Fundo
Domingo, 16 de Fevereiro de 2020
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store
Data comemorativa do dia 16 de fevereiro
Dia do Repórter
Dia do Repórter
Freeimages

O repórter é um importante profissional dos meios de comunicação. Ele pode exercer a função de locutor, enviado especial ou mensageiro. O repórter é a testemunha ocular de um acontecimento. Mediante a sua atuação, podem ser vivenciadas as emoções do fato que está acontecendo. Ele busca a informação, colhe os dados, verifica as fontes, entrevista ou confronta as pessoas. Depois apura e organiza esses dados para que se transformem em matéria viável.

O repórter que está no início de carreira, ou recém-formado, é chamado de "foca". Os repórteres fotográficos e cinematográficos não redigem a notícia, mas fornecem as imagens documentais do fato. Seu trabalho é necessário e importante e muitas vezes é premiado pela originalidade ou mesmo pela audácia da imagem gravada. Esses profissionais se complementam dentro da redação. Alguns coletam os dados e verificam as fontes, outros escrevem e revisam o texto final; os demais documentam os acontecimentos em imagens, sejam fotos ou vídeos. Tudo isso faz da profissão do jornalista-repórter um leque de oportunidades e especializações que abrigam todos os talentos.

Para ser repórter é necessário ter o curso superior de jornalismo, dentro da área da Comunicação Social. As atividades dos repórteres e jornalistas, na verdade, se confundem e respeitam a mesma ética e os mesmos objetivos.

Retirado do livro: 'Datas Comemorativas cívicas e históricas', Paulinas Editora.