Fundo
Sábado, 07 de Fevereiro de 2026
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/02/2026

4ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 1Rs 3,4-13 Salmo: Sl 118(119) - Felizes os que andam conforme a instrução do Senhor.
evangelho
Vinde vós, a sós, a um lugar deserto e descansai um pouco! - Mc 6,30-34

Os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram-lhe tudo quanto fizeram e quanto ensinaram. Disse-lhes: “Vinde vós, a sós, a um lugar deserto e descansai um pouco!” De fato, os que chegavam e os que partiam eram muitos e não encontravam tempo para comer. E afastaram-se de barco para um lugar deserto, a sós. Muitos que os viram partir, tomando conhecimento, correram por terra, de todas as cidades, para lá e chegaram antes deles. Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e foi tomado de compaixão por eles, porque eram como ovelhas que não têm pastor, e começou a ensinar-lhes muitas coisas

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Diante da grande alegria provocada pelo sucesso da missão, os discípulos são convidados a descansar num lugar afastado. Mas, a multidão descobre onde eles vão e chegam ao local antes deles. Jesus abandona o repouso planejado para atender os necessitados. Como é grande o coração de Deus ante as nossas dificuldades e carências.!
Ele acolhe com carinho e atenção todos os que o procuram de coração sincero. Aproxime-se com esta confiança filial.



“Vem, vem me habitar, meu Senhor e meu Deus!”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho quantas vezes for necessário. Observe os lugares, os personagens, os sentimentos dos discípulos, da multidão e de Jesus.

Evangelho: Mc 6,30-34 “Os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram-lhe tudo quanto fizeram e quanto ensinaram. Disse-lhes: “Vinde vós, a sós, a um lugar deserto e descansai um pouco!” De fato, os que chegavam e os que partiam eram muitos e não encontravam tempo para comer. E afastaram- -se de barco para um lugar deserto, a sós. Muitos que os viram partir, tomando conhecimento, correram por terra, de todas as cidades, para lá e chegaram antes deles. Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e foi tomado de compaixão por eles, porque eram como ovelhas que não têm pastor, e começou a ensinar-lhes muitas coisas.”

“Estamos sempre observando Jesus e hoje vemos sua sensibilidade atenciosa para com os Apóstolos que precisam descansar e para com o povo sem governo. Ele sente pena vendo tanta gente abandonada à própria sorte. Compara a multidão a ovelhas sem pastor. Começou então a ensinar muitas coisas. Jesus está sempre ensinando, explicando as Escrituras, fazendo gestos, contando parábolas. O que ele teria ensinado naquela ocasião? Certamente gostaria que fôssemos todos verdadeiramente humanos no trato uns com os outros. Jesus percebe a situação em que as pessoas se encontram. Se fosse insensível, não perceberia nada. Percebeu os Apóstolos cansados e a multidão desorientada.” (Viver a Palavra – 2026 – Côn. Celso Pedro da Silva - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Medite a Palavra de Deus e deixe que ela se torne vida em sua vida. Releia o texto, colocando-se dentro desta cena.
O encontro de Jesus com os discípulos e com a multidão é um encontro misericordioso, cheio de humana ternura. Com esse mesmo amor, Ele acolhe a cada um de nós.
Com que disposições você vai ao encontro de Jesus?
Como está sua fé na pessoa de Jesus?
Que caminho o Evangelho de hoje lhe aponta?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
O que você deseja dizer ao Senhor neste momento?
A oração é um momento em que nos colocamos diante de Deus e pedimos vida nova, apresentamos a Ele o que desejamos as realidades que queremos que Ele transforme. Reze ao Senhor sem medo, converse com Ele. Reze pelo nosso povo, que muitas vezes, se encontra nesta mesma situação de desamparo por parte de seus líderes.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

O entusiasmo dos apóstolos diante de Jesus, em relação à missão que realizaram, não se compara a sua sensibilidade de Mestre. Ele constatou que estavam cansados e propôs a pausa em um lugar solitário. Decisão sensata, pois se tratava de vencer o desafio do ativismo, a tal ponto que retornou a notícia sobre não terem tempo para comer (Mc 3,20). Nada se disse sobre o que foi falado dentro do barco ao realizarem a travessia. O inesperado, porém, aconteceu ao desembarcarem: o encontro com a multidão necessitada e classificada “como ovelhas que não têm pastor”. O que fazer? A resposta foi dada na sequência das ações de Jesus: ver, ter compaixão e ensinar. A iniciativa foi de Jesus e não envolveu os apóstolos. Enquanto Jesus se ocupava com as multidões, eles podiam ouvir, rever seus sentimentos e aprender que a compaixão é a força da pregação. Temos cultivado em nós as mesmas sensibilidades de Jesus?

Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.