Fundo
Sábado, 20 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/10/2020

29ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Ef 3,2-12 Salmo: (Sl)Is 12,2-3 - Com alegria tirareis água nas fontes da salvação.
evangelho
Todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será pedido - Lc 12,39-48

“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, não deixaria que fosse arrombada sua casa. Vós também ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem.” Então Pedro disse: “Senhor, é para nós ou para todos que contas esta parábola?” O Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e atento, que o senhor encarregará de dar à criadagem a ração de trigo na hora certa? Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade, vos digo: ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. Ora, se um outro servo pensar: ‘Meu senhor está demorando’ e começar a bater nos criados e nas criadas, a comer, beber e embriagar-se, o senhor daquele servo chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o excluirá e lhe imporá a sorte dos infiéis. O servo que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. O servo, porém, que não conhecendo essa vontade fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. Portanto, todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será pedido; a quem muito foi confiado, dele será exigido muito mais!”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Jesus continua a nos lembrar sobre a necessidade de estarmos vigilantes para reconhecermos sua chegada. Ser vigilante é ser fiel e responsável no cumprimento das tarefas que nos são confiadas. Rezemos pedindo as luzes e as graças necessárias para perseverarmos até o fim.


Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do texto quantas vezes julgar necessário e repita as palavras ou frases que mais chamaram sua atenção. Detenha-se nas duas parábolas presentes na narrativa. Você recorda outras citações bíblicas em que Jesus nos faz um apelo à vigilância? Qual comportamento a narrativa nos motiva a viver?

“Não basta estar acordado, é necessário estar vigilante. Isto significa perceber o que acontece ao redor. São os sinais dos tempos – uns positivos e outros negativos – que devem ser interpretados. Jesus responde a Pedro, indiretamente, falando do administrador fiel. Ele toma conta da casa e faz tudo aquilo que imagina ser a vontade do seu patrão. A comparação entre o ladrão e o Filho do Homem se baseia no caráter imprevisível de sua chegada. A caminhada cristã supõe dinamismo. Nossa obra ainda não está acabada e devemos, aproveitando o tempo, ir amadurecendo em nosso projeto. Recém-começamos nosso trabalho, temos muitas tarefas a fazer e podemos ser interrompidos a qualquer momento.”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Como eu acolho os ensinamentos de Jesus em minha vida? Seus ensinamentos encontram sintonia com a realidade que eu vivo hoje? A Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em mim a fé, a esperança, a confiança no Senhor? Quais são os gestos que Jesus me convida a viver? O que significa ser uma pessoa vigilante?

Oração (Vida)

Senhor, ajuda-me a entender os sinais dos tempos!
Oração: Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Quando Jesus diz que é preciso estar preparado para quando ele vier, Pedro pergunta se ele está falando aos apóstolos ou para todos? Jesus responde com outra pergunta: “Quem é o administrador fiel e atento, que o senhor encarregará de dar à criadagem a ração de trigo na hora certa?”. O administrador estará preparado se for encontrado providenciando o alimento necessário para a sobrevivência do seu pessoal. Se, ao contrário, ele for encontrado batendo nos funcionários, comendo, bebendo e se embriagando, ele será partido ao meio. Pedro e seus colegas são o administrador.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.