Fundo
Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store
Data comemorativa do dia 22 de novembro
Dia da Música
Dia da Música
Freeimages

A palavra “música” é de origem grega e significa “referente às musas”. De acordo com a mitologia grega, as musas eram nove deusas que inspiravam as pessoas na arte de fazer poesia e música.

Segundo o Dicionário Novo Aurélio, música é “arte e ciência de combinar os sons de modo agradável ao ouvido”. Já o Dicionário Houaiss define-a como “combinação harmoniosa e expressiva de sons [...]; arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variáveis conforme a época, a civilização etc.”.

Na Pré-História, o ser humano descobriu os sons do ambiente que o cercava: o rumor do mar, dos rios e das cascatas, o ruído do trovão, o canto dos pássaros, a voz dos animais, o barulho do vento contra as folhas, o zumbido dos insetos, o som dos passos de outros seres humanos e, sobretudo, o maior instrumento musical humano: a voz. A música pré-histórica, contudo, não é considerada como arte, visto ser um veículo expressivo de comunicação, sempre ligada às palavras, aos ritos e à dança.

Com o decorrer do tempo, o ser humano inventou instrumentos musicais para expressar seus sentimentos. Desse modo, surgiram os instrumentos de cordas, de percussão e de sopro. Hoje, os computadores auxiliam cientistas e artistas nas várias atividades musicais, desde a elaboração de uma simples partitura até a produção de sons outrora inimagináveis.

A música, por sua vez, recebeu vários nomes: absoluta (ou pura), aleatória, atonal (ou dodecafônica), clássica, concreta, country, cromofônica, de câmara, de cena (ou incidental), de janízaros (ou turca), eletroacústica, de programa, descritiva, de estante (ou de facistol), folclórica, eletrônica, espacial, experimental de vanguarda, gospel, klezmer, instrumental, magnetofônica, minimalista, modal, pop, popular, programática, sacra, serial, sertaneja. Essa arte dos sons organizados está, portanto, em constante expansão. No futuro, talvez o ser humano possa ouvir a música das esferas, tão decantada pelos pitagóricos.

No dia 22 de novembro, comemora-se o Dia da Música e de Santa Cecília, que é exaltada como a padroeira da música e dos músicos. A tradição conta que Santa Cecília cantava com tanta doçura, que um anjo desceu do céu para ouvi-la.

Retirado do livro: “Datas comemorativas cívicas e históricas”, Paulinas Editora.