Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 15/03/2024

4ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Sb 2,1a.12-22 Salmo: Sl 34(33) - O Senhor resgata a vida de seus servos.
evangelho
Vós me conheceis e sabeis de onde sou. Eu, porém, não vim por mim mesmo, mas é verdadeiro aquele que me enviou, o qual não conheceis - Jo 7,1-2.10.25-30

Depois disso, Jesus percorria a Galileia. Ele não queria percorrer a Judeia porque os judeus o buscavam para mata‑lo. Estava próxima a festa dos judeus, a festa das Cabanas. Quando, porém, seus irmãos subiram para a festa, também ele subiu, mas não publicamente, senão às ocultas. Alguns dos habitantes de Jerusalém diziam: “Não é este que buscam matar? Eis que fala abertamente e ninguém lhe diz nada. Será que os chefes reconheceram que ele é o Cristo? Mas este, sabemos de onde ele é. O Cristo, porém, quando vier, ninguém saberá de onde ele é”. Jesus, então, ensinando no Templo, falou em alta voz: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou. Eu, porém, não vim por mim mesmo, mas é verdadeiro aquele que me enviou, o qual não conheceis. Eu o conheço porque venho de junto dele e ele me enviou”. Buscavam, então, prende‑lo, mas ninguém lhe pôs a mão, porque sua hora ainda não tinha chegado.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Oração: “Ó Senhor Deus, a ti dirijo minha oração. Meu Deus, eu confio em ti. Ensina-me teus caminhos! Faz que eu os conheça bem, pois quero viver de acordo com tua verdade” (Sl 25,1-2).

Leitura (Verdade)

Somente Jesus tem o verdadeiro e pleno conhecimento de Deus, porque só Ele viveu na intimidade do Pai. Mas Ele, Jesus Cristo, o Filho de Deus, nos abre a possibilidade de nos aproximarmos do Altíssimo e de possuí-lo em profundidade, participando assim de seu infinito amor.

Evangelho: Jo 7,1-2.10.25-30 Depois disso, Jesus percorria a Galileia. Ele não queria percorrer a Judeia porque os judeus o buscavam para matá‑lo. Estava próxima a festa dos judeus, a festa das Cabanas. Quando, porém, seus irmãos subiram para a festa, também ele subiu, mas não publicamente, senão às ocultas. Alguns dos habitantes de Jerusalém diziam: “Não é este que buscam matar? Eis que fala abertamente e ninguém lhe diz nada. Será que os chefes reconheceram que ele é o Cristo? Mas este, sabemos de onde ele é. O Cristo, porém, quando vier, ninguém saberá de onde ele é”. Jesus, então, ensinando no Templo, falou em alta voz: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou. Eu, porém, não vim por mim mesmo, mas é verdadeiro aquele que me enviou, o qual não conheceis. Eu o conheço porque venho de junto dele e ele me enviou”. Buscavam, então, prendê‑lo, mas ninguém lhe pôs a mão, porque sua hora ainda não tinha chegado.

“No Evangelho de João, é insistente o testemunho de Jesus de que ele desceu do céu, enviado pelo Pai. Nas comunidades do final do século I, permanecia ainda uma ideia equivocada sobre a pessoa de Jesus. O povo e as próprias autoridades religiosas esperavam um Messias vitorioso, capaz de dominar os inimigos. Assim, permaneciam fechados à novidade de Deus, esperando uma manifestação divina desencarnada do humano. Jesus, porém, trabalha na contramão dessa expectativa; desperta em seus seguidores a fé na vitória sobre o pecado, o mal e tudo o que vai contra a vida, o que desconstrói o ser humano. Sem ignorar as narrativas a seu respeito, Jesus segue seu caminho, confirmando que é o enviado do Pai.”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Neste momento, é importante que você esteja atento/a àquilo que está meditando, pois é o Senhor quem está falando com você por meio de sua Palavra.
Conhecer, segundo Jesus, é acolher o que Deus nos diz, é dar credito a sua palavra e se esforçar para vivê-la no dia-a-dia da vida.
O que este Evangelho diz para você?

Oração (Vida)

Que acolhamos a vós, ó Pai, e vosso Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, dando testemunho diante de cada irmão, de cada irmã do vosso inefável amor...Permaneça uns instatens em silêncio deixando seu coração falar com Deus....

Se desejar ore: “Senhor, hoje queria dizer mais. Queria que a minha oração não fosse esse rumor de sempre, as mesmas palavras disparadas às pressas, entre uma coisa e outra; ou o balbucio esquivo, cheio de tudo o que eu não disse, porque não encontrei o tempo, o modo ou a verdade. Hoje queria dizer mais. Não trago intenções nem pedidos (...) Dia após dia, sinto que, mais do que tudo, preciso do teu olhar. Talvez me faltem palavras... Queria apenas colocar devagar as minhas mãos dentro das tuas. E isso, Senhor, seria a minha oração e a minha vida” (Um Deus que dança – José Tolentino Mendonça – Paulinas Editora).

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra nos chama à fidelidade com Jesus e com seu Evangelho. Qual minha atitude de vida depois desta oração? Verbalizo ou escreve meu propósito.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Querem matar Jesus e sua hora se aproxima. Tudo, porém, acontecerá quando chegar a sua hora. Quem é Jesus? É o Messias esperado? O Ungido de Deus, ninguém saberá de onde vem, diziam os judeus. Sabiam de onde vinha Jesus, conheciam sua origem, era um deles. Ao menos assim pensavam, mas, na verdade, não sabiam de onde ele vinha nem quem o tinha enviado. Ele não veio por conta própria. Veio daquele que o enviou e que eles não conheciam. Verdadeiro homem, eles o conheciam em sua humanidade, pois foi para isso que ele se encarnou. Verdadeiro Deus, só pode ser conhecido pela revelação, pelo que ele diz de si mesmo, pela interpretação que faz das Escrituras Sagradas, pela fé. Quando chegar a sua hora, tudo será novo e terá início o que é definitivo. Com ele ressuscitado, participaremos então da sua divindade. A hora, porém, ainda não chegou.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.