Fundo
Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store
Data comemorativa do dia 21 de novembro
Dia Internacional da Televisão
Dia Internacional da Televisão
Freepik

Desde o século XIX, os cientistas pesquisavam a transmissão de imagens a distância. A televisão é um sistema que transmite eletronicamente imagens visuais e sonoras, enviando-as a pequenas e longas distâncias, no mesmo instante em que os fatos ocorrem ou posteriormente. Essa transmissão de sinais pode se realizar pelo ar, por satélite ou a cabo.

No primeiro caso, as ondas elétricas são transmitidas pelo espaço em linha reta e não podem sofrer interferências. No segundo caso, são utilizados satélites artificiais no espaço, fato que permite a transmissão direta e ampla entre os vários continentes. Na transmissão a cabo, os sinais são conduzidos por cabos elétricos, que estão ou não sob a terra. Em 1926, o inglês John Logie Baird realizou as primeiras transmissões pelo ar. Em 1935, a Alemanha inaugurou a transmissão oficial da televisão no mundo. No mesmo ano, a França ingressou nesse mercado e usou a Torre Eiffel como posto emissor. Em 1936, Londres inaugurou a estação da BBC. Em 1938, a Rússia passou a utilizar a televisão. Os Estados Unidos ingressaram nesse ramo só em 1939.

Os Estados Unidos foram o primeiro país a levar ao ar um programa de TV em cores, em 12 de junho de 1951. Em 1958, o papa Pio XII proclamou Santa Clara como padroeira da televisão.

O Brasil foi o primeiro país da América do Sul a implantar a televisão. Esse fato ocorreu no dia 18 de setembro de 1950, data nacional decretada oficialmente como o Dia da Televisão.

Retirado do livro: “Datas comemorativas cívicas e históricas”, Paulinas Editora.