Fundo
Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 11/12/2024

2º Semana do Advento - S. Dâmaso I ,papa - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Is 40,25-31 Salmo: Sl 103(102) - Ó minha alma, bendize o Senhor.
evangelho
Revelação aos simples - Mt 11,28-30

Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos darei descanso! Tomai meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis repouso para vossas vidas, pois meu jugo é suave e meu fardo, leve.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Advento é um tempo de encontro com Jesus. Ele nos coloca sempre na perspectiva de Deus que vem ao nosso encontro. Ele veio, vem e virá ao nosso encontro, até o dia do encontro definitivo. Por isso, esse tempo litúrgico é marcado por chamadas à conversão, por convites e apelos à esperança.
Ao mesmo tempo em que aclamamos: “Vem, Senhor Jesus!” no Evangelho de hoje Jesus nos convida: “vinde a mim todos...”. É o eterno movimento de comunhão, de entrelaçamento de Deus com a humanidade. A Aliança do divino com o humano. Entremos maravilhados e agradecidos nesta dinâmica do Amor Redentor do Filho de Deus. Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o que a Palavra deseja realizar na vida de cada um de nós.
Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Preste atenção que Jesus enfatiza o que Ele quer e é capaz de nos dar, mais do que cobrar o que não temos ou não somos capazes de oferecer. Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos que mais lhe falam ao coração.

Evangelho: Mt 11,28-30 “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e vos darei descanso. Tomai meu jugo e aprendei de mim, que sou tolerante e humilde de coração; e encontrareis repouso para vossas vidas, pois meu jugo é suave e minha carga, leve.”

“Continuamos cansados e carregados de fardos. Multidões lutam por pão, teto, trabalho, convívio, e buscam sentido para suas lutas. Na conexão das relações humanas, entranhou-se uma força que rouba nossas energias e nos deixa o sentimento de vazio existencial. Onde nos ancorar? Para onde caminhamos como humanidade? A graça e a fé são estrelas que nos apontam o coração, manso e humilde, no qual encontramos segurança. O convite de Jesus é para que descansemos em seu coração. Nele, Deus nos pede para dividir nossos fardos e aliviar nosso ser. Apertemos a mão de Deus, que nos é oferecida – coração a coração com ele –, e deixemos que ele infunda em nós a sua própria respiração de vida, o seu “espírito”. (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O Evangelho de hoje é um belíssimo convite de Jesus, que deseja acolher todos os que se encontram cansados e oprimidos pelo fardo da Lei tão rigorosa naquele tempo.
Medite a Palavra e permita que ela se misture com a sua vida.

Que sentimentos as palavras de Jesus no Evangelho de hoje despertaram em mim?
Como tenho vivido os preceitos do Senhor? São eles uma resposta ao seu amor por mim ou simples obrigação a cumprir para não perder seu favor? Ou, pior, para não perder a reputação em minha comunidade?
Dou testemunho, diante dos meus irmãos, do Deus-amor de Jesus Cristo ou do Deus-terror dos mestres da Lei e fariseus?

Oração (Vida)

Senhor na expectativa de ser nova criatura “dá-me um coração grande para amar, dá-me um coração forte para lutar.
Senhor, dai-me um coração para amar a todas as pessoas, de todas as culturas e raças, de todas as crenças e religiões, pois nesta rica diversidade, Tu estás no meio de nós!
Senhor, concede-me a graça do conhecimento interno de Jesus, para mais amá-lo, segui-lo e adorá-lo em toda minha vida!
Senhor, que minhas intenções e ações, enfim, todo o meu ser, seja orientado sempre mais para o serviço e louvor de Deus e de meus irmãos e irmãs.
Fazei com que a Palavra habite minha vida e ilumine meus passos. Que meu coração seja abrigo para os que sofrem e ombro amigo para os cansados e oprimidos.

Contemplação (Vida e Missão)

Como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe revelou? Sintetize uma prece ou atitude que o coloque em sintonia com a Palavra, mais vezes, durante o dia.

Bênção

Que o Deus onipotente e misericordioso me ilumine com o advento de seu Filho, em cuja vinda eu creio, e derrame sobre mim as suas bênçãos.
Que durante esta vida ele me fortaleça na fé; me alegre na esperança e me torne solícito(a) na caridade.
Abençoe-me Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.
A alegria do Senhor seja minha força e minha paz. Que o Senhor me acompanhe com sua presença protetora. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Quem está cansado, sobrecarregado de fardos pesados, é convidado a ir ter com Jesus. Nele encontrará descanso, porque ele é manso e humilde de coração. Seu jugo é suave e seu fardo é leve. A expressão “jugo da Lei” era conhecida no tempo de Jesus. Observar a Lei com todos os preceitos criados para protegê-la tornou-se um fardo para o judeu observante. Jesus se oferece para aliviar esse fardo. O texto diz: “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas”. Um Mestre manso e humilde é certamente agradável. Descanso interior é sumamente desejável para vivermos em paz com nós mesmos e com os outros. O alívio de fardos, sobretudo de estatutos e regulamentos, é um alívio, sem nenhum adjetivo. Já ouvimos que os mansos possuirão a terra, e que todas as obrigações da Lei se concentram no mandamento do amor: “O que vos mando é que vos ameis uns aos outros”. É sempre possível e agradável conversar com uma pessoa mansa. É bom, pois, rezar como aprendemos: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”. Cansados e sobrecarregados encontraremos repouso em Jesus. Cansados por estarem sobrecarregados. A frase não precisa de explicação. A experiência a esclarece. A sobrecarga pode não ser física. Sem motivação, tudo perde o gosto. Uma simples presença, que estava faltando, diminui o fardo e renova as forças para carregá-lo. E, se a pessoa certa está no lugar certo, tudo dará certo.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.