Fundo
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/10/2020

Santo Inácio de Antioquia, memória - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: Ef 1,15-23 Salmo: Sl 8 - Tudo pusestes sob os seus pés.
evangelho
O Espírito Santo vos ensinará - Lc 12,8-12

“Eu vos digo: todo aquele que se declarar por mim diante do povo, o Filho do Homem também se declarará a favor dele diante dos anjos de Deus. Aquele, porém, que me renegar diante do povo será renegado diante dos anjos de Deus. Todo aquele que falar uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não vos preocupeis com os argumentos para vos defender, nem com o que dizer. Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Evangelho de hoje segue com as orientações de Jesus aos seus discípulos. É preciso que eles enfrentem as dificuldades que surgirem na realização da missão sem perder a confiança, pois nessa hora o Espírito Santo os orientará quanto ao que devem dizer.<


Espírito Santo, que rezas silenciosamente no profundo do meu ser, torna-me confiante e humilde para ser capaz de entrar no silêncio de tua oração. Amém.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia-o pausadamente. Quais são as orientações dadas por Jesus? O que é a blasfêmia contra o Espírito Santo? Por que a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada? De que forma o Espírito Santo se faz presente na vida dos discípulos?

“Por definição, somos discípulos-missionários de Cristo. Isto supõe a docilidade de aprender e a coragem de anunciar. Muitas vezes o anúncio e a profecia trazem dividendos de sofrimentos. Alguns dos seus seguidores, diante de sua doutrina, não andavam mais com ele. Há uma estreita identificação entre Jesus, seu projeto e o Pai. Como o Mestre, o discípulo pode tornar-se sinal de contradição. Mesmo assim, não deve existir lugar para o medo, pois o Espírito conduzirá a palavra e a vida dos seus. Como uma lâmpada, o discípulo deve testemunhar o Mestre pela palavra e pela vida.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Que luz Jesus me revela, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?
As orientações de Jesus aos seus discípulos são também direcionadas a você? Permaneça por alguns instantes em silêncio, para que o Senhor fale ao seu coração.

Oração (Vida)

Espírito Santo, que pairas silenciosamente sobre as águas desde o inicio da criação, purifica-me na força da água do batismo, para que eu seja capaz de viver o silêncio da paz.
Espírito Santo, que falas silenciosamente na harmonia do universo, dá-me a capacidade de acolher meu irmão e minha irmã, no meu silêncio interior.
Espírito Santo, em quem o amor é presente, vem traduzir em meu ser, o teu amor pela oração.
Dá-me a coragem de interromper minhas atividades para trazê-las a ti na oração.
Ensina-me a rezar, a dialogar com o Senhor, ou a parar diante dele silenciosamente.
Sustenta em minha prece o movimento do Espírito arrastando-me para Deus.
Na impossibilidade de rezar, ajuda-me a manter a oferenda da minha pobreza.
Ensina-me a sair de mim e rezar pelos outros, pela Igreja, pela Pátria, pela humanidade.
Espírito Santo vem converter-me para Deus. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Apresente ao Senhor o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia..

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

Depois de ter criticado fortemente os escribas e os fariseus, Jesus orienta o povo a não se deixar enganar por quem ensina e não pratica, e anima os discípulos a anunciarem a Palavra de Deus, a proclamarem tudo o que eles aprenderam na intimidade com Jesus. Sem medo, proclamem até nos telhados. Tudo será conhecido e revelado. Não tenham medo de se declarar a favor de Jesus diante do povo. Jesus vai se declarar a favor deles diante dos anjos. E diz ainda uma palavra inesperada: quem falar contra Jesus será perdoado, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, não será perdoado. O Espírito Santo nos ensinará o que dizer, quando quiserem nos condenar por sermos discípulos de Jesus. Mateus e Marcos unem o pecado contra o Espírito Santo ao episódio no qual atacaram Jesus, dizendo que ele agia com o poder de Belzebu. Lucas separa o episódio de Belzebu e a blasfêmia contra o Espírito Santo, mas o sentido é o mesmo. Rejeitar Jesus, rejeitar a Igreja, rejeitar o Papa, tudo pode ser explicado e pode ser desculpado, mas rejeitar o amor é blasfemar contra o Espírito. Em suma, trata-se de posicionar-se a favor de Jesus e crer na ação do Espírito Santo.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.