Fundo
Quarta-feira, 16 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 02/03/2023

1ª Semana da Quaresma - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Est 4,17n.p-r.aa-bb.gg-hh Salmo: Sl 138(137) - No dia em que clamei me respondeste.
evangelho
Todo aquele que pede recebe - Mt 7,7-12

“Pedi e vos será dado, buscai e encontrareis, batei e vos será aberto; pois todo aquele que pede recebe, quem busca encontra e ao que bate se lhe abrirá. Quem dentre vós, se seu filho lhe pedir um pedaço de pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, mesmo sendo maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem. Portanto, tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei‑o vós a eles. Com efeito, nisso consiste a Lei e os Profetas”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em mim. Vou repetindo como um mantra essa invocação até sentir que meu ser está aberto e disponível para receber a Palavra de Deus.

Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Releio o Evangelho de hoje quantas vezes julgar necessário. Presto atenção para a pedagogia de Jesus.

Evangelho: Mt 7,7-12 “Pedi e vos será dado, buscai e encontrareis, batei e vos será aberto; pois todo aquele que pede recebe, quem busca encontra e ao que bate se lhe abrirá. Quem dentre vós, se seu filho lhe pedir um pedaço de pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, mesmo sendo maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem. Portanto, tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei‑o vós a eles. Com efeito, nisso consiste a Lei e os Profetas”.

“Nosso cotidiano é feito de muitos pedidos. De um jeito ou de outro, todos somos “pedintes”, necessitados de algo, incompletos. Por vezes, até exageramos, pois nossas orações se resumem em uma lista infinita de pedidos. Ainda bem que, aos poucos, estamos sistematizando a gratidão, que sempre será uma das mais belas preces. Jesus ensina a pedir, buscar e bater, que as portas se abrirão. Se até os pais atendem aos pedidos dos filhos, apesar das limitações humanas, então imagine Deus, em sua larga compaixão, o quanto faz por todos nós! Jesus, além de mostrar a sensibilidade e a misericórdia de Deus, ensina a chave de ouro da convivência: fazer aos outros aquilo que gostaríamos que eles nos fizessem.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Com o Pai-Nosso, Jesus nos ensinou a levar a Deus, com intimidade e confiança de filhos, nossas necessidades, comprometendo-nos primeiramente com a santidade, a glória e a vontade de Deus. Hoje, está nos recomendando a oração de súplica: pedir, procurar, bater à porta. Ele nos assegura de que seremos ouvidos, atendidos, por causa do imenso amor do Pai.
O exemplo de Deus benevolente, sempre disposto a nos acolher e ouvir, estimule nosso ser à misericórdia, ao perdão, à compreensão.
Minhas atitudes, meu comportamento nas relações familiares e com os mais próximos se espelham na atitude de Deus Pai?
"Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles."

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Se desejar conclua com esta oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação. Perdoa-me os limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço o desejo de seguir teus ensinamentos e peço que me fortaleças para ser fiel ao meu propósito.”

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?
Deus revela sua sabedoria aos simples. O que percebi que devo mudar a partir desta meditação orante?
Relembro meus propósitos desta Quaresma.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

No contexto do Sermão da Montanha e em meio a ditos variados, Jesus reflete sobre a eficácia da oração. O Reino de Deus é daqueles que o pedem. Deus se deixa encontrar por todo aquele que o busca com coração sincero. A insistência de Jesus é grande. Isso se revela no uso de três verbos: pedir, procurar e bater à porta. A estes verbos, correspondem três expressões: “Vos será dado”, “achareis” e “vos será aberta”. Para exemplificar, em um raciocínio do menor para o maior, Jesus se utiliza do relacionamento entre pais e filhos. A pedra e a cobra se assemelham ao pão e ao peixe. Certamente, por isso, são utilizadas por Jesus. A comparação é feita entre os pais terrenos, que são pecadores, e sabem dar coisas boas aos seus filhos. Imaginemos o Pai celeste, que é bom! Ele oferece as bênçãos do Reino a quem as pedir. O texto se conclui com a formulação positiva da regra de ouro da ética universal. Ela está presente nas várias culturas do Oriente Médio. É a síntese das Escrituras. O bem que nós queremos que os outros nos façam, devemos também fazê-lo a eles. Peçamos, então, o Reino de Deus com oração perseverante.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.