Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/01/2024

Tempo do Natal antes da Epifania - Ano B - Branca
1ª Leitura: 1Jo 5,5-13 Salmo: Sl 147B(147) - Glorifica o Senhor, Jerusalém. Evangelho Opcional: Lc 3,23-38
evangelho
Tu és meu Filho Amado, em ti me comprazo - Mc 1,7-11

Ele proclamou, dizendo: “Vem o mais forte que eu atrás de mim, de quem não sou digno de, abaixando‑me, desatar a correia de suas sandálias. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo”. Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão. Logo, subindo da água, viu os céus se rasgando e o Espírito descendo como uma pomba sobre ele. Uma voz veio dos céus: “Tu és meu Filho Amado, em ti me comprazo”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”


Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que ela, por meio da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias da nossa vida.

Leitura (Verdade)

Este é o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia-o com calma e silenciosamente. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Quais personagens aparecem no Evangelho?

Evangelho: Mc 1,7-11 ou Lc 3,23-38 João Batista proclamou, dizendo: “Vem o mais forte que eu atrás de mim, de quem não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo”. Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão. Logo, subindo da água, viu os céus se rasgando e o Espírito descendo como uma pomba sobre ele. Uma voz veio dos céus: “Tu és meu Filho Amado; em ti me comprazo”

“João batizava às margens do Jordão, quando anunciou: “Vem o mais forte que eu atrás de mim...”. Jesus entrou nas águas para ser batizado, mas a palavra que se fez ouvir já não foi a de João, nem dos profetas, nem de Moisés, e sim a do Pai: “Tu és meu Filho Amado; em ti me comprazo”. A voz do Pai ressoa com poder, declarando seu amor ao Filho e, no Filho, seu amor por nós. O batismo no Espírito que Jesus inaugura renova a Aliança entre Deus e a humanidade. Justificados pela fé em Cristo, começamos uma nova existência que se dá na dimensão espiritual, pela Palavra do Pai, no poder do Espírito Santo, que nos leva a agir para que o Reino se faça em nosso meio”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim?
Que aspectos do mistério de Deus esta passagem me possibilita conhecer? De que forma?
Que luz nos dá Jesus, com sua pessoa e sua mensagem?
De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?

Oração (Vida)

Ouvimos a voz de Deus, por meio de sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico o/a inspira a dizer a Deus?

Conclua com a oração composta por São João Paulo II: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

“Cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ele está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1,17).
Com a Palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

João estava no deserto, batizando aqueles que se arrependiam de seus pecados e queriam começar uma vida nova, não apenas individual, mas também social. João queria que toda a população estivesse preparada para o Dia do Senhor. Ele era um homem austero, que se vestia de pelos de camelo e um cinturão de couro. Alimentava-se de gafanhotos e mel do campo. João anunciava que depois dele viria alguém mais forte do que ele, de quem não era digno de desamarrar as sandálias. O batismo de João era feito com água para a remissão dos pecados. O batismo daquele que estava chegando seria feito com o Espírito Santo. Enquanto João pedia ao povo que se arrumasse para estar em ordem para o Dia do Senhor, o batismo com o Espírito Santo transformaria as pessoas em novas criaturas para um mundo novo. Um dia entrou nas águas do rio Jordão, vindo de Nazaré, um homem chamado Jesus. João o batizou e, ao sair das águas, Jesus mesmo viu o céu se abrindo e o Espírito Santo descendo sobre ele. Naquele momento uma voz se fez ouvir. Ela dizia: “Você é meu Filho amado. Eu me sinto bem com você”. A Trindade Santa se manifestou no batismo de Jesus e ele se solidarizou com João e todo o povo que procurava preparar-se para o Dia do Senhor. Lá estava o Senhor com o seu Dia, oferecendo a todos a presença do Espírito, que sopra onde quer.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.