Fundo
Quarta-feira, 08 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 29/01/2024

4ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Salmo: Sl 3 - Ó Senhor, como são numerosos os meus adversários.
evangelho
Vai para tua casa, aos teus, e conta‑lhes quanto o Senhor fez por ti e como foi misericordioso contigo - Mc 5,1-20

E chegaram à outra margem do mar, à região dos gerasenos. Quando ele desceu do barco, logo veio a seu encontro, saindo dos túmulos, um homem possuído por um espírito impuro. Ele tinha sua moradia entre os túmulos, e nem com correntes alguém conseguia prende‑lo. Muitas vezes já o tinham prendido com correias e correntes, mas por ele eram rompidas as correntes e arrebentadas as correias, e ninguém conseguia domina‑lo. Passava noite e dia entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo‑se com pedras. Tendo visto Jesus, a distância, correu e prostrou‑se diante dele. Tendo gritado com voz forte, disse: “Que há entre mim e ti, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro‑te, por Deus, que não me atormentes”. De fato, dizia‑lhe: “Sai, espírito impuro, deste homem”. E perguntou‑lhe: “Qual teu nome?” Disse‑lhe: “Legião é meu nome, porque somos muitos”. E pediu‑lhe, insistentemente, que não os enviasse para fora da região. Ora, havia ali, sobre o monte, uma grande vara de porcos pastando. E pediram‑lhe: “Manda‑nos para os porcos, para que entremos neles”. E permitiu‑lhes. Tendo saído, os espíritos impuros entraram nos porcos, e a vara atirou‑se desfiladeiro abaixo em direção ao mar. Eram cerca de dois mil e se afogaram no mar. Aqueles que cuidavam deles fugiram e contaram na cidade e nos campos. E saíam para ver o que tinha acontecido. Foram até Jesus e viram o endemoniado sentado, vestido e em são juízo, o que tivera o Legião, e temeram. Aqueles que viram narraram‑lhes o que acontecera ao endemoniado e a respeito dos porcos. E começaram a pedir‑lhe que se afastasse da região deles. Quando ele estava subindo no barco, aquele que fora endemoniado pediu‑lhe para ficar com ele. Não lhe permitiu, mas disse‑lhe: “Vai para tua casa, aos teus, e conta‑lhes quanto o Senhor fez por ti e como foi misericordioso contigo”. Ele foi e começou a proclamar na Decápole quanto fizera‑lhe Jesus, e todos se admiravam.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que nos fala ao coração. Ele se dá a conhecer e encontrar por aqueles que estão abertos ao mistério de Deus.



Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Observe, neste relato do Evangelho, as adversidades que também Jesus encontra para realizar sua missão. Preste atenção o movimento interno das pessoas diante da ação de Jesus.

Evangelho: Mc 5,1-20 E chegaram à outra margem do mar, à região dos gerasenos. Quando ele desceu do barco, logo veio a seu encontro, saindo dos túmulos, um homem possuído por um espírito impuro. Ele tinha sua moradia entre os túmulos, e nem com correntes alguém conseguia prendê‑lo. Muitas vezes já o tinham prendido com correias e correntes, mas por ele eram rompidas as correntes e arrebentadas as correias, e ninguém conseguia dominá‑lo. Passava noite e dia entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo‑se com pedras. Tendo visto Jesus, a distância, correu e prostrou‑se diante dele. Tendo gritado com voz forte, disse: “Que há entre mim e ti, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro‑te, por Deus, que não me atormentes”. De fato, dizia‑lhe: “Sai, espírito impuro, deste homem”. E perguntou‑lhe: “Qual teu nome?” Disse‑lhe: “Legião é meu nome, porque somos muitos”. E pediu‑lhe, insistentemente, que não os enviasse para fora da região. Ora, havia ali, sobre o monte, uma grande vara de porcos pastando. E pediram‑lhe: “Manda‑nos para os porcos, para que entremos neles”. E permitiu‑lhes. Tendo saído, os espíritos impuros entraram nos porcos, e a vara atirou‑se desfiladeiro abaixo em direção ao mar. Eram cerca de dois mil e se afogaram no mar. Aqueles que cuidavam deles fugiram e contaram na cidade e nos campos. E saíam para ver o que tinha acontecido. Foram até Jesus e viram o endemoniado sentado, vestido e em são juízo, o que tivera o Legião, e temeram. Aqueles que viram narraram‑lhes o que acontecera ao endemoniado e a respeito dos porcos. E começaram a pedir‑lhe que se afastasse da região deles. Quando ele estava subindo no barco, aquele que fora endemoniado pediu‑lhe para ficar com ele. Não lhe permitiu, mas disse‑lhe: “Vai para tua casa, aos teus, e conta‑lhes quanto o Senhor fez por ti e como foi misericordioso contigo”. Ele foi e começou a proclamar na Decápole quanto fizera‑lhe Jesus, e todos se admiravam.

“Jesus continua a transitar em meio à miséria humana. É para isso que ele veio: libertar o ser humano de tudo que o fecha em sepulcros de solidão e morte. Quando viram o possesso no seu perfeito juízo, os gerasenos ficaram com medo e pediram que Jesus fosse embora. Por que será? É estranho ficar com medo do bem, das boas obras, da libertação. Como os gerasenos, nem sempre queremos ser livres, agarrados que estamos às seduções do mundo. Mas, apesar de nossas obstinações, Jesus é o Senhor da Vida e, em seu amor, nos devolve a alegria de viver. A narrativa conclui afirmando que o homem liberto anunciava junto dos seus tudo o que o Senhor realizara em sua vida. Um testemunho a ser imitado.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Neste momento de meditação da Palavra, faça um instante de silêncio e mantenha em sua mente e em seu coração o texto bíblico com o qual você está rezando. Se sentir necessidade, leia-o novamente e escute o que Jesus lhe diz. Que caminho o Senhor lhe indica? Permita que a Palavra o/a ilumine e transforme sua vida, pois Deus fala com você por meio dela.

Oração (Vida)

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra.
Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia.
Reze: “Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho e se tornem fonte de vossa luz a iluminar meus irmãos. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Você conhece alguém em situação semelhante a este “possesso”?
Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o senhor lhe faz?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus restaurou o homem possuído por uma Legião. Tinha ele muito pouco de humano. Os que presenciaram a cura ficaram com medo, quando o viram vestido e em são juízo. Antes não tinham medo. O homem era um excluído. Jesus o incluiu e então surgiu o medo. É que a inclusão custou dois mil porcos e agora há mais um com quem partilhar as oportunidades.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.