Fundo
Domingo, 30 de Março de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 27/03/2025

3º Semana da Quaresma - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Jr 7,23-28 Salmo: Sl 94(95) - Dai ao Senhor a glória de seu nome.
evangelho
Todo reino dividido contra si mesmo acaba devastado, e uma casa cai sobre outra casa - Lc 11,14-23

Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. E, quando o demônio saiu, o mudo falou, e as multidões ficaram admiradas. Alguns deles, porém, disseram: “É por Beelzebul, o chefe dos demônios, que expulsa os demônios”. Outros, pondo-o à prova, pediam-lhe um sinal do céu. Ele, conhecendo-lhes os pensamentos, lhes disse: “Todo reino dividido contra si mesmo acaba devastado, e uma casa cai sobre outra casa. E, se também Satanás estiver dividido contra si mesmo, como seu reino poderá subsistir? Vós dizeis que é por Beelzebul que eu expulso os demônios; mas, se é por Beelzebul que eu expulso os demônios, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso, eles serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, é sinal de que o Reino de Deus precipitou-se sobre vós. Quando o homem forte e bem armado guarda sua morada, suas posses estão seguras. Mas, quando outro mais forte o assalta e vence, tira-lhe a armadura na qual confiava e distribui os despojos dele. Quem não está comigo está contra mim, e quem não reúne comigo dispersa.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Preparo-me para a oração. Tranquilizo meus pensamentos como se estivesse para entrar num recinto sagrado. Aproximo-me com confiança do meu próprio templo interior... Jesus Cristo quer renovar nosso interior, a casa de nossa existência, e nos colocar numa caminhada de fé, de verdade e vida, no caminho do amor verdadeiro.
Ele quer nossa adesão total, quer que o reconheçamos como nosso único Salvador e nossa única esperança. Ele nos fala ao coração: podemos tranquilamente confiar nele. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.




“Senhor, nosso Deus, que nos concedeis muito mais do que ousamos pedir e esperar, dai-nos um coração confiante e atento às surpresas do vosso amor. Por Cristo Senhor nosso. Amém.

Leitura (Verdade)

O primeiro e mais fundamental objetivo da missão de Jesus é vencer o espírito do mal, com vistas a restituir ao homem o Espírito de filho de Deus. Leia pausadamente este Evangelho procurando entender a atitude de Jesus. Traga para perto de você a Palavra de Deus. Deixe que ela penetre sua mente e suas emoções. Peça ao Pai que aqueça seu coração, que o nutra com seu amor e o cure por sua compaixão.

Evangelho: Lc 11,14-23 “Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. E, quando o demônio saiu, o mudo falou, e as multidões ficaram admiradas. Alguns deles, porém, disseram: “É por Beelzebul, o chefe dos demônios, que expulsa os demônios”. Outros, pondo-o à prova, pediam-lhe um sinal do céu. Ele, conhecendo-lhes os pensamentos, lhes disse: “Todo reino dividido contra si mesmo acaba devastado, e uma casa cai sobre outra casa. E, se também Satanás estiver dividido contra si mesmo, como seu reino poderá subsistir? Vós dizeis que é por Beelzebul que eu expulso os demônios; mas, se é por Beelzebul que eu expulso os demônios, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso, eles serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, é sinal de que o Reino de Deus se precipitou sobre vós. Quando o homem forte e bem armado guarda sua morada, suas posses estão seguras. Mas, quando outro mais forte o assalta e vence, tira-lhe a armadura na qual confiava e distribui os despojos dele. Quem não está comigo está contra mim, e quem não reúne comigo dispersa.”

“Segurança armado em frente à casa, reino desmoronando por consequência da divisão, gente silenciada pelo demônio da mudez! Donos da verdade sempre ocupados em ver, julgar, condenar, desautorizar, com mentiras, a vida dos outros…! Mundo difícil aquele em que Jesus viveu! Todavia, apesar de assustador, este trecho também pertence ao Evangelho e é Palavra de Deus; portanto, tem muito a nos dizer e traz a força de transformar o que na nossa sociedade está – mas não devia – igual a ou pior que nos tempos em que o Senhor andou pela terra. Nosso consolo é que a multidão ainda pode se maravilhar, porque o olhar de Deus lê todos os pensamentos, e quem com ele faz sua colheita jamais se dispersará.” (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Diante das falsas acusações Jesus é radical: “Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”. Permaneça em silêncio por alguns instantes e deixe a Palavra encontrar espaço em sua vida. Reveja suas ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus.
Reflita por alguns instantes sobre as diversas ações de Jesus para que as pessoas tivessem vida digna: ensinamentos, curas, milagres… O que os gestos de Jesus dizem a você hoje?
Quais demônios nos cercam, nos aprisionam e nos impedem de viver com dignidade? É desejo de Deus que seus filhos vivam com dignidade e com sentido.

Oração (Vida)

“Salvai-me, ó Deus, por vosso nome, libertai-me por vosso poder. Escutai ó Pai minha oração; dai ouvido as minhas palavras:”

Ofereça ao Senhor os frutos de sua oração, apresente os bons desejos que brotaram em seu coração e reze por suas necessidades, dos que lhe são próximos e pela humanidade...

Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó Bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me separe de Vós.
Do espírito maligno defendei-me.
Na hora da morte, chamai-me. E mandai-me ir para Vós. Para que com Vossos Santos Vos louve. Por todos os séculos dos séculos, Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

“Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.
O que a vida está lhe pedindo agora?
Você está na estrada de Jesus, interagindo com Ele?
Como você se propõe a viver esta Palavra hoje?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

As curas e os exorcismos realizados pelo Messias sinalizam a ação salvífica de Deus, que expulsa o mal da humanidade. Mais que um “milagreiro”, Jesus é o enviado do Pai que traz a Boa-Nova por sua firme pregação e seus gestos de poder. Enquanto a multidão fica admirada, alguns, provavelmente escribas e fariseus, acusam Jesus de agir em nome de Beelzebul, chefe dos demônios. A dureza do coração deles os impede de enxergar a ação de Deus, e então reivindicam ainda um sinal do céu. O Mestre os repreende trazendo a imagem do reino dividido que acaba arruinado. Por mais que seus exorcismos pudessem ser confundidos com aqueles realizados no mundo judaico, como ele estaria lutando contra seu próprio povo? E se o mal é banido, como Satanás, o “adversário” de Deus, poderia expulsar seus próprios demônios? Jesus conclui com uma pequena parábola, comum ao ambiente judaico. Ele é o “homem forte” que vence Satanás, o “homem forte” que desarma o palácio, ou seja, liberta a pessoa do mal. O Mestre é aquele que agrega, reúne e convida os seus para somar forças na instauração do Reino de Deus.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.