Fundo
Segunda-feira, 07 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 24/02/2022

7ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Tg 5,1-6 Salmo: Sl 49(48) - Deus vai resgatar-me, vai livrar-me do poder do Abismo.
evangelho
Vivei em paz uns com os outros - Mc 9,41-50

“Quem vos der um copo de água para beber porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E quem provocar a queda de um só destes pequenos que creem em mim, melhor seria que lhe amarrassem uma grande pedra de moinho ao pescoço e o lançassem no mar. Se tua mão te leva à queda, corta-a! É melhor entrares na vida tendo só uma das mãos do que, tendo as duas, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva à queda, corta-o! É melhor entrar na vida tendo só um dos pés do que, tendo os dois, ser lançado ao inferno. Se teu olho te leva à queda, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus tendo um olho só do que, tendo-os dois, ir para o inferno, onde o verme deles não morre e o fogo nunca se apaga. Todos serão salgados pelo fogo. O sal é uma coisa boa; mas se o sal perder o sabor, como devolver-lhe o sabor? Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

“Senhor Jesus, nós vos agradecemos porque sois o Mestre de nossa vida e de toda a humanidade, que salvastes com vossa vida, morte e ressurreição. Dai-nos ‘ouvidos atentos para que possamos escutar-vos como discípulos’ (Is 50,4). Que vossas palavras penetrem profundamente em nosso coração para que tenhamos coragem de mudar o que deve ser mudado em nossa vida e confirmemos o que deve ser confirmado, de modo que possamos evangelizar os que desejam vos conhecer e amar. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia-o atentamente. Quais personagens aparecem no Evangelho de hoje? O que Jesus comunica aos seus discípulos e a nós? Quais expressões se repetem?

Evangelho: Mc 9,41-50 “Quem vos der um copo de água para beber porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E quem provocar a queda um só destes pequenos que creem em mim, melhor seria que lhe amarrassem uma grande pedra de moinho ao pescoço e o lançassem no mar. Se tua mão te leva à queda, corta-a! É melhor entrares na vida tendo só uma das mãos do que, tendo as duas, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva à queda, corta-o! É melhor entrar na vida tendo só um dos pés do que, tendo os dois, ser lançado ao inferno. Se teu olho te leva à queda, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus tendo um olho só do que, tendo os dois, ir para o inferno, onde o verme deles não morre e o fogo nunca se apaga. Todos serão salgados pelo fogo. O sal é uma coisa boa; mas se o sal perder o sabor, como devolver-lhe o sabor? Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.”

“Escandalizar alguém é ser motivo de queda para essa pessoa, levá-la a se decepcionar com a fé ou a Igreja. Coisa muito grave, declarou Jesus, é escandalizar os pequeninos, que, por ser mais frágeis e sofredores, são cidadãos privilegiados do Reino de Deus. É de nossa responsabilidade fazer tudo para conduzi-los no caminho de Deus, a fim de sentirem-se amados, apoiados, orientados no caminho do Evangelho. Uma atitude reprovável de nossa parte pode levá-los ao abandono da fé, à decepção com a Igreja, ao esfriamento no seguimento de Cristo. Seremos responsabilizados por isso diante de Deus e dos homens. Igualmente, todo bem que a eles fizermos, até mesmo dar-lhes um copo de água, teremos nossa recompensa”. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Que caminho o Evangelho de hoje me aponta?
Medite a palavra que mais tocou seu coração e proponha-se a viver um caminho de conversão. O menor gesto de acolhimento demonstra nossa sintonia com a proposta de Jesus.

Oração (Vida)

Agradeçamos porque o Senhor veio ao nosso encontro em sua Palavra e nos comunicou a sua vida.
Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve a união
Onde houver dúvida, que eu leve a fé
Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria
E onde houver trevas, que eu leve a luz
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
Consolar que ser consolado
Compreender que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
É morrendo que se vive para a vida eterna
Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Faça uma síntese do evangelho, para que ele se torne vida em sua vida neste dia. Senhor, tu me conheces como sou. Ajuda-me a mudar!

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

Não é preciso ficar assustado com o texto radical: atirar no mar com uma pedra no pescoço, cortar mãos, pés, arrancar olhos são expressões que não se pode entender ao pé da letra. Escandalizar os pequenos e desviá-los do projeto de Jesus impede que o Reino se instale. Os discípulos devem seguir o exemplo de Jesus, que se compadeceu do povo qual ovelha sem pastor (Mc 6,34). Ovelha sem pastor perece. Para cuidar dos pequenos é preciso renunciar de forma radical aos projetos pessoais que contrariam o Reino: mãos, maneira de agir; pés, modo de proceder; olhos, maneira de ver a realidade. Em outras palavras, é inverter a cosmovisão comum da sociedade; não se aproveitar, mas pôr-se a serviço de todos, com os últimos (Mc 10,42-44). Ser de Cristo e viver os valores comuns é um acinte ao evangelho. Por isso a radicalidade destas palavras de Jesus.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.