Fundo
Quinta-feira, 24 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 24/04/2025

Oitava da Páscoa - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 3,11-26 Salmo: Sl 8 - Como é magnífico teu nome em toda a terra.
evangelho
Estas são as palavras que eu vos falei quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. - Lc 24,35-48

Enquanto falavam disso, Jesus se colocou de pé no meio deles e disse-lhes: “Paz a vós!” Eles, porém, surpresos e assustados, pensavam estar vendo um espírito. Ele lhes disse: “Por que estais perturbados? Por que surgem dúvidas em vossos corações? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai-me e vede, porque um espírito não tem carne nem ossos, como estais vendo que eu tenho!” Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas, como eles, por causa da alegria, ainda não acreditavam e continuavam admirados, disse-lhes: “Tendes algo para comer?” Eles lhe ofereceram um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles. Depois lhes disse: “Estas são as palavras que eu vos falei quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá, ressuscitará dos mortos no terceiro dia, e, em seu nome, se pregará a conversão para o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. Vós sois testemunhas disso. Eu enviarei sobre vós o que meu Pai prometeu. Permanecei na cidade até que, do alto, sejais revestidos de poder!”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Senhor, ilumina minha alma, acalma minha mente, equilibra minhas emoções para que neste momento de oração eu esteja conscientemente na tua presença.
Jesus aparece no meio de seus seguidores para animar, aquecer o coração levando-os a uma profunda profissão de fé.




“Senhor Jesus, nós vos agradecemos, porque sois o Mestre de nossa vida e de toda a humanidade que salvastes com vossa vida, morte e ressurreição. Dai-nos ‘ouvidos atentos para que possamos escutar-vos como discípulos’ (Is 50,4). Que vossas palavras penetrem profundamente em nosso coração, para que tenhamos coragem de mudar o que deve ser mudado em nossa vida e confirmemos o que deve ser confirmado, de modo que possamos evangelizar os que desejam vos conhecer e amar.”

Leitura (Verdade)

Leia pausadamente o Evangelho. Depois, feche os olhos e reconstrua a narrativa em sua mente. Quais são os personagens principais da narrativa? Como é a relação entre eles e com Jesus que entra em cena como um forasteiro? Quais sentimentos estão presentes nos diálogos?

Evangelho: Lc 24,35-48 “Aqueles contaram o acontecido no caminho e como o tinham reconhecido ao partir o pão, e se apresentou no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!” Eles, porém, surpresos e assustados, pensavam estar vendo um espírito. Ele lhes disse: “Por que estais perturbados? Por que surgem dúvidas em vossos corações? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai‑me e vede, porque um espírito não tem carne nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. Tendo dito isso, mostrou ‑lhes as mãos e os pés. Mas, como eles, por causa da alegria, ainda não acreditavam e continuavam admirados, disse‑lhes: “Tendes algo para comer?” Eles lhe ofereceram um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles. Depois lhes disse: “Estas são as palavras que eu vos falei quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse‑lhes: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá, ressuscitará dos mortos no terceiro dia, e, em seu nome, se pregará a conversão para o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. Vós sois testemunhas disso”.

“Paz a vós!” é a saudação nova do Senhor ressuscitado, a imensa paz que ele mesmo experimentou na ressurreição, a paz do Pai, fruto da luta vencida. Jesus, em sua paixão, passou por momentos de tristeza mortal e grande pavor, até pedir a Deus que o isentasse daquele cálice de dor. Contudo, não recuou, não fugiu nem se desesperou. Com majestosa serenidade, deu cada um dos passos, desde a prisão, a tortura, o julgamento injusto, a condenação, a subida do Calvário, até a morte na cruz, dolorosamente asfixiado, esmagado pelo poder mortífero dos dominadores romanos, ridicularizado e zombado por seus irmãos judeus. A paz da missão finalizada foi proporcional à grandiosidade de sua entrega. “ (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

“Por que estais perturbados? Por que surgem dúvidas em vossos corações?
O que o texto diz para mim?
Abro meu coração à Boa-Nova do Reino e deixo-me guiar por sua luz, sua Palavra...
Em quais situações e atitudes as palavras e gestos de Jesus inspiram mudança em minha vida?
Você está preocupado/a com a vida e ainda tem dúvidas no coração? Essa pergunta Jesus a fez aos discípulos e agora, a cada um de nós.

Oração (Vida)

“Iluminai-me, interiormente, oh, bom Jesus! Fazei brilhar vossa luz em meu coração e dissipai todas as trevas que o escurecem. Refreai as divagações de meu espírito e quebrantai as tentações violentas que me combatem.
Enviai vossa luz e vossa verdade para que resplandeçam em minha alma.
Uni-me a vós pelo vínculo indissolúvel do vosso amor: porque vós só bastais a quem vos ama, e sem vós tudo é sombra.”

Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimentos invadem seu coração neste momento?
Que propósito de vida nova surge dentro de você?
Aceitar o mandato que Jesus deu como missão: “Vós sois testemunhas disso.” é uma sugestão prática para quem quer viver segundo o Evangelho.

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

As diversas maneiras de Jesus aparecer às suas testemunhas vão causando temor e dúvidas, sobretudo às comunidades cristãs oriundas do mundo grego. Seria Jesus um espírito que voltou dos mortos? Onde de fato puseram seu corpo? Essas inquietações são caladas com o aparecimento do Mestre em sua saudação inicial, que já lhes deseja a paz. Seu corpo glorioso, irreconhecível de imediato nas aparições anteriores, agora se manifesta com as marcas da crucificação. O Mestre, que pregou, realizou milagres e foi crucificado, é o mesmo que ressuscitou. Os pés e as mãos cravados ainda causam alegria e espanto diante deles. O convite para a refeição comum não só reforça a “materialidade” do Cristo, mas também reconcilia a comunhão perdida pela dor e pelo abandono diante da cruz. Jesus retoma as Escrituras, assim como fez com os discípulos de Emaús, e em seguida anuncia o mandato missionário. Prontos para acolher a promessa do Pai, devem ser testemunhas da ressurreição partindo de Jerusalém, de onde irradiará a Palavra do Senhor, que chegará aos confins do mundo (At 1,8).

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.