Fundo
Quinta-feira, 02 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida
Mensagem do dia 08 de dezembro
Missão cumprida um segredo de vida
Missão cumprida um segredo de vida
Pixabay

Não há como negar que os dias da vida se sucedem e nós passamos pelo tempo como nossa oportunidade. Se a vida é um chamado que é fruto do amor confiante de Deus a cada pessoa, nela está concomitantemente uma missão a ser cumprida no tempo que nos é dado na história. Insistimos em afirmar que ninguém vem ao mundo por nada e menos ainda para fazer o mal.

Quando o profeta Jeremias recebe a missão de ser profeta para as nações, ele responde a Deus: “Ah! Senhor Deus, não sei falar, sou uma criança”. O Senhor lhe respondeu: “Não digas: ‘Sou uma criança’, pois a quantos eu te enviar irás, e tudo o quanto eu te mandar dizer, dirás. Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te” (Jr 1,6-8).

Quando Moisés recebe a missão de libertar o seu povo no Egito, resiste e tenta se justificar por ser gago. Mas Deus insiste e lhe garante a ajuda de seu irmão Arão, homem de boa eloquência. Até a humilde jovem Maria, ao ser escolhida para a missão de ser Mãe de Jesus, se dá o direito de questionar o Anjo. Deus não chama ninguém para pouca coisa. Quem se apequena e tenta diminuir a responsabilidade da missão é a pessoa. Ao natural é sempre mais fácil se acomodar e se justificar.

Não podemos esquecer que entre os humanos há também um instinto de morte que, ao natural tenta anular os outros no êxito de sua missão, para garantir uma autopromoção. O êxito da missão não vem pela medida da quantidade, mas pelo nível da qualidade e magnanimidade das intenções, das decisões e do amor. Bem dizia a Madre Tereza de Calcutá: “Em geral, não temos oportunidades de fazer grandes coisas, mas sempre podemos fazer as coisas, mesmo pequenas, com grande amor”.

Há situações de duras provações, enfrentadas por pessoas e famílias que acompanham com carinho a enfermidade, e a morte de pessoas queridas, que podem ser amenizadas com uma simples expressão: “Missão cumprida!” Quantas vezes já comprovei o efeito positivo desta certificação. A certeza da missão cumprida gera paz, alegria interior e ânimo de continuar. Porém, quando se abandona a missão a ser cumprida, logo vem o desconforto e até o remorso de não ter feito o que se devia fazer a alguém que era merecedor.

Citei o exemplo acima para confirmar o quanto a vida cobra de nós no cumprimento da missão, mas também o quanto compensa administrar, cada dia, procurando fazer com dedicação o melhor que nos cabe fazer. Omitir-se em assumir a própria missão é caminhar para o vazio de uma vida sem sentido.

Na proposta das Bem-aventuranças que o Cristo apresenta, está o caminho para a missão cumprida, como segredo de vida. O Papa Francisco falando aos jovens da Holanda diz que as Bem-aventuranças são o segredo para uma vida nova e intensa. Por que “viver sem fé, sem um patrimônio para defender, sem sustentar uma luta constante na missão, não é viver, mas apenas sobreviver”.

Frei Luiz Turra, ‘No Coração da Vida’, Programas Radiofônicos Vol. 01.