Fundo
Domingo, 07 de Setembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 02/03/2021

2ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Is 1,10.16-20 Salmo: Sl 50(49) - Quem me oferece o sacrifício de louvor, me honra.
evangelho
Um só é o vosso Guia, o Cristo - Mt 23,1-12

Depois, Jesus falou às multidões e aos discípulos: “Os escribas e os fariseus sentaram-se no lugar de Moisés para ensinar. Portanto, tudo o que eles vos disserem, fazei e observai, mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram fardos pesados e insuportáveis e os põem nos ombros dos outros, mas eles mesmos não querem movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros, usam faixas bem largas com trechos da Lei e põem no manto franjas bem longas. Gostam do lugar de honra nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, de serem cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de ‘rabi’. Quanto a vós, não vos façais chamar de ‘rabi’, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Não chameis a ninguém na terra de ‘pai’, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de ‘guia’, pois um só é o vosso Guia, o Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

É um novo dia. A palavra de Deus é sempre nova. Volto a me recolher..., e vou para meu deserto, como Jesus, para jejuar, vigiar e orar. Hoje quero estar em comunhão com meu povo, escutar e assimilar a Palavra deste Evangelho, lado a lado com meu irmão (ã) mais próximo (a).


Leitura (Verdade)

Observo a quem Jesus se dirige, para quem ele fala, de quem ele fala. Observo os verbos e os destinatários das ações e em quem devemos nos espelhar.

Evangelho: Mt 23,1-12 : Depois, Jesus falou às multidões e aos discípulos: “Os escribas e os fariseus sentaram-se no lugar de Moisés para ensinar. Portanto, tudo o que eles vos disserem, fazei e observai, mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram fardos pesados e insuportáveis e os põem nos ombros dos outros, mas eles mesmos não querem movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros, usam faixas bem largas com trechos da Lei e põem no manto franjas bem longas. Gostam do lugar de honra nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, de serem cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de ‘rabi’. Quanto a vós, não vos façais chamar de ‘rabi’, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Não chameis a ninguém na terra de ‘pai’, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de ‘guia’, pois um só é o vosso Guia, o Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

“Nem todos os fariseus desempenhavam um papel de ensino formal, mas, juntamente com os escribas, se consideravam sucessores da tradição de Moisés. A imagem dos fardos pesados refere-se às insuportáveis regras a serem observadas por todos. Mesmo assim, sabiam abrir generosas exceções para si mesmos. É por isso que eles pregavam – na ótica do próprio Jesus – sem autoridade. O ensino de Jesus tem como referência o Pai. A partir daí, surge a inevitável necessidade de sermos e vivermos como irmãos e irmãs. O irmão deve ter sempre o primeiro lugar. É a dimensão do serviço gratuito e generoso. Essa atitude dá autoridade e faz surgir a credibilidade. O amor do Pai é o peso leve.”( Viver a Palavra 2021 – Frei Aldo Colombo –Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que este texto fala para mim?
Como demonstro meu amor ao Pai e aos irmãos? Com palavras e normas que eu mesmo (a) não pratico ou com atitudes de fraternidade?
Que sentimentos brotam em mim ao meditar estes ensinamentos de Jesus?

Oração (Vida)

Oração da Campanha da Fraternidade

Deus da vida, da justiça e do amor,
Nós Te bendizemos pelo dom da fraternidade
e por concederes a graça de vivermos a comunhão na diversidade.

Através desta Campanha da Fraternidade Ecumênica,
ajuda-nos a testemunhar a beleza do diálogo
como compromisso de amor, criando pontes que unem
em vez de muros que separam e geram indiferença e ódio.

Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda a humanidade, em especial, aos mais pobres e fragilizados, a fim de que possamos testemunhar o Teu amor redentor e partilhar suas dores e angústias, suas alegrias e esperanças, caminhando pelas veredas da amorosidade.

Por Jesus Cristo, nossa paz,
no Espírito Santo, sopro restaurador da vida.

Contemplação (Vida e Missão)

Levar a Palavra para a Vida. O que você se propõe viver hoje depois de meditar estes ensinamentos, tão claros, de Jesus Mestre?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Falam e não praticam.” Estar à frente, ocupar o primeiro lugar, desempenhar função de mando, ser reconhecido como autoridade, parece que tudo isso faz parte da nossa natureza. Gostamos de ser notáveis e de ser notados. Tudo isso é bom e muito bom quando tem a marca do serviço. É o próprio Jesus que ensina aqueles que querem tomar a sua cruz e segui-lo. E ele ensina que quem ensina precisa ser coerente. “Sentaram-se no lugar de Moisés para ensinar”, antigamente e hoje. O que ensinam é correto e verdadeiro. Falam bem aos ouvidos. Não falam, porém, aos olhos que veem o contrário daquilo que os ouvidos ouvem. Dizem os que ensinam e não fazem o que dizem. Gostam de títulos.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.