Fundo
Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 24/09/2024

25º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Pr 21,1-6.10-13 Salmo: Sl 119(118) - Guardai-me, Senhor, no caminho de vossos preceitos.
evangelho
A família de Jesus - Lc 8,19-21

Foram encontrá-lo sua mãe e seus irmãos, mas não conseguiam chegar até ele por causa da multidão. Então lhe informaram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora, querendo te ver”. Mas ele lhes respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste novo dia que o Senhor nos concede, com alegria acolhamos a Palavra de Deus com espírito renovado, como filhos da luz e do amor cristão. Procure centrar-se neste momento feliz em que Jesus vai falar de que, qualquer um que faz a vontade do Pai, tem o privilégio de ser sua mãe, seu irmão, sua irmã, isto é: membro da família de Deus.


Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Esta declaração de Jesus choca você? Por quê?
O que é que nos faz mãe e irmão/ã de Jesus?

Evangelho: Lc 8,19-21 Foram encontrá-lo sua mãe e seus irmãos, mas não conseguiam chegar até Jesus por causa da multidão. Então lhe informaram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora, querendo te ver”. Mas ele respondeu-lhes: “Minha mãe e meus irmãos são os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática”.

“Família, Estado, economia, religião, tudo recebe um novo olhar em vista do projeto fundamental de Deus. Mais adiante no relato evangélico (Lc 11,27-28), ouvimos uma mulher proclamar: “Bem-aventurado o ventre que te levou e os seios que te amamentaram!”. Jesus responde: “Bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a observam”. Ouvir e observar. Quem assim procede faz parte da família de Jesus. “Quando, porém, veio a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a Lei [...] para que recebêssemos a adoção como filhos” (Gl 4,4). Na tradição da Igreja, Maria é mãe de Jesus e modelo de discípula, porque ela é a mulher que escutou a Palavra de Deus e a encarnou em sua vida. “ (Viver a Palavra – 2021. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Para você quem é e como superar a multidão que o/a separa do Senhor?
Como vencer a resistência dos que nos impedem o encontro com Cristo e nos constrangem a ficar fora como estrangeiro?
Como transpor as preocupações e ultrapassar as distrações que sufocam a vida e nos levam para longe de Deus e do seu Reino?

Oração (Vida)

“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, Caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos.
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Como você deseja viver concretamente durante este dia os apelos que o Senhor lhe faz?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

Coloque-se no lugar de Maria e imagine cenas de contatos com Jesus, contatos de mãe e filho, como o fazem alguns autores de ficção religiosa. Quando Simeão disse a Maria que sua alma seria transpassada por uma espada, antecedendo-lhe o título de Nossa Senhora das Dores, estava incluído o dia a dia da vida de Nazaré, Cafarnaum e Jerusalém. As mães sofrem nas pequenas desatenções, mesmo se aparentes. Maria fala, Jesus se vira e continua dando atenção àqueles homens estranhos que o acompanhavam por toda parte. E que ele chama de sua família! E como foi com o menino Jesus na primeira fase de sua vida no Egito? Ficção? Tudo é ficção nesse período, só não é a vida normal de cada dia. E na vida normal de cada dia formava-se a imagem de pai na mente da criança, a partir do pai que era o justo José. E a mãe, que são todas iguais e só mudam de endereço? Como seria Maria, aquela que ouviu a Palavra de Deus e a pôs em prática? Sua fidelidade em ouvir a Palavra, sua capacidade de interpretar e aceitar os sinais dos tempos, em uma terra distante da sua, em um país estrangeiro? E depois de tudo, ouvi-lo dizer que sua mãe e seus irmãos são estes aqui, estes que o tiram dela, que impedem que ela se aproxime, e o fazem correr perigo diante dos romanos! E pensar que mais tarde haverá cristãos que aceitarão o Filho sem querer aceitar a Mãe, esquecidos de que todas as gerações a chamarão bem-aventurada, que ela é a bendita entre as mulheres, a cheia de graça e Mãe do meu Senhor!

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.