Fundo
Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 11/11/2024

S. Martinho de Tours - Ano B - Branca
1ª Leitura: Tt 1,1-9 Salmo: Sl 24(23) - Ao Senhor pertence o mundo inteiro.
evangelho
Recomendações ao discípulo - Lc 17,1-6

Jesus disse a seus discípulos: “É impossível que não aconteçam escândalos, mas ai daquele que os provoca! Melhor lhe seria que lhe fosse atada uma pedra de moinho em torno de seu pescoço e fosse atirado ao mar, do que escandalizar um destes pequenos. Precavei-vos! Se teu irmão pecar, repreende-o! E, se ele se arrepender, perdoa-o! Se pecar contra ti sete vezes ao dia e sete vezes regressar a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, perdoa-o!” Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta-nos a fé!” O Senhor disse: “Se tivésseis fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esse sicômoro: ‘Arranca-te e planta-te no mar!’, e ele vos obedeceria .

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciemos este novo dia acolhendo a Boa Nova do Evangelho.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Nossa vocação é para a vida de comunhão, e a Palavra nos ensina o quanto precisamos amar e perdoar.

Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje Lucas continua a narrativa sobre a atenção, o cuidado que as relações exigem para não prejudicarmos nossos irmão ou cairmos nas armadilhas do egoísmo, do não perdão.

Evangelho: Lc 17,1-6 “Jesus disse a seus discípulos: “É impossível que não aconteçam escândalos, mas ai daquele que os provoca! Melhor lhe seria que lhe fosse atada uma pedra de moinho em torno de seu pescoço e fosse atirado ao mar, do que escandalizar um destes pequenos. Precavei-vos! Se teu irmão pecar, repreende-o! E, se ele se arrepender, perdoa-o! Se pecar contra ti sete vezes ao dia e sete vezes regressar a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, perdoa-o!” Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta-nos a fé!” O Senhor disse: “Se tivésseis fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esse sicômoro: ‘Arranca-te e planta-te no mar!’, e ele vos obedeceria “.

“Jesus fala do cuidado máximo que devemos ter com os pequeninos na fé. Uma atitude negativa de nossa parte pode levar alguém a se afastar de Deus. O que seria um dano irreparável. O Mestre ensina ainda que não é suficiente não ser causa de perdição, mas é necessário perdoar sem limites. O perdão tem que ser acompanhado da punição segundo a causa, do arrependimento e da oportunidade de recuperação. Por isso, Jesus nos exorta a qualificar nossa fé: uma fé conjugada com a ação. Perdoar, muitas vezes, exige uma fé heroica. Somente com ajuda de Deus é que poderemos exercitar o perdão, a firmeza para não provocar escândalo e a esperança de fazer muito mais do que alcançam os limites de nossa pouca fé.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Procure um lugar reservado e silencioso para fazer sua meditação a partir do Evangelho. “escândalo” que traduzido do aramaico, língua que Jesus falou, significa “transgressão” ofensa, tropeço. Isto é, não deixar um “pequeno”, inocente tropeçar.
Diante disso, que convite a Palavra lhe faz hoje?
Qual sua compreensão e capacidade de perdoar? Você é capaz de dar outra chance a quem se arrepende?

Oração (Vida)

Em oração, peçamos que o Senhor nos conceda a graça de permanecermos fiéis testemunhas do Reino e construtores de uma sociedade mais justa e fraterna. Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! “Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Sintetize em poucas palavras o apelo que o evangelho de hoje despertou em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Continuando a subida para Jerusalém, Jesus comenta com os discípulos que existem escândalos na vida. Que eles tomem cuidado, com eles mesmos e com os outros para que os pequeninos não sejam escandalizados. Quem são os pequeninos? As crianças, em primeiro lugar, os discípulos de Jesus, os que sofrem de alguma limitação em qualquer sentido. Jesus conhece a natureza humana e sabe do que somos capazes. Jesus parece não ter meias medidas com quem escandaliza um pequenino. “Ai dele”, diz Jesus, mostrando a seriedade da questão. No entanto, Jesus diz que é preciso perdoar sempre a quem se mostrar arrependido de algum erro que cometeu. Os apóstolos pedem então que Jesus aumente-lhes a fé. Certamente é preciso muita fé para perdoar sempre e para não cair no mal dos escândalos. A resposta de Jesus mostra que o poder da fé tem maior extensão. O poder da fé é capaz de fazer uma árvore sair do seu lugar e ir se replantar no mar. O que seria esse “escândalo” de que fala Jesus? A palavra grega skándalon significa um obstáculo de tropeço, algo que se coloca no caminho para a pessoa tropeçar e cair.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.