Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/02/2024

Santa Escolástica, Virgem - Ano B - Branca
1ª Leitura: 1Rs 12,26-32, 13,33-34 Salmo: Sl 106(105) - Lembra-te de mim, Senhor.
evangelho
Tenho compaixão da multidão - Mc 8,1-10

Naqueles dias, havia, novamente, uma grande multidão e não tinham o que comer. Tendo chamado os discípulos, disse‑lhes: “Tenho compaixão da multidão. Já faz três dias que me seguem e não têm o que comer. Se os despeço em jejum para suas casas, desfalecerão pelo caminho, e alguns deles vieram de longe”. Seus discípulos lhe responderam: “Como alguém poderia saciar de pão a estes, aqui, neste deserto?” Ele lhes perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles disseram: “Sete”. E ordenou à multidão que se acomodasse. E, tendo tomado os sete pães, deu graças, partiu e deu a seus discípulos para que os distribuíssem, e distribuíram-nos à multidão. E tinham alguns peixinhos; tendo‑os abençoado, disse que também estes fossem distribuídos. Comeram, ficaram saciados e recolheram os pedaços que sobraram: sete balaios. Eram, no entanto, cerca de quatro mil, e os despediu. E logo, tendo subido no barco com seus discípulos, foi para as regiões de Dalmanuta.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Basta um pouco de amor, compaixão e solidariedade para aliviar a dor de nossos irmãos.

Leitura (Verdade)

Este é o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia-o com calma e silenciosamente. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Quais são os sentimentos de Jesus? E como é sua ação?

Evangelho: Mc 8,1-10 Naqueles dias, havia, novamente, uma grande multidão e não tinham o que comer. Tendo chamado os discípulos, disse‑lhes: “Tenho compaixão da multidão. Já faz três dias que me seguem e não têm o que comer. Se os despeço em jejum para suas casas, desfalecerão pelo caminho, e alguns deles vieram de longe”. Seus discípulos lhe responderam: “Como alguém poderia saciar de pão a estes, aqui, neste deserto?” Ele lhes perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles disseram: “Sete”. E ordenou à multidão que se acomodasse. E, tendo tomado os sete pães, deu graças, partiu e deu a seus discípulos para que os distribuíssem, e distribuíram-nos à multidão. E tinham alguns peixinhos; tendo‑os abençoado, disse que também estes fossem distribuídos. Comeram, ficaram saciados e recolheram os pedaços que sobraram: sete balaios. Eram, no entanto, cerca de quatro mil, e os despediu. E logo, tendo subido no barco com seus discípulos, foi para as regiões de Dalmanuta.

“Para Jesus, todas as situações têm solução, porque o amor nos faz encontrar estratégias e recursos até nos desertos inóspitos. Em meio à multidão, sempre há alguém com meios ou ideias realizáveis: “sete pães e dois peixes”, e a solidariedade brota como milagre. Jesus encontra-se em território estrangeiro. Havia pessoas que o seguiam por três dias consecutivos. Seria desumano não se preocupar com a alimentação deles. Compadecido, Jesus pede a bênção ao Pai, dá graças, partilha e traz os pagãos para a mesa da fraternidade. Se Jesus encontrou uma solução, também podemos fazer algo parecido; se não é possível saciar a muitos, comecemos pelo irmão mais próximo.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Fique em silêncio por alguns instantes para compreender melhor o sentido das palavras: “Quantos pães tendes?”
Como discípulo/a de Jesus como você responderia a essa pergunta, hoje?
O que temos para partilhar? Como nos unir para encontrar soluções para os problemas sociais de hoje?

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus revolve depressa situações difíceis e complicadas. Certamente porque ele era movido pela compaixão. A compaixão o fazia agir rapidamente. Havia três dias que o povo estava com ele e já não tinha o que comer. Jesus sabe que alguns vieram de longe e sua sensibilidade se preocupa com toda aquela gente que pode desmaiar no caminho de volta para casa. Os discípulos não sabiam como alimentar quatro mil pessoas, mas tinham sete pães. Imediatamente Jesus pega os pães, recita a bênção, parte os pães e manda que os discípulos os distribuam. Havia também alguns peixinhos. Sentado, o povo comeu e ficou satisfeito, e foram recolhidos sete cestos com os pedaços que sobraram. Sabemos o que Jesus fez, embora não saibamos como o fez. Não importa. Sua misericórdia leva-o a agir rapidamente.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.