Fundo
Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 11/01/2025

Tempo do Natal depois da Epifania - Ano C - Branca
1ª Leitura: 1Jo 5,14-21 Salmo: Sl 149 - O Senhor é favorável a seu povo.
evangelho
“Ninguém pode atribuir a si coisa alguma, senão o que lhe foi dado pelo céu". - Jo 3,22-30

“Naquele tempo, Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava. Também João estava batizando, em Enom, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas. De fato, João ainda não fora lançado na prisão. Houve, então, uma discussão entre os discípulos de João e um judeu a respeito da purificação. Eles vieram a João e lhe disseram: “Rabi, aquele que estava contigo do outro lado do Jordão, a respeito de quem tu tens testemunhado, eis que ele batiza e todos vão até ele”. João respondeu: “Ninguém pode atribuir a si coisa alguma, senão o que lhe foi dado pelo céu. Vós mesmos sois testemunhas de que eu disse que não sou eu o Cristo, mas que fui enviado diante dele. Quem tem a noiva é o noivo, mas o amigo do noivo, que também está presente, ao ouvi-lo, alegra-se por causa da voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. É necessário que ele cresça e eu diminua”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
João na sua enorme simplicidade, nada pretende para sim, nada reclama em proveito próprio. Sua verdadeira e única missão é apresentar Jesus como o verdadeiro Messias, o Filho de Deus Altíssimo. Por isso, reconhece com singeleza ser "necessário que ele cresça e eu diminua".
Coloquemo-nos na presença de Deus, querendo receber a revelação de sua Palavra, com esta singeleza e sinceridade de João, para que o Senhor cresça em nós e através de nossa missão cristã.




“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia atentamente o Evangelho acolhendo com humildade a Palavra do Senhor e seja fortalecido/a em sua missão de ser presença do Reino onde estiver.

Evangelho: Jo 3,22-30 : “Naquele tempo, Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava. Também João estava batizando, em Enom, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas. De fato, João ainda não fora lançado na prisão. Houve, então, uma discussão entre os discípulos de João e um judeu a respeito da purificação. Eles vieram a João e lhe disseram: “Rabi, aquele que estava contigo do outro lado do Jordão, a respeito de quem tu tens testemunhado, eis que ele batiza e todos vão até ele”. João respondeu: “Ninguém pode atribuir a si coisa alguma, senão o que lhe foi dado pelo céu. Vós mesmos sois testemunhas de que eu disse que não sou eu o Cristo, mas que fui enviado diante dele. Quem tem a noiva é o noivo, mas o amigo do noivo, que também está presente, ao ouvi-lo, alegra-se por causa da voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. É necessário que ele cresça e eu diminua”.

Tudo o que somos vem dos céus. Essa certeza ampara João Batista em uma vida de fé e sacrifício, dedicada a guiar as pessoas a Deus pelo batismo penitencial de perdão dos pecados. João sabe que sua missão veio de Deus, mas reconhece que Jesus é maior do que ele e não se importa de diminuir-se para que o Senhor cresça. Essa é uma decisão de amor e humildade. Mas é preciso ter cuidado para que ninguém tente crescer à custa de rebaixar e explorar os outros. Porém, é possível dedicar tempo, apoio e ajuda a quem necessita. (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Neste momento de meditação, você é convidado/a a escutar o Senhor, que fala com você por meio da Palavra. Deixe-se tocar diretamente por esta Palavra.
É importante que você esteja atento/a àquilo que está meditando, pois é o Senhor quem está falando com você. Verbalize o que seu coração lhe fala na intimidade com Deus. Empreste sua voz à voz do Espírito Santo.
Que o Espírito Santo lhe inspire, a resposta certa, diante dos apelos que o Senhor lhe faz através de suas testemunhas.

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? O que você deseja dizer ao Senhor neste momento?
A oração é um momento em que nos colocamos diante de Deus e pedimos vida nova, apresentamos a Ele o que desejamos, as realidades que queremos que Ele transforme. Reze ao Senhor sem medo, converse com Ele.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.

Ir. Carmen Maria Pulga

O evangelista João é o único que apresenta Jesus e seus discípulos batizando. João Batista também está batizando, porém, separado de seu primo. O batismo é um rito de purificação que representa uma conversão à vida nova. O fato deixa os discípulos de João e “um judeu” intrigados. Por que Jesus não está junto daquele que o batizou e o testemunhou? Por que muita gente vai a ele? João continua testemunhando e exercendo sua missão de precursor do Messias. Não está para competir, mas para se alegrar plenamente com ele. O que tanto ele anunciava e esperava, agora se realiza. Em uma linguagem nupcial, a noiva, o povo de Deus, deve acorrer-se ao noivo, Jesus, protagonista da alegria messiânica. João é o “amigo do noivo”, que só o ajuda como um ator coadjuvante. Por isso, aos poucos vai “diminuindo” de cena para o ator principal aparecer e “crescer”. A exemplo de João Batista, estamos deixando Jesus crescer em cena na nossa vida e no nosso apostolado, enquanto somos seus simples colaboradores?

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.