Fundo
Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 31/10/2024

30º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Ef 6,10-20 Salmo: Sl 144(143) - Bendito seja o Senhor, meu rochedo.
evangelho
Lamento sobre Jerusalém - Lc 13,31-35

Naquela ocasião, aproximaram-se alguns fariseus e lhe disseram: “Vai embora, retira-te daqui, porque Herodes quer te matar!” Mas ele lhes disse: “Ide dizer a essa raposa que expulso demônios e realizo curas hoje e amanhã, e no terceiro dia terei chegado ao fim! No entanto, hoje, amanhã e depois de amanhã devo seguir caminhando, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis congregar teus filhos, como a galinha a própria cria sob as asas, mas não quisestes! Pois bem, vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo que não mais me vereis até o dia em que digais: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Abra o coração para a ternura de Deus e confie sem temor em sua promessa. Deixe que o amor generoso de Deus o/a acolha como uma mãe acolhe o filho. Permaneça na intimidade do Pai e sinta a força de sua asa protetora. Reze confiante: Senhor, sei que estás aqui. Ajuda-me a permanecer na tua presença. Quero estar bem perto de Ti e ouvir tua Palavra.




Acolhamos a Palavra de Deus em nosso coração e permitamos que ela nos conduza neste novo dia.

Leitura (Verdade)

Observe que Jesus não se intimida diante das ameaças humanas. Cumpre destemido sua missão. Observe os verbos, as imagens que Jesus usa para nos alertar e educar segundo o amor do Pai. Colha tudo o que este texto pode lhe dizer...

Evangelho: Lc 13,31-35 “Naquela ocasião, aproximaram-se alguns fariseus e lhe disseram: “Vai embora, retira-te daqui, porque Herodes quer te matar!” Mas ele lhes disse: “Ide dizer a essa raposa que expulso demônios e realizo curas hoje e amanhã, e no terceiro dia terei chegado ao fim! No entanto, hoje, amanhã e depois de amanhã devo seguir caminhando, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis congregar teus filhos, como a galinha a própria cria sob as asas, mas não quisestes! Pois bem, vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo que não mais me vereis até o dia em que digais: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor”.

“Os fariseus ficam sabendo que Herodes queria matar Jesus e o avisam para que se proteja. Mesmo com ameaças de morte, ele prossegue seu caminho com convicção, afirmando ao mesmo tempo sua missão libertadora: “Eu expulso demônios e realizo curas...”. Jesus é o Libertador que compartilha a vida, as angústias, os sofrimentos, a dor de seu povo. É nele que também hoje encontraremos a libertação de tudo que nos oprime, para que possamos viver com dignidade. E ele nos chama à conversão: “Quantas vezes quis congregar teus filhos...”. Que, pela escuta e meditação da Palavra, possamos crescer em gestos concretos que promovam a libertação, a justiça e a reconciliação, na comunhão com o próximo e com Deus.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

É preciso vigiar, estar sempre atento/a e confiar na misericórdia de Deus, para permanecer fiel ao amor. Qual imagem você tem de Deus?
Você crê em seu amor misericordioso ou o teme como um patrão justiceiro? Você testemunha um Deus de ternura que nos convida para um convívio fraterno, para a alegria, a bondade, o perdão?
Tenho dito sim ao seu amor?
Tenho aberto o coração para que meu Senhor possa comigo habitar?

Oração (Vida)

“Deus, meu amado Pai, sonda o meu coração. Ele está aberto para ti. Tu conheces minha natureza e todas as minhas fraquezas. Diante de ti, sou tão pequeno, mas me engrandeço na tua presença. Na fé que me conduz ao verdadeiro caminho, eu lhe peço, fica comigo, cobre-me com a tua misericórdia, afaga-me com o teu abraço e sustenta-me com a tua mão. O fardo é mais leve quando estou contigo. A fé alimenta minha alma e me nutre de vida. Querido Pai, guia-me para o caminho reto. Envolve-me de bênçãos e vitórias. Confio em ti e esperarei, porque o melhor tempo é o tempo do Senhor. Que o Espírito Santo esteja comigo em todos os momentos da minha vida, envolvendo-me de proteção e luz. Obrigado por me escutar, meu Pai. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

É o momento de responder à presença de Deus em nossa vida com um compromisso, um gesto concreto. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em você neste dia?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus está a caminho de Jerusalém, na terceira etapa da viagem. Ele sabe o que vai fazer em Jerusalém, por isso diz: “Não convém que um profeta morra fora de Jerusalém”. Ele deve continuar a caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã. “No terceiro dia”, diz ele, “chegarei ao termo”. Aproximam-se os dias de sua Paixão, Morte e Ressurreição. Como em um salmo, Jesus faz o seu lamento sobre Jerusalém. Herodes quer matá-lo, mas não vai fazê-lo. A hora de Jesus ainda não chegou. Este é o Herodes que mandou decapitar São João Batista. Os fariseus parecem favoráveis a Jesus. Ficaram sabendo que Herodes queria matá-lo e o avisam para que se proteja. Já se disse que a grande polêmica com os fariseus é mais de cristãos e judeus do que de Jesus com os fariseus. Com todos os defeitos que líderes religiosos possam ter, os fariseus eram homens respeitados. O apóstolo Paulo vinha de uma família de fariseus. Convidavam Jesus para refeições e mantinham contato. No momento decisivo da condenação e morte de Jesus, eles não estão presentes. A presença marcante é dos chefes dos sacerdotes e escribas.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.