Fundo
Sábado, 29 de Junho de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 24/08/2023

São Bartolomeu, Apóstolo - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: Ap 21,9b-14 Salmo: Sl 145(144) - Senhor, que todas as tuas obras te confessem.
evangelho
Vem e vê - Jo 1,45-51

Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, como também os Profetas: Jesus, filho de José, que vem de Nazaré”. Disse-lhe Natanael: “De Nazaré pode provir algo bom?” Disse-lhe Filipe: “Vem e vê”. Jesus viu Natanael vindo em sua direção e disse a seu respeito: “Eis um verdadeiro israelita no qual não há falsidade”. Disse-lhe Natanael: “De onde me conheces?” Respondeu-lhe Jesus: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas sob a figueira, eu te vi”. Respondeu-lhe Natanael: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel”. Respondeu-lhe Jesus: “Porque eu te disse que te vi embaixo da figueira, tu crês? Verás coisas maiores do que estas”. E disse-lhe: “Amém, amém, eu vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje festejamos São Bartolomeu, homem da pequena cidade de Caná, onde Jesus transformou a água em vinho. Um dos primeiros chamados de Cristo. Sofreu o martírio terrível, sendo esfolado vivo.
Vem e vê! Somos todos chamados encontrar pessoalmente com Jesus e deixar que Ele nos questione conforme nossa vocação, nossa fé e nossa realidade.


Ó Deus , fortalecei em nós a fé e aquecei nosso coração para que a semente da Palavra produza em nós atitudes conforme os desejos de vosso coração. Amém.

Leitura (Verdade)

“Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas.” Faça a leitura do Evangelho, destaque os elementos que mais lhe chamaram atenção e identifique a relação estabelecida entre os personagens. Qual é o desejo de Deus que o evangelista nos transmite por meio da narrativa?

Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, como também os Profetas: Jesus, filho de José, que vem de Nazaré”. Disse-lhe Natanael: “De Nazaré pode provir algo bom?” Disse-lhe Filipe: “Vem e vê”. Jesus viu Natanael vindo em sua direção e disse a seu respeito: “Eis um verdadeiro israelita no qual não há falsidade”. Disse-lhe Natanael: “De onde me conheces?” Respondeu-lhe Jesus: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas sob a figueira, eu te vi”. Respondeu-lhe Natanael: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel”. Respondeu-lhe Jesus: “Porque eu te disse que te vi embaixo da figueira, tu crês? Verás coisas maiores do que estas”. E disse-lhe: “Amém, amém, eu vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

“O ser humano está sempre em busca de algo ou de alguém. É próprio da existência procurar, descobrir, questionar e se encantar. Natanael procurava pelo sentido da vida. Filipe indica uma resposta: a própria pessoa de Jesus, que já havia compreendido e perscrutado o coração de Natanael. O diálogo de Jesus com Natanael, que, depois, passou a chamar-se Bartolomeu, cuja festa hoje celebramos, mostra a abertura do futuro apóstolo e a amabilidade de Jesus, que continua chamando os discípulos de todos tempos, inclusive a nós, para viver o pertencimento ao Reino. Jesus reforça que, quem crê, verá “o céu aberto”, isto é, o amor circulando, por meio dos seus anjos e das infinitas bênçãos sobre todos”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Apesar do preconceito a respeito do povo de Nazaré, Natanael aceitou o convite de Filipe, foi conhecer Jesus, e foi por ele conquistado.

Como você aceita os convites para conhecer Jesus e deixar-se conquistar por sua proposta?
"Vem e vê". É preciso o encontro concreto, experiencial com o Mestre Jesus para que haja mudança em nossas vidas. Como você descreveria seus encontros com Cristo?
Releia o texto, medite sobre a Palavra deste Evangelho. Deixe-se surpreender pelos encontros com Jesus e torne-se missionário como Natanael.

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
“Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja!
Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus.
Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos.
Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão.
Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário.
Um coração, cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém” (Papa Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Faça uma síntese do evangelho, para que ele se torne vida em sua vida neste dia.
Senhor, tu me conheces como sou. Ajuda-me a mudar meu olhar sobre as pessoas, para que eu as veja livre de qualquer preconceito.

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

Natanael ou Bartolomeu conhece Jesus por meio de Filipe, que lhe fala do encontro do Messias, como predito pela Lei e pelos Profetas. Ao saber que Jesus provém de Nazaré, ele destila o preconceito próprio de sua expectativa messiânica. Filipe o convida a ver Jesus, mas é Jesus quem o vê primeiro. E elogia: “Aí vem um israelita... sem falsidade”. Jesus o viu debaixo da figueira. Essa frase é bastante enigmática, mas parece referir-se ao estudo da Lei debaixo de uma figueira, uma árvore frondosa e que protegia os estudiosos da Bíblia do calor. A profissão de fé de Bartolomeu é quase desproporcional: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Em uma palavra: Bartolomeu reconhece Jesus como Mestre, Filho de Deus e Messias. Jesus promete coisas maiores: o céu aberto e os anjos subindo e descendo, isto é, Jesus promete a participação em sua glória. O martírio de Bartolomeu foi sua grande prova de amor a nosso Senhor.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.