Fundo
Sábado, 05 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 01/01/2020

Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria - Ano A - Branca
1ª Leitura: Nm 6,22-27 Salmo: Sl 67(66) - Que Deus nos dê a graça e a sua bênção. 2ª Leitura: Gl 4,4-7
evangelho
Todos os que ouviram os pastores ficavam admirados com suas palavras - Lc 2,16-21

Foram, pois, às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. Quando o viram, contaram as palavras que lhes tinham sido ditas a respeito do menino. Todos os que ouviram os pastores ficavam admirados com aquilo que contavam. Maria, porém, guardava todas estas coisas, meditando-as no seu coração. Os pastores retiraram-se, louvando e glorificando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, de acordo com o que lhes tinha sido dito. No oitavo dia, quando o menino devia ser circuncidado, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido no ventre da mãe.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste primeiro dia do ano, recordamos Santa Maria, Mãe de Deus, e celebramos o Dia Mundial da Paz. Peçamos ao Senhor, nosso Deus, que nos abençoe e nos acompanhe durante todo esse novo ano.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ajuda-me a reconhecer e querer a vontade de Deus, assim como Maria. Amém!”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Em um lugar silencioso, leia o Evangelho, quantas vezes julgar necessário, identifique os personagens presentes na narrativa e destaque as frases que mais chamaram sua atenção. Quem encontrou Maria, José e o recém-nascido? Qual é o ensinamento presente no texto?
" Com serenidade e paz damos os primeiros passos no Ano da Graça de 2020. Embora o tempo seja sempre igual, algumas datas nos ajudam a meditar sobre o sentido de nossa vida. É momento de refletir sobre nossas escolhas e – se necessário – refazer algumas delas. O tempo é o espaço do amor de Deus. Com o tempo construímos a eternidade. Como os pastores, com pressa, buscamos aquele que nos foi enviado pelo Pai e que nos traz a Boa-Nova da Salvação. Com alegria iniciamos o Ano-Novo em companhia da mãe Maria. Ela nos ensina a guardar a Palavra de Deus no coração, maravilhados com o novo que Deus realiza. Iniciamos o Novo-Ano na certeza de que poderemos contar com o amor de Deus, manifestado em Jesus." (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Leia mais uma vez o Evangelho, com bastante calma, e permita que a Palavra entre em sua mente e seu coração. Faça a sua meditação, abrindo espaço para que a Palavra faça morada em sua vida. Escute o que o Senhor quer lhe dizer.
Proponho-me a viver a Palavra de Deus, na Liturgia, todos os dias do ano

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Silencie seu coração e abra-o ao Senhor. Faça sua oração apresentando-lhe suas intenções e as intenções das pessoas que lhe pediram orações. Apresente também ao Senhor os seus propósitos para este novo ano que se inicia.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Sintetize em uma palavra o que você deseja viver hoje. Confirme com oração seu propósito para este novo ano.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

Surge a aurora de um novo dia no amanhecer do Ano-Novo. A aurora precede o sol que desponta no horizonte. A aurora é Maria. O sol é seu Filho, Jesus. Que o Sol traga luz e calor a toda a terra que recebemos em herança do ano que passou e dos mártires e heróis que lutaram para tornar o Reino palpável para esta geração. Que ao término deste novo ano se possam recordar “a atividade da nossa fé, o esforço da nossa caridade e a perseverança da nossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo”.
O calendário civil marca o início de um novo ano. O calendário litúrgico, mais uma festa do Tempo do Natal. A mãe do Menino recém-nascido é hoje proclamada verdadeira Mãe de Deus. Como é possível que Deus, princípio de tudo, tenha mãe, se a mãe vem antes do filho? Neste sentido, Deus não tem e não pode ter mãe. Deus também não tem corpo. Ele é puro espírito. No entanto, decidiu tornar-se um de nós e se encarnar. Tomou então um corpo daquela que o gerou por obra do Espírito Santo. Aquele que nasce desta mãe é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Ele tem mãe, que pode ser chamada de Mãe de Deus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.