Fundo
Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/02/2025

4º Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Hb 13,1-8 Salmo: Sl 26(27) - O Senhor é minha luz e minha salvação.
evangelho
Quando o ouvia, ficava muito confuso e o ouvia de boa vontade - Mc 6,14-29

O rei Herodes ouviu falar dele. De fato, o nome dele tornara-se conhecido, e diziam: “João Batista foi ressuscitado dos mortos, e, por isso, operam-se estes prodígios por ele”. Outros, porém, diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”. Herodes, tendo ouvido, dizia: “João, a quem decapitei, este foi ressuscitado”. De fato, Herodes mandara prender João e acorrentá-lo na prisão por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe, porque a desposara. João dizia a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher de teu irmão”. Ora, Herodíades guardava ódio por ele e queria matá-lo, mas não podia. Herodes, de fato, temia João, sabendo que era um homem justo e santo, e o protegia. Quando o ouvia, ficava muito confuso e o ouvia de boa vontade. E aconteceu um dia oportuno, quando Herodes, em seu aniversário, deu um banquete a seus maiorais, aos oficiais e aos principais da Galileia. Tendo entrado e dançado, a filha de Herodíades agradou a Herodes e aos convivas. Disse o rei à mocinha: “Pede-me o que quiseres, e te darei!” E jurou-lhe: “O que me pedires, eu te darei, ainda que seja a metade de meu reino”. Tendo saído, ela disse à sua mãe: “Que pedirei?” Esta disse: “A cabeça de João Batista!” Logo, tendo entrado com pressa diante do rei, pediu: “Quero que imediatamente me dês, sobre uma bandeja, a cabeça de João Batista”. 26 O rei ficou muito triste, mas, por causa dos juramentos e dos convivas, não quis deixar de atendê-la. Logo, o rei, tendo mandado um guarda, ordenou que trouxesse a cabeça dele. Ele foi e decapitou-o na prisão. Trouxe a cabeça dele sobre uma bandeja e deu-a à mocinha, e a mocinha deu-a à sua mãe. Tendo ouvido, seus discípulos vieram, pegaram o cadáver dele e colocaram-no em um sepulcro.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
A cena de hoje é uma das mais tristes do Evangelho. A morte de uma testemunha fiel de Jesus Cristo foi tramada, de forma torpe e cruel, pela vaidade de um coração maldoso, vingativo e executada pela mediocridade de alguém que tinha poder sobre outros.
Peçamos ao Espírito Santo a purificação de nossas intenções, de nossos sentimentos de vingança, de tudo o que deturpa nosso interior para que a Palavra de Deus produza frutos, segundo o ensinamento de Jesus.



Peçamos ao Senhor, que nos faça pessoas integras e corajosas, capazes de se comprometer totalmente com o bem e prontamente denunciar o mal.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Faça a leitura do relato bíblico diversas vezes, destacando os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Atente-se ao que está acontecendo no Evangelho. A pregação da Palavra não é algo sem sabor e sem consequências. Ela sempre produz resultados. Ela não volta vazia. Observe porquê a palavra de João incomodou a Herodíades?

Evangelho: Mc 6,14-29 “O rei Herodes ouviu falar dele. De fato, o nome dele tornara-se conhecido, e diziam: “João Batista foi ressuscitado dos mortos, e, por isso, operam-se estes prodígios por ele”. Outros, porém, diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”. Herodes, tendo ouvido, dizia: “João, a quem decapitei, este foi ressuscitado”. De fato, Herodes mandara prender João e acorrentá-lo na prisão por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe, porque a desposara. João dizia a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher de teu irmão”. Ora, Herodíades guardava ódio por ele e queria matá-lo, mas não podia. Herodes, de fato, temia João, sabendo que era um homem justo e santo, e o protegia. Quando o ouvia, ficava muito confuso e o ouvia de boa vontade. E aconteceu um dia oportuno, quando Herodes, em seu aniversário, deu um banquete a seus maiorais, aos oficiais e aos principais da Galileia. Tendo entrado e dançado, a filha de Herodíades agradou a Herodes e aos convivas. Disse o rei à mocinha: “Pede-me o que quiseres, e te darei!” E jurou-lhe: “O que me pedires, eu te darei, ainda que seja a metade de meu reino”. Tendo saído, ela disse à sua mãe: “Que pedirei?” Esta disse: “A cabeça de João Batista!” Logo, tendo entrado com pressa diante do rei, pediu: “Quero que imediatamente me dês, sobre uma bandeja, a cabeça de João Batista”. O rei ficou muito triste, mas, por causa dos juramentos e dos convivas, não quis deixar de atendê-la. Logo, o rei, tendo mandado um guarda, ordenou que trouxesse a cabeça dele. Ele foi e decapitou-o na prisão. Trouxe a cabeça dele sobre uma bandeja e deu-a à mocinha, e a mocinha deu-a à sua mãe. Tendo ouvido, seus discípulos vieram, pegaram o cadáver dele e colocaram-no em um sepulcro. “

“Uma cena de morte! A mãe, com um histórico de traições, usa a filha inocente na trama para o assassinato. O que terá sentido a menina que dançou para os “principais”? Sua surpresa, indecisão e expectativa ao ouvir do rei: “Pede-me o que quiseres” levou-a a consultar aquela em quem confiava. A principal vítima, contudo, foi João Batista, alvo do ódio da “rainha”. Quando o Evangelho não choca está longe de ser “Palavra de Deus”. Pode-se, com isso, sempre refletir acerca da miséria humana que o ser humano é capaz de criar a si mesmo e ao seu redor!” (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Neste momento de meditação, você é convidado/a escutar o Senhor, que fala com você por meio da Palavra.
É importante estar atento/a para aquilo que está meditando, pois é o Senhor quem está falando com você por meio de sua Palavra.
O que o Evangelho de Jesus me ensina neste dia?
Você tem consciência de quanto é perigosa a omissão que produz sofrimento e morte para outros?
Quais são seus critérios quando você tem, por dever, emitir uma sentença sobre a atitude do outro?
Que o Senhor nos dê coerência de vida e amor a verdade até as últimas consequências.

Oração (Vida)

Faça sua oração pessoal. Fale com o Senhor sobre a situação da humanidade hoje. Ainda vemos pessoas sacrificadas por causa de vaidades alheias, sobretudo de quem tem na mão o poder. Peçamos ao Senhor que nos ilumine e nos fortifique para sermos testemunhas fiéis em nosso mundo atual.

Hoje, primeira sexta-feira do mês, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus rezemos com o Papa Paulo VI:
“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

A fama de Jesus se espalha e chega aos ouvidos de Herodes. Pela autoridade da pregação e pelos prodígios realizados, o Mestre é confundido com os profetas, sobretudo com João Batista. De fato, há uma ligação entre os dois: João prepara o caminho para Jesus continuar e plenificar o anúncio do Reino. À medida que o Messias cresce em cena, João vai desaparecendo, a ponto de, na festa de aniversário de Herodes, ser decapitado. O Batista não ressuscita dos mortos na pessoa de Jesus, como o povo e o próprio Herodes pensavam; porém, tem sua missão continuada e eternizada na atuação do Cristo, o Cordeiro de Deus. A forma cruenta de sua paixão, assim como acontecerá com Jesus, mesmo que tenha sido uma injustiça, é sinal de amor e de fidelidade à sua missão. Apesar das forças do mal terem levado João ao sepulcro, elas serão vencidas pelo poder do Salvador. A morte não será o fim. O sepulcro de Jesus estará vazio. Sua ressurreição dará sentido não só à entrega total de João como também à nossa!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.