Fundo
Domingo, 24 de Outubro de 2021
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store
Data comemorativa do dia 22 de setembro
Início da Primavera
Início da Primavera
Freeimages

Os solstícios e os equinócios determinam as estações do ano e ocorrem de três em três meses.
Solstício é o período em que o Sol atinge o maior grau de afastamento angular da Linha do Equador. No solstício de inverno, o dia é curto e a noite é longa. No solstício de verão, ocorre o inverso: o dia é longo e a noite é curta. Equinócio é o período em que o Sol se aproxima da Linha do Equador. No equinócio da primavera, o Sol vai do Hemisfério Sul para o Norte. No equinócio do outono, dá-se o oposto: o Sol vai do Hemisfério Norte para o Sul. Nessa época, a duração do dia é igual à da noite; por isso adotou-se a palavra latina “equinócio”, que significa “igualdade da noite e do dia”.

Os povos antigos, como gregos, egípcios, sumérios, babilônios e celtas, agradeciam à “mãe Terra” tudo o que ela lhes oferecia — alimentos, remédios e riquezas —, por meio de cerimônias realizadas no início e no final de cada estação, ou seja, nos equinócios e nos solstícios.

Tradicionalmente, a primavera é considerada a mais bela e fértil fase da “mãe Terra”, quando todos os seres, plantas e animais acordam de seu repouso (inverno) para iniciar um novo ciclo de produtividade. Na primavera, desabrocham as flores, as folhas tornam-se mais verdes, a grama cresce exuberante, os pássaros se acasalam e há mais luminosidade e alegria na natureza, bem como no ser humano, que se torna mais otimista.

No Hemisfério Sul, a primavera se inicia no dia 22 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. No Hemisfério Norte, ocorre de 20 de março a 21 de junho.

Retirado do livro: “Datas comemorativas cívicas e históricas”, Paulinas Editora.