Fundo
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida
Santo do dia 13 de fevereiro
Santas Fosca e Maura
Mártires (+250)
Santas Fosca e Maura
Rebeca Venturini / FC

Fosca, adolescente de 15 anos, de Ravena, e Maura, sua ama de leite, fizeram parte do seleto escol das valentes mulheres que enfrentaram a sangrenta perseguição movida pelos imperadores Décio e Diocleciano.

Catecúmenas do monge Ermolau, das mãos deste receberam o batismo, apesar da ferrenha oposição do pai de Fosca, que não hesitou em denunciá-las ao prefeito Quinciano. Os homens enviados para levá-las à presença do juiz voltaram de mãos vazias: ao lado das duas mulheres – lê-se na Paixão -, viram um anjo com uma espada flamejante desembainhada!

Mais tarde, Fosca e Maura apresentaram-se espontaneamente ao magistrado, proclamaram sem vacilar sua fidelidade a Cristo e também previram o gênero de morte a que seriam condenadas: a decapitação.

Seus corpos - sempre de acordo com a tardia Paixão - foram lançados ao mar e milagrosamente aportaram nas longínquas costas da Tripolitânia, onde mãos piedosas os recolheram e sepultaram nos arredores de Sabrata.

Quando, no século VII, a região foi invadida pelos mulçumanos, os restos mortais foram de lá retirados e postos a salvo por um certo Vital, que os trasladou para a ilha veneziana de Torcello, onde se ergue uma igreja em honra das duas mártires.

Do livro: 'Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente', Paulinas.