérola de grande valor. Onde está seu coração? Procure saber, porque lá está o seu tesouro. Andamos por este mundo carregados de coisas e de nós mesmos, quando uma só coisa é necessária. A melhor parte está na pérola e no tesouro. É preciso encontrá-los. Caminhamos carregados e os passos se tornam pesados. Cresce o peso e afundamos. Vaidade das vaidades, dizia o sábio, pois vaidade é aquilo que passa rápido. “Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, depois da luz se segue a noite escura, em tristes sombras morre a formosura, em contínuas tristezas a alegria”, escreve o poeta. No meio das inconstâncias desta vida resta-nos a firmeza da busca, já que a firmeza dos bens deste mundo é a inconstância. Hoje estão e amanhã se foram. Continuamos à procura da pérola preciosa. Buscamos até encontrar o tesouro escondido. O negociante e quem comprou o campo antes tinham tudo, ou tinham muito, e na realidade não tinham nada, pois venderam tudo por causa do tesouro. Se ainda não sei bem o que é o Reino, começo a perceber que é algo muito valioso. Posso perder tudo o que tenho agora; se ficar com ele, estarei com tudo. Não sei o que é, mas o desejo, e se for alguém, quero-o ainda mais. Olho ao meu redor e vejo outros que pelo jeito já encontraram o tesouro que ainda procuro.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.