Fundo
Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 15/12/2025

3ª Semana do Advento - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Nm 24,2-7.15-17a Salmo: Sl 24(25) - Senhor, faze-me conhecer teus caminhos.
evangelho
Tomando a palavra, Jesus lhes disse: Também eu vos farei uma pergunta; se me responderdes, então eu vos direi com que autoridade faço isso - Mt 21,23-27

"Jesus foi ao Templo e, enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu essa autoridade?” Tomando a palavra, Jesus lhes disse: “Também eu vos farei uma pergunta; se me responderdes, então eu vos direi com que autoridade faço isso. O batismo de João, de onde era? Do Céu ou dos homens?” [...]

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Silenciando o coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”




Vinde Senhor, visitai-nos na paz, para que nos alegremos de todo o coração na vossa presença.

Leitura (Verdade)

Os rabinos acreditavam que Elias devia preparar a vinda do Messias. Os discípulos, então, interrogaram Jesus sobre isso..., e Jesus afirma que a vinda do Messias foi preparada por João Batista..

Evangelho: Mt 21,23-27 “Jesus foi ao Templo e, enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu essa autoridade?” Tomando a palavra, Jesus lhes disse: “Também eu vos farei uma pergunta; se me responderdes, então eu vos direi com que autoridade faço isso. O batismo de João, de onde era? Do Céu ou dos homens?” Eles discutiam entre si: “Se dissermos: ‘Do Céu’, ele nos dirá: ‘Por que, então, não crestes nele?’; mas, se dissermos: ‘Dos homens’, deveremos temer a multidão, pois todos consideram João como profeta”. Eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ele também lhes disse: “Nem eu vos digo com que autoridade faço essas coisas”.

“As autoridades de Jerusalém formaram um grupo notável de sacerdotes e anciãos a fim de impor mais respeito ao questionamento que fariam a Jesus. Em suma, a questão era burocrática: ninguém podia se arvorar em mestre e juntar discípulos sem antes ter frequentado as escolas superiores e sido habilitado ao ensino. O Mestre galileu, além de nunca haver estudado em Jerusalém, também espalhava ideias e fomentava práticas que resgatavam o verdadeiro sentido das prescrições religiosas: relacionar-se com Deus sem se esquecer dos mais necessitados. O Mestre ouve tudo e apela para a autoridade moral do profeta João Batista e para a sensibilidade do povo, esvaziando a atitude fiscalizadora dos chefes.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
No momento da meditação, somos convidados a ler o texto novamente, para atualizar e assimilar a Palavra, ligando-a a nossa vida.
Faça a leitura do Evangelho e escute o que Deus quer lhe dizer por meio dele. Durante a leitura, deixe-se tocar pela Palavra e escute a voz do Senhor, que fala com você. Avaliar: como recebo a admoestação de João Batista que insiste “Preparei o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!”?

Oração (Vida)

Aproxime-se do Senhor, Deus de amor e bondade, e faça a sua oração. Vamos pedir a Deus que continue insistindo conosco mesmo quando resistimos, somos lentos ou indiferentes em responder aos seus apelos e convites. Apresente suas intenções e preocupações ao Senhor...
“Ó, Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria participemos da plenitude da vida”.
Neste momento, você pode lembrar aquelas pessoas as quais você desejou um Feliz Natal e rezar por elas, tornando seus votos uma prece para que a celebração natalina seja uma bênção em suas vidas.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Quais compromissos você deseja concretizar em sua vida?

Bênção

Sejas bendito, Príncipe da Paz, Senhor sempre fiel às tuas promessas e a aliança de amor, porque em Cristo, teu Filho, iluminastes a nossa vida com o esplendor da tua presença. Concede-nos acolher a tua luz e tornar essa celebração de Natal uma aproximação de tua paz e de teu amor em nossas vidas.

Ir. Carmen Maria Pulga

A pregação e as obras prodigiosas de Jesus incomodam as autoridades judaicas. O Mestre está ensinando no Templo de Jerusalém, quando é questionado pelos sumos sacerdotes e pelos anciãos do povo sobre dois pontos: com que autoridade ele age e quem o autorizou para isso. A identidade messiânica de Jesus é posta em xeque. Seus adversários exigem as credenciais de seu ministério, uma vez que ele não é de linhagem sacerdotal nem levítica. No fundo, não acreditam nele, tampouco reconhecem sua filiação divina. Jesus, em estilo rabínico, os responde com uma contra pergunta sobre a origem humana ou divina do batismo de João Batista. Eles também não acreditam nas palavras do precursor, nem mesmo que ele foi um enviado de Deus. Temem declarar isso abertamente pela reação da multidão, que considera João um profeta. Resta-lhes responder que não sabem. Mais que ignorância, os líderes de Israel revelam sua incapacidade e sua rejeição em acolher a realização das promessas proféticas na pessoa do Cristo e de seu precursor, o que logo depois culminará no martírio de ambos.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.