Fundo
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 03/02/2021

4ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Hb 12,4-7.11-15 Salmo: Sl 103(102) - O Senhor ouvirá a prece do desamparado.
evangelho
Um profeta só não é valorizado na sua própria terra, entre os parentes e na própria casa - Mc 6,1-6

Saindo dali, Jesus foi para sua própria terra. Seus discípulos o acompanhavam. No sábado, ele começou a ensinar na sinagoga, e muitos dos que o ouviam se admiravam. “De onde lhe vem isso?”, diziam. “Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E esses milagres realizados por suas mãos? Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, irmão de Tiago, Joset, Judas e Simão? E suas irmãs não estão aqui conosco?” E ele se tornou para eles uma pedra de tropeço. Jesus, então, dizia-lhes: “Um profeta só não é valorizado na sua própria terra, entre os parentes e na própria casa”. E não conseguia fazer ali nenhum milagre, a não ser impor as mãos a uns poucos doentes. Ele se admirava da incredulidade deles. E percorria os povoados da região, ensinando.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nossa oração veremos que Jesus está em Nazaré, sua terra, e provoca a admiração das pessoas que ouvem seus ensinamentos na sinagoga. Ao mesmo tempo, Ele observa a resistência e a falta de abertura para o acolherem como o Enviado do Pai.
Medite com esta canção:



Com fé, peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Quem é Jesus, segundo a narrativa? Quais questionamentos o povo faz sobre Jesus? Quais palavras Jesus dirige ao povo? Por que Jesus não é valorizado em sua terra e entre seus parentes?

Para o evangelista Marcos, esta é a última vez que Jesus entra numa sinagoga. O episódio confirma a profecia do velho Simeão. Ele é sinal de contradição; é ruína e salvação. Suas palavras encantam, mas ele não é aceito por seus conterrâneos, na pequena Nazaré. O idioma hebraico não possui muitos vocábulos e, com a expressão irmãos e irmãs, quer designar sua parentela, possivelmente primos e primas. Nem suas palavras nem seus prodígios foram suficientes para que mudassem de opinião. Em toda parte, Jesus despertava admiração. Mas ali ele se admira com a falta de fé daquelas pessoas. Mas sempre há alguém que é fiel. Assim, alguns doentes, porque tinham fé, foram curados por ele. O profeta, muitas vezes, é rejeitado em sua terra. (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Dialogue com a Palavra que você acabou de ler e procure perceber os apelos que ela lhe faz. As palavras e gestos de Jesus tocam minha vida e inspiram minhas ações?

Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos nosso dia e pedimos que o Espírito Santo nos conceda a graça do discernimento para buscarmos a Luz verdadeira, que deve orientar a nossa vida, nosso agir e nossas decisões.
Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia? Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

A bênção do Pai, o amor do Filho e a luz do Espírito Santo estejam sobre mim e sobre toda a humanidade. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus ensina, é ouvido, e muitos se admiram de que um carpinteiro como ele tenha tanta sabedoria. Não o valorizam e se desvalorizam por ser ele um do meio deles. Podiam orgulhar-se que um dos seus, e carpinteiro, pudesse ensinar com sabedoria. O ser humano é curioso. Não aceita o seu igual. Se alguém conta as coisas boas que Deus lhe permitiu fazer, não é ouvido, provoca ciúmes e reações. Por que não nos alegramos com o bem dos outros? Jesus, porém, não se deixou paralisar pela falta de aceitação de seus conterrâneos. Seguiu adiante percorrendo os povoados da região e ensinando. Se lhe fecham a porta, abra uma janela! – São Brás foi bispo na Armênia no começo do século quarto. Antes, tinha sido médico. Naquele tempo, Licínio, imperador do Oriente, começou a perseguir os cristãos. São Brás foi preso, e, quando ia para o martírio, uma mãe lhe mostrou uma criança de colo engasgada com uma espinha de peixe. São Brás abençoou a criança, e ela ficou curada. Em seguida, o santo bispo foi degolado.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.