Fundo
Quinta-feira, 24 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 09/12/2024

2º Semana do Advento - S. João Diego - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Is 35,1-10 Salmo: Sl 85(84) - Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.
evangelho
Poder para curar, autoridade para perdoar - Lc 5,17-26

Certo dia, enquanto ensinava, estavam sentados ali fariseus e mestres da Lei, vindos de todos os povoados da Galileia e da Judeia, e também de Jerusalém. O poder do Senhor estava com ele para realizar curas. Alguns homens, trazendo em um leito um homem paralisado, procuravam introduzi-lo e colocá-lo diante de Jesus. Não encontrando modo de introduzi-lo, por causa da multidão, subiram no telhado e, através das telhas, desceram-no com a maca, no centro, diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, disse: “Homem, teus pecados te foram perdoados”. Os escribas e os fariseus começaram a raciocinar: “Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados senão somente Deus?” Mas Jesus, percebendo seus raciocínios, disse-lhes: “Por que raciocinais assim em vossos corações? Que é mais fácil? Dizer: ‘Teus pecados estão perdoados para ti’, ou dizer: ‘Levanta-te e caminha!’? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem autoridade sobre a terra para perdoar pecados”, disse ao paralítico: “Eu te digo: ‘Levanta-te, toma tua maca e vai para tua casa!’” No mesmo instante, levantou-se diante deles, tomou a maca onde estava deitado e foi para sua casa glorificando a Deus. O êxtase apoderou-se de todos, e glorificavam a Deus; cheios de temor, diziam: “Hoje vimos coisas extraordinárias”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que fala ao nosso coração. Peçamos que renove em nós a disposição para acolhermos a sua Palavra e caminharmos à luz do Evangelho de Cristo que, no texto de hoje, ele ensina e cura .
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!




Oração: “Ó Deus, que enviastes a este mundo o vosso Unigênito para libertar a humanidade da antiga escravidão, concedei, aos que esperam com devoção a sua vinda, alcançar o prêmio da verdadeira liberdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e conosco vive e reina, na unidade do Espirito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

Leitura (Verdade)

Observe atentamente o que faz Jesus com o paralitico. Quem Jesus elogia e por quê? Com que poder Jesus faz “coisas extraordinarias”? Por que os defensores da Lei criticam Jesus por perdoar os pecados e fazer curas se ele era um simples leigo, dentro do templo?

Evangelho: Lc 5,17-26 “Certo dia, enquanto ensinava, estavam sentados ali fariseus e mestres da Lei, vindos de todos os povoados da Galileia e da Judeia, e também de Jerusalém. O poder do Senhor estava com ele para realizar curas. Alguns homens, trazendo em um leito um homem paralisado, procuravam introduzi-lo e colocá-lo diante de Jesus. Não encontrando modo de introduzi-lo, por causa da multidão, subiram no telhado e, através das telhas, desceram-no com a maca, no centro, diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, disse: “Homem, teus pecados te foram perdoados”. Os escribas e os fariseus começaram a raciocinar: “Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados senão somente Deus?” Mas Jesus, percebendo seus raciocínios, disse-lhes: “Por que raciocinais assim em vossos corações? Que é mais fácil? Dizer: ‘Teus pecados estão perdoados para ti’, ou dizer: ‘Levanta-te e caminha!’? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem autoridade sobre a terra para perdoar pecados”, disse ao paralítico: “Eu te digo: ‘Levanta-te, toma tua maca e vai para tua casa!’” No mesmo instante, levantou-se diante deles, tomou a maca onde estava deitado e foi para sua casa glorificando a Deus. O êxtase apoderou-se de todos, e glorificavam a Deus; cheios de temor, diziam: “Hoje vimos coisas extraordinárias”.

“O pecado, no judaísmo, tinha um sentido mais legalista do que moral. A Lei gerava o pecado. Por isso, a transgressão da Lei tornava as pessoas pecadoras. O perdão e a cura só podiam ser concedidos pelos sacerdotes e com pagamento de ofertas prescritas pelas lideranças do Templo. Fora desses rituais, perdoar os pecados era uma blasfêmia. Nesse contexto é que se desenrola a cena na qual Jesus perdoa os pecados, depois cura a doença. A fé daqueles que transportavam o paralítico foi o requisito para a cura e oportunidade para Jesus nos deixar essa grande catequese. Os escribas e fariseus reagem escandalizados, mas o povo maravilhado vê nele a ação amorosa de Deus.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus é o Filho de Deus, enviado a fazer o bem e sanar a miséria humana. E hoje nos convida a também nos colocarmos a serviço do bem de todas as pessoas.
Que sentimentos o fato do Evangelho de hoje despertaram em mim?
Minha fé é capaz de fazer o que esses amigos do paralitico fizeram? Sim, não, por quê?
Eu louvo o Senhor ao presenciar sua ação divina na vida de meus irmãos ?

Oração (Vida)

Senhor na expectativa de ser nova criatura “dá-me um coração grande para amar, dá-me um coração forte para lutar.
Senhor, dai-me um coração para amar a todas as pessoas, de todas as culturas e raças, de todas as crenças e religiões, pois nesta rica diversidade, Tu estás no meio de nós!
Senhor, concede-me a graça do conhecimento interno de Jesus, para mais amá-lo, segui-lo e adorá-lo em toda minha vida!
Senhor, que minhas intenções e ações, enfim, todo o meu ser, seja orientado sempre mais para o serviço e louvor de Deus e de meus irmãos e irmãs.

Contemplação (Vida e Missão)

Como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe revelou? Não dispensar o exame de consciência diário.

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Preparamos o caminho do Senhor para que ele possa ser percorrido, por ele e por nós. Queremos encontrá-lo no caminho de Belém, no caminho da vinda do Filho do Homem no fim dos tempos. Para percorrer o caminho precisamos andar, para andar precisamos ter pernas, ou aparelhos que nos ajudem, ou pessoas que nos carreguem. Alguns homens carregaram um paralítico em uma maca e o levaram até Jesus. Esses homens acreditavam em Jesus e se solidarizaram com o paralítico. Ele queria ser curado e andar. Jesus o curou e mandou que andasse, retornando para sua casa.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.