Fundo
Sábado, 29 de Junho de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 20/06/2024

11ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Eclo 48,1-15 Salmo: Sl 97(96) - Ó justos, alegrai-vos no Senhor.
evangelho
Vós, portanto, deveis orar assim - Mt 6,7-15

Orando, não sejais tagarelas como os pagãos, pois imaginam que serão ouvidos por força de suas muitas palavras. Não sejais semelhantes a eles, pois vosso Pai sabe do que necessitais antes de lhe pedirdes! Vós, portanto, deveis orar assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja teu nome, venha teu Reino, seja feita tua vontade, assim na terra como no céu; dá-nos hoje nosso pão cotidiano, perdoa-nos nossas dívidas, como também nós temos perdoado a nossos devedores; e não nos deixes sucumbir à tentação, mas livra-nos do Maligno! Com efeito, se perdoardes aos homens suas transgressões, também vosso Pai celeste vos perdoará. Se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas transgressões.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
No Evangelho de hoje, é o próprio Jesus, nosso Mestre, quem nos ensina a orar, recordando-nos que nossa oração não se orienta a uma pessoa desconhecida, mas se dirige a alguém que nos conhece, que cuida de nós e nos dedica imenso amor.
vamos meditar e orar .



Peçamos: Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos a coragem e a confiança plena. Amém.

Leitura (Verdade)

Observe que Jesus nos recomenda a não desperdiçar palavras na oração, pois, no Pai-nosso, já dizemos tudo, enquanto declaramos nossa confiança plena e total a Deus, nosso Pai.

Evangelho: Mt 6,7-15 Orando, não sejais tagarelas como os pagãos, pois imaginam que serão ouvidos por força de suas muitas palavras. Não sejais semelhantes a eles, pois vosso Pai sabe do que necessitais antes de lhe pedirdes! Vós, portanto, deveis orar assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja teu nome, venha teu Reino, seja feita tua vontade, assim na terra como no céu; dá-nos hoje nosso pão cotidiano, perdoa-nos nossas dívidas, como também nós temos perdoado a nossos devedores; e não nos deixes sucumbir à tentação, mas livra-nos do Maligno! Com efeito, se perdoardes aos homens suas transgressões, também vosso Pai celeste vos perdoará. Se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas transgressões. ”

“A oração do Pai-Nosso nos ensina como nos dirigir a Deus para um engajamento filial com o Pai e para uma serena e saudável convivência fraterna. Segundo Tertuliano, antigo escritor cristão, o Pai-Nosso resume todo o Evangelho. Na primeira parte temos três pedidos que apontam para o Pai: o teu nome, o teu reino, a tua vontade. Outros quatro pedidos, na segunda parte, assinalam nossas necessidades e dificuldades: dá- -nos o pão, perdoa-nos, não nos deixes cair... mas livra-nos do mal. Ao apresentar Jesus como nosso Pai, Jesus está nos dizendo que Deus é amor e nós somos os filhos, a razão desse amor. Ele nos chama a aproximarmo-nos de Deus de modo familiar, nos coloca no colo de Deus e nos empurra para os irmãos.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Na oração as palavras são úteis se nos ajudam a nos colocar na intimidade, em sintonia com a vontade de Deus.
Que sentimentos brotam com maior força nas minhas orações?
Que apelos, desejos ou inspirações este Evangelho suscita em mim?
Como, em que pontos, desejo tornar meu diálogo com Deus, sempre mais de acordo com o ensinamento de Jesus no Pai-nosso?

Oração (Vida)

A oração do Pai-nosso é para ser repetida, degustada nas diversas ocasiões de nossa vida, não como algo decorado que reproduzimos automaticamente, mas fazendo que cada expressão que sai de nossos lábios encontre a devida ressonância em nosso coração.
Senhor, ensina-nos verdadeiramente a orar!
Pai-nosso, que estas........

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Vida simples, totalmente entregue nas mãos de Deus. Vida simples, sem complicações, nem mesmo nas orações. Na consciência de nossas fraquezas, de nossas mediocridades, de nosso pecado, pedimos ao Pai o perdão, porque também queremos perdoar e ensinar a perdoar; que não nos deixe cair em tentação e nos livre do Maligno. Atentos às necessidades dos outros, pedimos que não nos falte o pão de cada dia. Não falamos muito, mas podemos passar longos tempos em silêncio, na escuta daquele que nos fala ao coração. Queremos estar simplesmente em contínua união com o Pai, santificando seu nome e fazendo a sua vontade. E no mais, repetindo a invocação “Pai nosso que estais no céu”, preparar a refeição, limpar a casa e lavar a roupa, sair para o trabalho e retornar, ler e estudar, descansar e passear, cultivar as relações com conhecidos e desconhecidos, suportar aguentando e suportar dando apoio a quem nos é pesado, na certeza de que em todas as nossas atividades diárias o Senhor está presente.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.