Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 31/08/2023

21ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 1Ts 3,7-13 Salmo: Sl 90(89) - De manhã sacia-nos com tua lealdade.
evangelho
Vigiai, pois não sabeis em que dia vosso Senhor há de vir - Mt 24,42-51

Portanto, vigiai, pois não sabeis em que dia vosso Senhor há de vir. Considerai isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite viria o ladrão, vigiaria e não permitiria que sua casa fosse arrombada. Por isso, ficai de prontidão! Porque na hora que menos pensais o Filho do Homem há de vir”. Parábola dos dois servos “Quem é o servo fiel e prudente que o senhor pôs no comando dos empregados da casa para distribuir-lhes o alimento no tempo certo? Bem-aventurado aquele servo que seu senhor, quando chegar, encontrar agindo as- sim. Amém, eu vos digo: ele o porá no comando de todas as suas posses. Mas, se aquele servo mau disser em seu coração: ‘Meu senhor está demorando-se’, e começar a maltratar seus companheiros de servidão, a comer e beber com os bêbados, o senhor daquele servo há de chegar no dia em que ele não espera e na hora que ignora, e o castigará severamente e lhe imporá o destino dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que nos convida a estarmos sempre atentos, preparados, em sintonia de fé e vida.
Nessa meditação orante, esteja de coração e ouvidos abertos, atentos à advertência de Jesus neste texto de Mateus sobre o fim dos tempos.



Rezemos, pedindo a abertura de nosso coração: “Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!”

Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho preste atenção o que Jesus quer ensinar com esta parábola onde se encontra: patrão, empregado, ladrão, administrador; a importância do tempo, da vigilância, das relações de justiça, etc.

Evangelho: Mt 24,42-51 Portanto, vigiai, pois não sabeis em que dia vosso Senhor há de vir. Considerai isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite viria o ladrão, vigiaria e não permitiria que sua casa fosse arrombada. Por isso, ficai de prontidão! Porque na hora que menos pensais o Filho do Homem há de vir”. Parábola dos dois servos “Quem é o servo fiel e prudente que o senhor pôs no comando dos empregados da casa para distribuir-lhes o alimento no tempo certo? Bem-aventurado aquele servo que seu senhor, quando chegar, encontrar agindo as- sim. Amém, eu vos digo: ele o porá no comando de todas as suas posses. Mas, se aquele servo mau disser em seu coração: ‘Meu senhor está demorando-se’, e começar a maltratar seus companheiros de servidão, a comer e beber com os bêbados, o senhor daquele servo há de chegar no dia em que ele não espera e na hora que ignora, e o castigará severamente e lhe imporá o destino dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

“A vida é um ato contínuo que precisa, diariamente, de renovação e de confirmação. Não basta ser batizado, é necessário vivenciar o batismo no cotidiano, nos bons e nos mais exigentes momentos. Diante disso, Jesus convida à inteligente atitude da vigilância. No mundo da gestão, fala-se muito de motivação. Na vivência cristã é imprescindível assumir a postura de quem está sempre atento e pronto para fazer a vontade de Deus. A contínua atenção para com a fé e a vida é o caminho de todos aqueles que se sentem convocados a dar continuidade ao Reino inaugurado por Jesus. A oração, a meditação da Palavra e a participação na Eucaristia fortalecem os valores cristãos, que garantem a alegria de viver”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O Mestre Jesus nos adverte de como são importantes as relações com o nosso próximo, pois, em outra ocasião Ele diz que, no dia do encontro final, nos reconhecerá pelo amor que tivemos com nosso irmão/ã: "Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes". (Mt 25,40).

Leia novamente o Evangelho, de hoje, com bastante calma e deixe-se conduzir pela Palavra., Escute o que o Senhor tem a lhe dizer através desta advertência.

Se estas perguntas lhe ajudar, responda:
Você vigia sua conduta para estar sempre na estrada de Jesus?
Você tem medo do dia em que Ele bater à sua porta e o chamar para a vida eterna?
Você confia no abraço de Pai/Mãe que receberá daquele a quem você entregou sua vida?

Oração (Vida)

Você escutou o Senhor, e, nesta etapa da leitura orante, o Senhor também quer escutar você. Aproxime-se dele sem medo e abra seu coração, conte-lhe o que se passa com você.
Deus, presente no Filho pela ação do Espírito Santo, o/a acolhe com o amor e o carinho de um Pai que espera o seu filho/a voltar e contar-lhe o que sente e do que precisa.

Na fluidez deste mundo, precisamos de perseverança na prática do bem. Deus é bom e fiel, mas temos nossa parte de responsabilidade.
Reze para obter a graça da vigilância, da resiliência e atitude correta para todo seu agir.

Contemplação (Vida e Missão)

Vigilância, justiça e fraternidade: um programa para nosso crescimento.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A liturgia de hoje nos oferece um trecho do Discurso Escatológico de Jesus (Mt 24–25). Jesus não dá resposta sobre o “quando” de sua vinda. Apela para a prontidão de uma espera dinâmica: os dias de Noé (vv. 37-41); o ladrão noturno (vv. 42-44); o mordomo que espera o senhor voltar de viagem (vv. 45-51). No trecho proposto, Jesus une duas parábolas para apresentar o conteúdo da vinda gloriosa do Filho do Homem. A técnica literária usada é simples: parábola e aplicação. O que caracteriza o procedimento do ladrão é a forma imprevista de como ele age. Jesus compara a parusia, isto é, a vinda do Filho do Homem, com a visita inesperada de um ladrão. Não se sabe quando. Por isso, a necessidade de preparação vigilante. Na segunda parábola, um homem rico fez uma viagem. Quando ele voltar de madrugada, qual será a atitude do seu mordomo: estará acordado e cuidando da casa ou agindo com violência e maltratando os outros empregados? A parábola do mordomo também apresenta a temática da demora do Senhor. A parusia adiada exige mais vigilância e mais fidelidade na caridade.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.