Fundo
Sábado, 21 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 13/07/2024

14ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Is 6,1-8 Salmo: Sl 93(92) - Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
evangelho
Todo aquele que se pronunciar por mim diante dos homens, também eu me pronunciarei por ele diante de meu Pai, que está nos céus - Mt 10,24-33

Um discípulo não é superior ao mestre, nem um servo superior a seu senhor. Basta ao discípulo chegar a ser como seu mestre e ao servo como seu senhor. E, se ao senhor da casa apelidaram de Beelzebul, quanto mais difamarão os membros de sua casa. Por isso, não os temais, pois nada há de encoberto que não será revelado ou escondido que não será conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia, e o que escutais ao ouvido, proclamai-o sobre os telhados! Não temais os que matam o corpo mas não podem matar a alma! Temei, sim, o que pode destruir alma e corpo na Geena! Não se vendem dois pardais por uma moeda de cobre? E, no entanto, nem um só cairá ao chão sem que o permita vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Por isso, não temais! Vós valeis mais do que muitos pardais. Portanto, todo aquele que se pronunciar por mim diante dos homens, também eu me pronunciarei por ele diante de meu Pai, que está nos céus; mas quem me renegar diante dos homens, também eu o renegarei, por minha vez, diante de meu Pai, que está nos céus”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O silêncio nos conduz a oração. Faça silêncio no seu ser, interiormente e deixe que toda a sua pessoa se harmonize no “sopro” do Espírito Santo
Espírito santo, que rezas silenciosamente no profundo do ser, torna-me pequeno/a, para ser capaz de entrar no silêncio de tua oração.



Rezemos: Vinde, ó Espírito Santo, dai-nos a sabedoria dos simples e nutri nossos corações com vosso amor.

Leitura (Verdade)

Leia amorosamente o Evangelho aos pés do Mestre Jesus. Leia e releia, impregne-se das palavras e exemplos de Jesus afim de pensar, falar, agir como Ele fez e ensinou.

Evangelho: Mt 10,24-33 Um discípulo não é superior ao mestre, nem um servo superior a seu senhor. Basta ao discípulo chegar a ser como seu mestre e ao servo como seu senhor. E, se ao senhor da casa apelidaram de Beelzebul, quanto mais difamarão os membros de sua casa. Por isso, não os temais, pois nada há de encoberto que não será revelado ou escondido que não será conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia, e o que escutais ao ouvido, proclamai-o sobre os telhados! Não temais os que matam o corpo mas não podem matar a alma! Temei, sim, o que pode destruir alma e corpo na Geena! Não se vendem dois pardais por uma moeda de cobre? E, no entanto, nem um só cairá ao chão sem que o permita vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Por isso, não temais! Vós valeis mais do que muitos pardais. Portanto, todo aquele que se pronunciar por mim diante dos homens, também eu me pronunciarei por ele diante de meu Pai, que está nos céus; mas quem me renegar diante dos homens, também eu o renegarei, por minha vez, diante de meu Pai, que está nos céus”.

“As palavras de Jesus nos conduzem para o profundo de nosso ser, onde reside aquilo que nos causa medo. Ele conhece a alma das pessoas. E, por isso, dirige nossa atenção, antes de tudo, à atitude interior, que pode ser de negação da vida. Depois, ele repete diversas vezes: “Não tenhais medo” em tom imperativo. E dá razões pelas quais a confiança deve sempre vencer. “Basta ao discípulo chegar a ser como seu mestre e ao escravo, como seu senhor”. Com estas palavras, Jesus nos conscientiza de que aqui neste mundo nós seremos também como ele, perseguidos, martirizados, mas também vencedores. Jesus sabe que essas situações produzem medo. Por isso, promete estar sempre conosco, bem perto de nós” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Meu coração é aberto ao convite de Jesus? Deixo-me guiar por sua luz, sua palavra? Dialogue com a Palavra que você acabou de ler e procure perceber os apelos que ela lhe faz.

Como eu vivo essas palavras do Evangelho de hoje e como as testemunho com minha vida?
Quais minhas verdadeiras opções e desejos concretos?
Que sentimentos eu provo quando tenho a oportunidade de doar-me no serviço ao outro?

Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos a nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida. Agradeçamos ao Senhor seus ensinamentos.
Conclua com a oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver, pela vossa graça. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Este é o momento de verbalizar nossa resposta ao convite de Jesus. Que palavra do Evangelho se tornará vida em sua vida neste dia?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Para o discípulo, basta ser como o Mestre, o que não é pouco. Somos discípulos de Jesus Cristo e queremos ser parecidos com ele, sabendo que, apesar de todo o bem que fez, teve que aguentar muitas críticas. Nada, porém, o paralisou. Seguiu adiante caminhando decididamente para Jerusalém, sabendo que seus dias terminariam na cruz. Sofreu em sua humanidade, experimentou o que é próprio nosso, menos o pecado, para poder nos animar e nos dizer: “Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas são incapazes de matar a alma!”. Não ter medo, porque valemos muito aos olhos do Pai. E não ter medo de se declarar a favor de Jesus diante dos outros.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.